A NVIDIA definiu hoje a próxima direção da plataforma definitiva para jogadores e criadores de conteúdo, revelando mais de 160 modelos de notebooks para jogos e Studio GeForce®, bem como novas GPUs e tecnologias GeForce RTX® para laptops e desktops.
A empresa também anunciou novo conteúdo acelerado por RTX e a expansão dos jogos em nuvem GeForce NOW™ e o ecossistema NVIDIA Studio, incluindo o NVIDIA Omniverse™ para usuários individuais.
“A GeForce RTX está transformando os jogos e abrindo vastos mundos digitais. Os anúncios de hoje estabelecem ainda mais a GeForce como a plataforma definitiva para jogadores e criadores,” disse Jeff Fisher, vice-presidente sênior de produtos de consumo da NVIDIA. “E o GeForce NOW continua a crescer como nossa plataforma para alcançar bilhões de jogadores.”
GeForce RTX dando força a mais de 160 novos notebooks
Os principais fabricantes mundiais estão trazendo ao mercado mais de 160 notebooks para jogos e Studio baseados na revolucionária arquitetura NVIDIA Ampere, com RT cores de segunda geração para Ray Tracing e Tensor Cores de terceira geração para a tecnologia NVIDIA DLSS e IA, resultando nos laptops mais finos e leves de todos os tempos.
Com base na última geração de CPUs, esses laptops oferecem uma ampla gama de vantagens, como telas duplas ou de 14 polegadas, muitas com G-SYNC® e 1440p.
GeForce RTX 3080 Ti e GeForce RTX 3070 Ti oferecem novos níveis de desempenho
O lançamento da GPU GeForce RTX 3080 Ti para notebooks pela NVIDIA traz a classe 80 Ti de placas de vídeo para laptops pela primeira vez. Apresentando 16GB de memória GDDR6 mais rápida já enviada a um notebook, a GeForce RTX 3080 Ti oferece maior desempenho do que o desktop NVIDIA TITAN RTX™.
A nova GeForce RTX 3070 Ti é até 70% mais rápida do que os notebooks GeForce RTX 2070 SUPER e pode entregar 100 quadros por segundo com resolução a 1440p.
Os notebooks equipados com essas duas novas GPUs estarão disponíveis a partir de 1º de fevereiro. Ainda não há informações de preço e disponibilidade no Brasil.
A NVIDIA também introduziu a quarta geração de tecnologias Max-Q, que revolucionaram o desempenho dos notebooks desde seu lançamento, há quatro anos. Esses recursos incluem CPU Optimizer, Rapid Core Scaling e Battery Boost 2.0, que aumentam ainda mais a eficiência, o desempenho e a vida útil da bateria.
Novos laptops e aplicações NVIDIA Studio
A NVIDIA está expandindo ainda mais sua plataforma Studio de hardware, software e aplicações exclusivas que ajudam os criadores a ir do conceito à conclusão com mais rapidez.
Isso inclui uma grande atualização do NVIDIA Canvas, um aplicativo de pintura que usa IA para gerar imagens de paisagens a partir de simples pinceladas. Construído a partir da pesquisa GauGAN2® da NVIDIA, o aplicativo produz imagens com resolução 4x maior do que no passado, com cinco elementos adicionais como flores e arbustos. O novo aplicativo Canvas é gratuito para download.
A plataforma Studio também inclui uma ampla gama de notebooks NVIDIA Studio, com modelos da ASUS, MSI e Razer equipados com as novas GPUs GeForce RTX 3080 Ti e GeForce RTX 3070 Ti. Com as mais recentes placas GeForce RTX, esses laptops são em média 7x mais rápidos para renderização 3D do que o mais recente MacBook Pro 16. Eles suportam mais de 200 aplicativos criativos, bem como Ray Tracing acelerado por RTX, IA e processador de vídeo de alto desempenho da NVIDIA, tornando-os a ferramenta perfeita para o fluxo de trabalho de qualquer usuário.
NVIDIA Omniverse é lançado para criadores
Enriquecendo ainda mais o ecossistema NVIDIA Studio, o NVIDIA Omniverse está agora disponível gratuitamente para milhões de criadores individuais com GPUs GeForce RTX e NVIDIA RTX. A colaboração em design 3D em tempo real da NVIDIA e a plataforma de simulação de mundo virtual capacitam os artistas e designers a se conectar e colaborar em aplicativos de design líderes de seus notebooks ou estações de trabalho com RTX.
Um novo recurso da plataforma, o Omniverse Nucleus Cloud, permite o compartilhamento simples com “um clique para colaborar” de grandes cenas 3D do Omniverse. Os artistas colaboram em tempo real, seja entre uma sala ou ao redor do mundo, sem transferir grandes quantidades de dados.
A NVIDIA também introduziu novos desenvolvimentos de plataforma para o Omniverse Machinima – o aplicativo Omniverse que permite a colaboração em tempo real para animar e manipular personagens em mundos virtuais – com personagens, objetos e ambientes de jogo gratuitos adicionais. O Omniverse Audio2Face, que gera de forma rápida e fácil animações faciais expressivas a partir de apenas uma fonte de áudio, foi atualizado com suporte a blendshape e exportação direta para o MetaHuman da Epic.
Outros recursos novos da plataforma Omniverse incluem:
- Integração com marketplaces 3D – garante ao criador de conteúdo uma forma mais simples de criar cenários pré-definidos, como árvores e cortinas. TurboSquid e CGTrader possuem compatibilidade com o Omniverse a partir de agora. Sketchfab, Daz3D e ActorCore receberão suporte em breve.
Apresentando a nova GeForce RTX 3050
A NVIDIA expandiu ainda mais sua família de GPUs baseadas na arquitetura NVIDIA Ampere com a GeForce RTX 3050.
Levando o desempenho e a eficiência da arquitetura a mais jogadores do que nunca, a GeForce RTX 3050 é a primeira GPU de desktop de classe 50 a alimentar os mais recentes jogos em Ray Tracing a mais de 60 quadros por segundo. A GeForce RTX 3050 torna o Ray-Tracing, que é o novo padrão em jogos, mais acessível do que nunca.
Com 75% dos jogadores ainda jogando em GPUs GTX, a GeForce RTX 3050, que também inclui RT cores de segunda geração, bem como Tensor cores de terceira geração para DLSS e IA, representa uma oportunidade de atualização chamativa para a RTX.
A GeForce RTX 3050, que vem com 8GB de memória GDDR6, estará disponível em 27 de janeiro nos parceiros mundiais da NVIDIA.
10 novos jogos RTX
A NVIDIA também anunciou 10 novos jogos RTX, que utilizam do Ray Tracing acelerado por GPU e/ou NVIDIA DLSS, tecnologias que garantem um nível maior de realismo. Os novos títulos incluem:
- The Anacrusis (DLSS)
- The Day Before (DLSS, reflexos por Ray Tracing, oclusão de ambiente e Iluminação Global com NVIDIA RTX)
- Escape from Tarkov (DLSS)
- HITMAN III (DLSS)
- Midnight Ghost Hunt beta (DLSS)
- Phantasy Star Online 2 New Genesis (DLSS)
- Rainbow Six Extraction (DLSS)
- Ratten Reich (NVIDIA DLSS, reflexos por Ray Tracing, sombras e Iluminação Global NVIDIA RTX)
- SUPER PEOPLE (NVIDIA DLSS, Iluminação Global NVIDIA RTX)
- Voidtrain (NVIDIA DLSS, reflexos por Ray Tracing, Iluminação Global e oclusão de ambiente)
Novos títulos NVIDIA RTX, incluindo novas integrações de Ray Tracing, DLSS e Reflex
A NVIDIA anunciou 10 novos jogos RTX, que utilizam Ray Tracing acelerado por GPU, e as tecnologias NVIDIA DLSS e NVIDIA Reflex para fornecer novos níveis de realismo nos jogos. Dentre os títulos inéditos estão The Day Before, Escape from Tarkov e o antecipado Rainbow Six Extraction, da Ubisoft.
A NVIDIA também anunciou sete novas integrações do NVIDIA Reflex, sua plataforma de jogos de baixa latência, que conecta melhor o jogador ao jogo.
Os novos títulos Reflex incluem iRacing, o melhor simulador de corrida online do mundo, Rainbow Six Extraction da Ubisoft e o premiado jogo de ação e aventura da Sony, God of War.
Veja a lista completa de jogos compatíveis com o NVIDIA Reflex:
- God of War
- Grit
- iRacing, a estreia mundial do simulador de corrida
- Midnight Ghost Hunt
- Rainbow Six Extraction
- Super People
A NVIDIA também apresentou um novo trailer de Dying Light 2 Stay Human, que pode ser assistido aqui. O título será lançado em 4 de fevereiro de 2022 com NVIDIA DLSS, Ray Tracing com iluminação global, reflexos e sombras.