Você está no comando de uma frota naval com alto poder bélico ao ponto de quatro nações interagirem entre si para evitar qualquer intriga que possa abalar a relações amigáveis. Está preparado para comandar e estar a frente de uma nação e seu poder bélico naval nesse contexto? Se não, que tal um “raio japonizador” que transforma todos os navios de guerras em garotas doces, meigas, fofas ou energéticas e com todo poder de fogo disponível para você, Almirante? Topa agora? Por isso que Azur Lane: Crosswave é um jogo que prende atenção de maneiras diferentes, seja pela história, interação com personagens, progressão, pelos diferentes navios de guerra e outros pontos que irei esmiuçar aqui mais adiante. Sem mais delongas, vamos falar de fato sobre Azur Lane Crosswave, que foi lançado em fevereiro de 2021 e está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4 e Steam.
Novo God of War adiado para 2022
Uma história com mistérios e garotas fofas
Quatro grandes nações são responsáveis por manter a paz no mundo com a manutenção dos seus poderios bélicos. Essas são Eagle Union, Royal Navy, Iron Blood e Sakura Empire, sendo que a trama principal se passa dentro desse último país, do qual fazemos parte. Nós acompanhamos Shimakaze e Suruga, respectivamente uma promissora recruta e uma já conhecida família de elite da Sakura Empire. A história principal se desenrola por meio de eventos com estas duas heroínas principais.
O mundo sofre uma ameaça repentina de um grupo paramilitar, que é enfrentado por Shimakaze e Suruga. Durante esse processo, ambas misteriosos cubos por todo o Oceano. A fim de recolher todos estes cubos para investigar, a Sakura Empire convida as nações vizinhas para treinos coletivos, dando a função de recolher estes artefatos enquanto disputam entre si. Enquanto isto, uma organização misteriosa conhecida como Sirens começa a agir por detrás dos panos.
Azur Lane: Crosswave – Estilo RPG
Azur lane: Crosswave possui características de RPG em sua essência. As batalhas e eventos podem ser repetidos e o jogo é ideal para quem gosta de upar as personagens que, diga-se de passagem, são garotas armadas com partes de armas de navios de guerra. Além disso, também é possível farmar itens que podem ser trocados por equipamentos que aumentam o poder de fogo ou o status em batalha. Além disto, tickets são dados após as conclusões de batalha para recrutar novas personagens que vão para linha de frente, e outros de suporte, sendo 25 e 35 personagens respectivamente de cada tipo.
Outra característica marcante do jogo é o fato de que é possível formar a equipe com até três personagens, que possuem habilidades diferentes e podem ser usados para estratégias diversas. Os tipos são:
– Destroyers: são as DPS do jogo com baixo poder de ataque. Entretanto, estas são rápidas para ataque a curta distância e esquiva.
– Light Cruiser: são balanceadas para ataques rápidos e pesados em batalha.
– Heavy Cruiser: com capacidade de interceptar ataques aéreos do inimigo.
– Batlleships: possui um ataque ofensivo forte, porém lento. As habilidades de defesa são o forte destas personagens, que podem ser consideradas as tanks do jogo.
– Aircraft Carriers: esta classe foca em ataques a longa distância, usando porta-aviões para realizar ataques aéreos nos inimigos.
Para concluir, há também um mapa aberto recheado de eventos paralelos e contêineres com com itens raros e comuns.
Azur Lane: Crosswave – um “quase simulador de encontros”
Ao longo da história, usamos as personagens como secretárias. Há uma botão de interação com elas e as frases variam de acordo com a personalidade de cada uma das garotas. Ao adquirir cada uma para fazer parte das docas, estas chegam com o status de “estranha” em relação ao jogador. Ao longo do tempo, as mesmas vão modificando esse status para “amiga”, “crush” e “amor”. Neste último, podemos fazer a proposta para a personagem, ação esta que desbloqueia novas habilidades.
Diversão da maneira que você preferir: batalha com muita ação!
As batalhas em Azur Lane: Crosswave são frenéticas e fazem com que o jogador sempre preste atenção no que acontece em volta. O ambiente em 3D dá essa sensação de estar sempre rodeado, fazendo com que tenhamos que nos atentar com os ataques, que podem vir de qualquer lado. Também há possibilidade de alternar entre as três da equipe para agir de acordo com os tipos de inimigos que surgem no horizonte.
Strange Friend Crush
Jogo suave para jogadores de todos os tipos
Azur Lane: Crosswave é um jogo tranquilo e divertido para jogadores não casuais e claramente para o nicho da galera otaku. Não por menos, existe o anime com sua história própria e baseada em personagens que encontramos durante o jogo. Há outros modos como o fotografia, que permite fazer poses com as personagens, e o modo batalha para partidas casuais. O jogo cumpre seu objetivo ao público alvo. Para jogadores não casuais, é um bom começo para testar certas habilidades de controle no jogo, que possui uma história descontraída.
Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.
Azur Lane: Crosswave
Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 8
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 5
6.8
Mediano/Razoável
Um game divertido, que tem como público-alvo a comunidade otaku. Tem boas doses de RPG, que podem instigar o jogador a evoluir cada personagem, bem como recrutar cada uma delas. As batalhas podem deixar o jogo enjoativo por serem repetitivas tanto com relação aos inimigos, que pouco alteram durante a campanha, quanto com os cenários.