Apagão da Twitch: primeira “greve” marcada para dia 23/08
Essa semana vimos a criação do Sindicato dos Streamers que depois foi rebatizado de União dos Streamers. Enquanto que este grupo tem lutado pelo retorno dos valores de pagamento anteriores à redução do valor do sub, um grupo dissidente está indo além. Este outro acredita que apenas uma pressão mais forte contra os ganhos da plataforma vai dar a chance passar a mensagem. Por isso, o perfil da Twitter Apagão da Twitch está organizando a primeira greve de streamers e telespectadores para segunda-feira dia 23/08.
Muitas pessoas já estavam reclamando do tom amenizado que a União dos Streamers adotou após as primeiras reuniões. Por exemplo, alguns internautas apontam que a liderança do movimento não percebe que nem todo mundo lida com a plataforma como um hobby monetizado e que sustentar gastos e gerar ganho na Twitch é realidade somente para menos de 0,1% dos streamers. Especialistas já apontam para similaridade com iFood e Uber, regidas por um modelo de negócio precarizado e predatório.
Os pontos reivindicados pelo Apagão da Twitch
O grupo vai além da mera questão dos repasses dos subs. Eles pedem mais transparência por parte da Amazon, dona da Twitch, pagamentos justos e menos exploração.
Sobre a Twitch
A Twitch é um serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em vídeo game e é operada pela Twitch Interactive, uma subsidiária da Amazon. A plataforma também transmite competições de e-sports e seu conteúdo pode ser visualizado tanto ao vivo quanto por vídeo sob demanda.