Recebemos aqui em nossa redação duas placas de vídeo, sendo ambas as primeiras a serem analisadas oficialmente pelo Última Ficha. Uma delas, a RX 550 que falaremos nesta análise, e outra R7 370, que você pode conferir clicando aqui.
Lançada em 2017 como placa de entrada da Série 500 da AMD Radeon, a RX 550 não passa de uma placa requentada da geração anterior, mais especificamente da RX 460. Em comparação com a RX 460 a placa tem menos núcleos de processamento, porém, maior clock em sua memória. Por padrão de fábrica a RX 550 tem 1.100 MHz de clock e 1.183 MHz em modo turbo. Já o modelo cedido para nós foi o Gaming OC 2GB, da Gigabyte, que chega em até 1.219 MHz no OC Mode.|
Ajude o ÚltimaFicha de forma gratuita, clique aqui e inscreva-se no nosso canal do Youtube
Como diz o nome do modelo, esta unidade possui 2GB de memória GDDR5, existindo também modelos com 4GB. A memórias rodam na casa dos 7GHz, com 128-bit, proporcionando uma largura de banda de memória de 112GiB/s.
Mas sabemos que os ficheiros do site querem mais informações úteis, menos sopa de letrinhas e números e mais simplicidade! Então vamos pular essa lenga lenga de características técnicas e vamos ao que interessa! Sabendo que é uma placa de entrada de 2017, será que ainda vale a pena? Será que ela vai tankar seus jogos competitivos em 1080p? Será que aguenta alguma coisa em 2K?
DESIGN
No design temos uma placa bem construída, mesmo sendo de entrada. Sendo um modelo compacto, ele acomoda dois fans, um heatsink de alumínio e carcaça toda em plástico. Não possui backplate e nem entrada de energia, se alimentando única e exclusivamente da própria entrada PCI Express. Ah, vale lembrar que a RX550 utiliza PCI Express x8 e não x16, mas isto não significa perda de desempenho.
SISTEMA UTILIZADO
Infelizmente, como estamos iniciando o processo de análise de hardware, não temos uma máquina dedicada para isso. Então, foi usada minha máquina pessoal para os testes. Mais detalhes sobre a configuração abaixo:
– Processador AMD Ryzen 2700 @cooler box, sem overclock
– Placa-mãe Asus B450 TUF PRO GAMING
– Kit de memórias HyperX 2x8GB 2400MHz, overclock para 2666MHz
– SSD M.2 SATA Crucial 500GB
– Fonte de energia Corsair CX500
– Gabinete Thermaltake Core P3
DESEMPENHO EM JOGOS
Testamos a placa em três jogos: Apex Legends e CS:GO na resolução 1920×1080 e PUBG em 2560×1440. Por algum motivo durante os testes o PUBG não permitiu o downgrade de resolução. Iremos trabalhar no futuro para trazer mais jogos e uma configuração parecida em todos os jogos! Pedimos desculpas, é nossa primeira análise de hardware!
DESEMPENHO EM BENCHMARK SINTÉTICO
CONCLUSÃO
Temos que ser sensatos. Estamos analisando uma placa de entrada/intermediária de 2017. Se fosse uma placa deste segmento de 2019, já não traria desempenho de sobra, então temos que nos referenciar por custo x benefício.
O preço dela nova, fazendo uma pesquisa na data de publicação desta análise, sairia na faixa de 400-450 reais. Já no mercado de usados, usando como base de pesquisa OLX e MercadoLivre, da para encontrar modelos a partir de 300-350 reais.
A placa consegue bom desempenho em jogos competitivos, alcançando os 60fps em resolução FullHD e com todas as opções gráficas, dependendo do jogo, no mínimo. Se você está com um orçamento curto para investir em uma placa de vídeo agora, procure por boas opções no mercado de usados, pois não achamos sensato comprar um modelo novo por quase 500 reais (incluindo custos de envio).
Somando todos os fatores, nossa recomendação é com ressalvas, visto que é uma placa já datada, com preços altos quando nova e preços não tão atraentes quando usada frente a seu desempenho.