A guerra entre a Epic Games e a Apple iniciou mais um episódio. A Epic revelou no Twitter que todas as suas contas de desenvolvedor estavam sendo removidas da Apple e que isso encerraria totalmente a relação entre as duas companhias. Consequentemente vai afetar também outros aplicativos e o sistema operacional para PC. A Apple já diz que está disposta a fazer um acordo, desde que os games sigam as diretrizes impostas pela empresa.
Entenda o problema entre as empresas…
A Epic está processando a Apple, sob alegação de que a maçã não tem dado espaço competitivo a outras empresas.A desenvolvedora Epic pede que a porcentagem exigida pelas donas dos sistemas operacionais, Google e Apple, sejam menores já que atualmente 30% de tudo que é arrecadado nos aplicativos ficam com as criadoras dos sistemas operacionais.
O site da Epic, a Epic Newsroom, divulgou que as empresas não estavam chegando a um acordo. Na publicação informa “A Apple removeu o Fortnite da App Store e informou a Epic que na sexta-feira, 28 de agosto, a Apple encerrará todas as nossas contas de desenvolvedor e cortará a Epic das ferramentas de desenvolvimento iOS e Mac. Estamos pedindo ao tribunal que pare com essa retaliação.” Você pode conferir abaixo:
Apple removed Fortnite from the App Store and has informed Epic that on Friday, August 28 Apple will terminate all our developer accounts and cut Epic off from iOS and Mac development tools. We are asking the court to stop this retaliation. Details here: https://t.co/3br1EHmyd8
— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) August 17, 2020
Em entrevista ao site The Verge, a Apple falou que está disposta a fazer um acordo com a Epic. Em sua defesa diz ainda que quando algum aplicativo é iniciado na sua loja, a desenvolvedora concorda com os termos de uso, portanto deve os seguir.
“Hoje, a Epic Games deu o passo infeliz de violar as diretrizes da App Store que são aplicadas igualmente a todos os desenvolvedores e projetadas para manter a loja segura para nossos usuários. Como resultado, seu aplicativo Fortnite foi removido da loja. A Epic ativou um recurso em seu aplicativo que não foi revisado ou aprovado pela Apple, e o fez com a intenção expressa de violar as diretrizes da App Store em relação aos pagamentos no aplicativo que se aplicam a todos os desenvolvedores que vendem produtos ou serviços digitais.
A Epic teve aplicativos na App Store por uma década e se beneficiou do ecossistema da App Store – incluindo suas ferramentas, testes e distribuição que a Apple fornece a todos os desenvolvedores. A Epic concordou com os termos e diretrizes da App Store livremente e estamos felizes por terem construído um negócio tão bem-sucedido na App Store. O fato de que seus interesses comerciais agora os levam a pressionar por um acordo especial não muda o fato de que essas diretrizes criam condições equitativas para todos os desenvolvedores e tornam a loja segura para todos os usuários. Faremos todos os esforços para trabalhar com a Epic para resolver essas violações para que eles possam devolver o Fortnite à App Store.”
Leia também:
- Fichário: Epic Games vs Apple: Como a treta/batalha pode mudar a indústria dos jogos
- Samurai Shodown: Game chega para PC via Epic Games!
Desenvolvedoras de games expõe monopólio da App Store
A alegação da empresa é que isso é um monopólio, já que qualquer desenvolvedor que não concordar com alguma parte do processo de inclusão na Apple ela não consegue embarcar seu aplicativo no mundo da empresa.Estima-se que a não entrada na loja da maça faz com que a empresa perca mais de 1 bilhão de usuários o que com certeza é uma perda muito grande. Algumas informações dizem que por mais que sejam menos numerosos os usuários da Apple Store gastam mais em aplicativos.
A Epic segue com a campanha #FreeFortnite e vamos aguarda o que os tribunais americanos vão decidir sobre o assunto.