ANÁLISESNOTICIASPLAYSTATIONPS5REVIEWS

Análise: The Medium vale a pena no PS5?

Jogará pela primeira vez ou tem interesse em jogá-lo de novo?

The Medium, foi originalmente lançado como um exclusivo de Xbox Series X|S, assim como para o PC no início do ano. Com o anúncio que The Medium chegaria ao PS5, os fãs ficaram curiosos como o jogo que inicialmente era um dos grandes chamarizes do Xbox em 2021, iria chegar ao console da gigante nipônica.

Confira aqui nossa análise de The Medium onde iremos focar no desempenho do PS5 e que foi possível graças a um código cedido pela produtora. The Medium será lançado no dia 3 de Setembro para PS5 e conta com legendas em português.

Tristeza, minha velha amiga

Olá minha velha amiga

Como eu mesmo já revisei The Medium no início do ano, eu já indico de antemão que você pode conferir em detalhes tanto a mecânica do jogo como a história em minha análise feita em janeiro de 2021. Porém, isso não quer dizer que deixarei de comentar brevemente sobre a história e suas mecânicas.

Em The Medium, você controlará Marianne, uma médium que consegue se comunicar com o outro mundo, espíritos e lembranças. A história muito provavelmente é o maior destaque do jogo onde você irá desvendar tanto a história de Marianne como irá conhecer mais sobre o massacre de Niwa.

Inclusive, sem entrar na parte dos spoilers, posso adiantar que o final é bem sombrio e os personagens e motivações são muito bem costuradas. À medida que você vai descobrindo os acontecimentos desse massacre, assim como o passado de Marianne, você deverá ser forte para aguentar a verdade.

Embora a história seja o grande destaque, o gameplay que prometia ser revolucionário deixa a desejar. Os puzzles no geral são poucos e bem simples. E a suposta inovação de dois mundos ao mesmo tempo é muito pouco explorada. Inclusive re-jogando The Medium agora, eu tive a mesma reação da minha primeira jogatina em Janeiro: Eu simplesmente focava em uma das dimensões e ignorava a outra.

E feito este preâmbulo, vamos falar do desempenho de The Medium no PS5.

The Medium ta bonitão no PS5

Gráficos e performance impecável

Minha primeira experiência com The Medium foi em um notebook gamer equipado com uma RTX 2060. Infelizmente na época eu relatei quedas de frames, em especial quando era ativada a realidade dupla. E nem pude sonhar em ligar o Ray Tracing, pois pesava demais para a 2060.

Já meu segundo contato com o jogo foi no Xbox Series S que contava com uma resolução menor e a ausência de Ray Tracing. Felizmente, ele rodava sem engasgos.

Agora conferindo The Medium no PS5, posso dizer que foi a melhor experiência visual do jogo até o momento. Eu não percebi nenhuma queda de frames que afetasse o jogo, incluindo partes de perseguição e de realidade dupla.

Os destaques visuais que já havia feito no passado permanecem aqui. A ambientação é excepcional e nessa versão no PS5 ela não deve nada a ninguém. É importante dizer que a versão de PS5 não conta com Ray Tracing. Embora isso impacte na iluminação do jogo (ponto para o Xbox Series X), ele ganha em estabilidade de FPS e de resolução (ponto para o PS5).

Porém, se há algo que posso relatar que esperava um pouco mais era da velocidade de carregamento. Tanto carregando seu save como carregando seu jogo após sua morte, ele leva cerca de 20 segundos. Algo um tanto demorado para um SSD tão rápido e com seu rival, o Xbox Series, conseguindo fazer os mesmos carregamentos em até 13 segundos.

Áudio 3D e Dualsense

É muito provável que a maior curiosidade desta análise de The Medium recaia sobre as tecnologias do PS5. Mais especificamente sobre o controle háptico do Dualsense e do Áudio 3D.

O áudio eu posso afirmar que ele melhora sim a imersão e é muito bem feito. Verdade seja dita, essa parte técnica sempre foi boa, inclusive pela trilha sonora de Akira Yamaoka (compositor da trilha sonora de Silent Hill). Porém, com o áudio 3D fica tudo mais realista. Jamais irei esquecer que logo após entrar no Resort de Niwa, quando a campainha do balcão foi tocada, parecia que estava do meu lado. Isso ajuda na imersão neste mundo sinistro e interessante.

Por outro lado temos o Dualsense que sendo sincero eu fico bem dividido. Existem sim coisas bem vindas como a utilização da caixa de som do controle ou então a vibração em certos momentos como a utilização de seu escudo. É bem legal sentir e ouvir diversos momentos do jogo.

Por outro lado, achei a utilização do gatilho completamente desnecessária. Inclusive logo ao sair na chuva no início do jogo eu esperei uma reação melhor do que eu tive com o controle do Xbox Series onde eu sentia a chuva. No Dualsense nada aconteceu.

Além disso, foi incluído a utilização do giroscópio no controle que eu achei temível. Sempre que eu ia analisar um item, parecia que eu tinha uma espécie de tremedeira de tão sensível que está. Todas as vezes que eu ia interagir com um item, sempre me preocupava em ficar estático e em utilizar o analógico.

História continua intrigante!

The Medium vale a pena no PS5?

Chegando ao final da análise de The Medium no PS5, resta responder a pergunta: Vale a pena o investimento? Sendo sincero, se você já comprou ou então se já o jogou, seja na casa de um amigo ou então via gamepass, não existe um atrativo para comprá-lo novamente.

Porém, se você é um fã de jogos de terror e nunca o experimentou, então sim. Vale a pena comprá-lo no PS5 em especial por seu som 3D e algumas das utilizações do Dualsense. O PS5 acaba sim levando vantagem nesse aspecto, mas se comparar o gráfico e performance, não existe uma real diferença entre a versão no PS5 e no Xbox Series X, com a exceção do carregamento um pouco mais lento no PS5.

Essa análise segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Vale jogar The Medium no PS5?

Visual, ambientação e gráficos - 8.8
Jogabilidade - 7
Diversão - 7.5
Áudio e trilha-sonora - 9

8.1

Ótimo

The Medium chega para o PS5 e entrega um jogo já conhecido para muitos tanto em seus pontos positivos como os negativos. Em sua parte técnica, o PS5 traz uma excelente experiência assim como nos PC's mais poderosos e no Xbox Series X. A adição do som 3D é bem vinda e a utilização do Dualsense, ficou um pouco abaixo do esperado. Se nunca jogou The Medium, pode pegar. Mas caso já tenha jogado, não vale a pena.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo