ANÁLISESNOTICIASPCPLAYSTATIONPREVIEWSPS4PS5XBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Preview: GRID Legends traz muita diversão

Pronto para ser o piloto 22?

Grid Legends é o mais novo jogo da famosa franquia e esta nova iteração promete trazer um modo campanha como nunca antes foi visto. Graças a EA, nós tivemos acesso antecipado a GRID Legends e podemos trazer este preview exclusivo para o modo campanha onde jogamos até o capítulo 6. Ou seja, sua primeira hora.

Será que GRID Legends irá entregar tudo o que promete? Confira aqui em nosso preview.

História

O modo história de GRID Legends começa te colocando no meio da ação onde os ânimos estão à flor da pele e você, o piloto 22, faz uma corrida de recuperação após um grave acidente generalizado. Após ganhar essa corrida que serve de um tutorial, você é jogado para 16 meses atrás onde tudo começa.

E tudo começa quando você, conhecido apenas como piloto 22, é um piloto amador e que após duas corridas é chamado para correr com a equipe Seneca, uma das grandes equipes do circuito.

Logo nesse início, é possível ver que você é visto como apenas uma aposta e que não é levado a sério, mas sua evolução logo chega a boca de todos incluindo a veterana da equipe que é atualmente a número 1.

Enquanto os atores trabalham muito bem em seus papéis entre as corridas, você nem sequer aparece na cena. É o caso clássico do protagonista calado onde todos tem um grande papel, menos você. A atuação dos atores é bem feita e a história é bem montada onde cada um tem sua personalidade e fica clara a rivalidade entre eles, assim como a vontade de ganhar as provas.

Por fim, as cenas são gravadas como se fosse um formato de documentário mostrando cada um pensando sobre o campeonato e sobre os fatos e polêmicas entre cada etapa do campeonato.

Visuais e performance no PC

Para fazer esse preview de GRID Legends, eu usei meu Dell G15 Ryzen Edition com uma RTX 3060 e coloquei tudo absolutamente no máximo. Com isso eu fui brindado com ótimos gráficos que o jogo traz.

Por possuir diversas localidades com climas distintos, eu fiquei impressionado nesta primeira hora de jogo. As pistas estão presentes em lugares famosos como França, Inglaterra e até Rússia. Todas as pistas são muito bem caracterizadas e ricas em detalhes.

E por falar em detalhes, esse é o grande destaque visual do jogo. Tanto a iluminação como as referências de países estarão presentes. E o legal é que as pistas acontecem nos horários mais diversos. Então espere por do sol, clima normal, corridas a noite e até um temporal de neve, este acontecendo na pista da Rússia.

E por falar nesta corrida específica, ela foi a única em que notei quedas bruscas de FPS. Por ser uma pista cheia de partículas da neve, assim como ter uma iluminação mais complexa à noite, os frames que ficam estáveis entre 70 e 80 nas outras pistas, eles lutavam para chegar em 60 nesta pista específica. Era comum a média de frames ficar na casa dos 50 tendo quedas até 30.

Adicionalmente, todos os carros contam com diversos tipos de câmeras, incluindo a câmera de cockpit que é rica em detalhes e dá uma nova perspectiva da corrida.

Gameplay arcade divertido

Agora entrando na parte de gameplay deste preview, posso dizer que GRID Legends traz um ótimo jogo de corrida no estilo arcade.

Durante essas 6 pistas eu experimentei carros de Turismo, Protótipos, Fórmula, Muscle Cars e até uma espécie de corrida de caminhões adaptados. Cada um desses carros tem sua própria física e maneira de dirigir. Algo estranho que eu notei em minha primeira jogatina foi que os carros simplesmente em alguns momentos puxavam para o lado sem muita explicação. Porém ao mexer levemente em minha suspensão esse problema acabou. Não entendi se isso é um bug dessa build ou se é algo definitivo.

Felizmente, esta é a única crítica que tenho à jogabilidade de GRID Legends. De resto tudo é muito bem feito e pude perceber um carinho extra com a física. Além do fato que já mencionei onde cada carro tem uma dirigibilidade diferente, cada pista acaba tendo mais ou menos zebras, curvas mais amplas ou truncadas e por aí vai. É um deleite dirigir em GRID Legends.

E um exemplo que posso dar para mostrar o cuidado com a física e detalhes, é que ao acertar uma proteção de pneus você verá eles voando onde cada um tem sua própria física. E ao dar mais uma volta, você os verá no mesmo lugar e estarão reagindo aos carros.

De resto, eu achei que o jogo traz uma IA básica e que não merece nenhum grande destaque. Inclusive até nos níveis mais difíceis, encontrei pouca dificuldade para ultrapassá-los. Não sei dizer se a IA é básica ou se por estarmos nos primeiros capítulos do modo história, elas são mais fáceis.

O sistema nêmesis também está de volta nesta iteração. Ao correr e ser muito agressivo com seus oponentes, e até sua companheira de equipe, eles ficarão mordidos e irão se vingar de você caso seja possível.

Por fim, o último detalhe que vi neste início de modo campanha é que é comum os adversários se baterem, rodarem na pista e até terem os carros quebrados por algum defeito. Esse detalhe interessante tenta trazer uma maior realidade ao jogo assim como um sentimento de imersão de disputa onde agressividade e erros acontecem com todos.

Conclusão do preview

GRID Legends me causou uma primeira boa impressão ao jogá-lo para este preview. Porém eu devo admitir que sou um pouco cético com relação a histórias mirabolantes dentro de um jogo de corrida, ainda mais porque seu protagonista é silencioso. Ao não dar uma personalidade ao seu protagonista, você simplesmente não se apega a ele e foca nas divertidas corridas.

O interessante é que a própria Codemasters trouxe um excelente modo história em F1 2021 assim como um interessante esquema de podcast para Dirt 5. Eu simplesmente não tive o mesmo interesse na história de GRID Legends. Não que ela seja ruim ou mal feita, porém, neste início ela não me cativou como poderia me cativar. É muito importante frisar que conferi apenas uma pequena parte do modo história e tudo pode mudar assim que a história e as intrigas forem aumentando.

Felizmente, a parte que importa que é a corrida, pistas e detalhes do carro está simplesmente muito bem feita. A física está muito boa para as diversas categorias e as pistas são riquíssimas em detalhes.

Agora basta esperar a versão final de Grid Legends para entender todo seu escopo e ver como a história acabará!

GRID Legends estará disponível a partir de 25 de fevereiro para Xbox Series X|S e PlayStation 5, além de PlayStation 4, Xbox One e PC (via Origin e Steam).

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo