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Preview: Hidden Deep

Antes de mais nada, fazer uma preview de jogo é algo realmente arriscado e uma linha tênue: como o jogo ainda está em acesso antecipado, a maioria das coisas (se não for todas) que dizermos aqui poderão ser corrigidas no lançamento da versão final. Porém, assumimos esta tarefa difícil de fazer o preview de Hidden Deep. E para aquecer a preview, veja o trailer de release do jogo:

Esta análise só foi possível graças a uma cópia digital de Hidden Deep, gentilmente cedida pela 
produtora Cogwheel Software, para a versão de PC (via Steam)
.

Sobre o Preview de Hidden Deep

De antemão, ressalto mais uma vez que é apenas um preview e espero que todos os problemas que apresentarei aqui sejam resolvidos antes do lançamento oficial. Hidden Deep é um jogo de ficção científica de ação, com uma bela inspiração em Alien, A Coisa (It) e Half-Life, com uma leve pegada de terror.

A história do jogo é bem interessante: pesquisadores descobrem anomalias no fundo do mar, vindo de uma fonte desconhecida. Sem perder tempo, os pesquisadores organizaram uma expedição de investigação, para verificar esse misterioso fenômeno. Porém, após 681 dias, o contato com esses pesquisadores foi totalmente perdido. A sua missão é liderar uma segunda equipe, para descobrir o que aconteceu e resgatar o máximo de pessoas possível.

Como líder da equipe, você controla ou envia ordens aos membros da equipe e tem o objetivo de cumprir missões, usando os mais diversos equipamentos possíveis: árpeus, scanners, drones e máquinas pesadas são apenas algumas das ferramentas que você possuirá.

E um fator que eu sempre gosto de ressaltar: o jogo está legendado em PT-BR. Quando eu joguei esta preview, pela primeira vez, não tinha esta opção, mas após o lançamento e última atualização, a nossa amada língua portuguesa foi incluída.

Gráficos

Hidden Deep é um jogo que não tem requisitos pesados para rodar. Na página da Steam, pede-se ao menos Intel HD Graphics 3000. E, na minha opinião, achei excelente esta escolha, pois rodou suave no meu notebook, inclusive rodou somente na bateria, sem nenhum gargalo.

Porém, já é de se imaginar que pedindo tão pouco, o jogo não seja tão belo ou graficamente elaborado, né? Pois aí temos um engano enorme: para a proposta do jogo, achei os gráficos suficientes para sua imersão.

Infelizmente, o jogo tem essa câmera mais “afastada” do personagem. E eu não achei nenhuma opção para dar um zoom in ou zoom out na tela. Particularmente, eu não gostei disso, principalmente porque o jogo sugere usar um monitor de 1920×1080 para jogar, o que pode limitar um pouco seu alcance visual. Um exemplo que passo é justamente os prints desta análise: todas feitas em resolução 1366×768, que é a tela do meu notebook.

Contudo, rodei o jogo em um monitor 1920×1080 e realmente houve uma mudança significativa para jogar. O personagem fica mais visível na tela e o cenário fica extremamente bonito, dentro da sua proposta de jogo. Até mesmo a tela de mapa e menu do jogo ficam melhores. O print abaixo é do jogo rodando em um monitor de 1920×1080 e eu sugiro que clique na imagem abaixo para conferir a diferença.

Desse modo, mesmo em telas de tamanhos diferentes, os gráficos do jogo são aceitáveis . Nada fora do comum, porém não é ruim. Contudo, se possível, joguem em um monitor 1920×1080: a experiência será outra.

Sons e efeitos sonoros

A princípio, as músicas do jogo não são chamativas e nem empolgantes. As músicas do jogo dão uma leve ambientação de jogo, porém dá a sensação que as músicas usadas no jogo são músicas no copyrights (sem direitos autorais), encontradas aos montes pela Internet. Não que isso seja pejorativo, porém em um jogo que tem uma pegada de terror, músicas que passam o clima de terror são essenciais.

Contudo, os efeitos sonoros do jogo estão bons. Barulhos de passos, pegar itens, uso de arpéu e tiros são bem característicos e tem um leve eco em cada efeito sonoro, para demonstrar que estamos realmente em cavernas bem abaixo do mar.

Jogabilidade

Os nossos leitores mais atenciosos já repararam que no começo desta preview de Hidden Deep, eu falei que o jogo tem problemas. Outros mais atentos ainda já repararam que aqui eu “fugi” do meu padrão de análise, onde eu sempre falo de jogabilidade após os gráficos, ou até antes. E é justamente aqui que os problemas apareceram no que eu sempre sinto que é a parte mais essencial de um jogo. Só para facilitar a leitura, separei aqui por tópicos, os problemas que eu achei:

Controle

Em primeiro lugar, o jogo tem suporte a controle e a teclado/mouse. Acima de tudo, eu sou um jogador que prefiro muito mais jogar em consoles, então de cara já peguei meu controle e veio a primeira decepção: controlar os personagens com um controle é extremamente frustrante, porque o jogo tem uma jogabilidade bem travada e qualquer erro pode ocasionar uma morte injusta no jogo.

Jogabilidade travada, para mim, nunca foi problema. Um exemplo que dou é o antigo jogo de Super Nintendo, chamado Blackthorne, que também está disponível na Coleção Arcade da Blizzard. Para conhecer melhor o jogo, fizemos uma análise da Coleção Arcade da Blizzard (clique aqui e confira nossa review). Blackthorne é um jogo que é bem travado em sua jogabilidade, não permitindo, em alguns momentos, fazer duas ações ao mesmo tempo (você não pode correr e atirar, por exemplo), mas funciona muito bem. Poucos momentos em que eu joguei eu tive mortes injustas ou problemas maiores com Blackthorne. Porém Hidden Deep eu morri de várias formas, incluindo algumas bem injustas. Em vários momentos, eu chegava até a borda de uma área, clicava no botão para descer na borda e o personagem simplesmente corria para o buraco, ao melhor estilo salto da fé.

Hidden Deep tem um cursor na tela, onde o jogador usa para mirar as armas ou o arpéu. E usar esta mira no controle é extremamente lenta e imprecisa, ocasionando várias mortes em combate ou porque o arpéu prendeu em lugar errado. Imediatamente eu larguei o controle e joguei no teclado. Tive uma melhora na jogabilidade, mas os jogadores de teclado que me perdoem: nunca é legal correr com o personagem usando o Shift Esquerdo, andar com WASD e pular com espaço.

Level Design

Aqui é outro problema que eu achei gritante. Mesmo sabendo que o jogo tem uma ambientação mais para um jogo de terror, os corredores do jogo são extremamente pequenos e a visão que tem no jogo é extremamente limitada. E não tem possibilidade de usar câmera livre, o que atrapalha e muito o avanço do jogo

Para vocês entenderem o que eu quero dizer, olhem a imagem abaixo:

Nesta parte, eu fiquei extremamente confuso, pois não dá para saber o que tem que fazer. Devo descer as escadas? Executo um salto da fé e só confio? Uso arpéu em uma parte desconhecida e só me jogo? Pois então: eu tentei todas as alternativas e todas me mataram. A única saída que tive foi atirar o arpéu no teto e descer até o máximo possível.

Do mesmo modo, logo abaixo tem mais um problema de level design. O personagem entrou em um corredor que só passa rastejando e eis que veio um inimigo alado batendo no personagem. O que fazer nesta situação? Aceitar a morte do personagem.

Tudo bem que o jogo tem vários membros que são usados para vencer os desafios, porém mortes injustas como estas são extremamente frustrantes e afastam jogadores de tentar avançar no jogo.

Por fim, o jogo possui armadilhas que se confundem com o cenário, causando mais uma vez morte injusta. Veja a imagem abaixo:

Vocês acreditam que essa pequena área azul causa um “escorrego” do personagem, fazendo o mesmo cair igual a um boneco de testes de acidente, sem dar chances de rapidamente selecionar o arpéu e tentar se salvar? Pois podem acreditar:

Dificuldade do jogo

Hidden Deep é um jogo com uma dificuldade elevada. Não porque o jogo tem uma proposta de ser difícil mas sim pelos motivos errados. Os motivos principais eu já citei acima, porém tem mais.

O combate do jogo é (até onde consegui jogar) exclusivamente com armas de fogo. E mirar e atirar no jogo, usando o mouse, não é tão complicado porém, usar o controle é absurdamente impreciso. A velocidade que o cursor move na tela ao usar o analógico direito é 8 ou 80: muito rápida ou muito lenta. Ou seja, esqueça totalmente o seu controle e vá direto ao teclado, mesmo que você não goste de jogar no teclado.

Os movimentos próximos às bordas são caóticos. Por exemplo: se você correr e pular um buraco, se não o fizer no momento e no frame exato, pode preparar mais um funeral da sua equipe. Mais uma vez eu cito Blackthorne aqui: neste jogo, os pulos também tem que ser precisos, mas se você errar um pouco, o personagem segura na borda, enquanto em Hidden Deep, o personagem literalmente arrasta a cara na borda e morre.

E, para finalizar…

Vejam aqui uma gameplay que fiz, só passando o primeiro dia do jogo:

Perdoem algumas travadas mas é que meu notebook não se dá bem com gravação de vídeo. Tentei pegar todos os erros que citei acima, incluindo um que eu esqueci de mencionar: tem uma parte que eu tento pegar um item, o personagem faz o movimento de agachar mas não pega. Porém eu acredito que isso será corrigido em atualizações futuras.

Considerações Finais

Hidden Deep é um jogo com um potencial maravilhoso, porém está (ainda) desperdiçado. O jogo tem uma ótima história, tem ótimos sons, gráficos aceitáveis, mas peca no principal: a gameplay. Alguns problemas que eu apontei podem ser corrigidos futuramente e já até tem uma promessa de atualização futura na Steam, porém eu não acho que conseguirão arrumar outros problemas, como o Level Design. O que eu posso sugerir na parte do Level Design seria deixar mexer um pouco mais na visão da câmera, dando um pouco mais de liberdade, para ver o cenário mais para frente. Ficar usando salto da fé e gastando “membros” a toa é muito ruim.

Espero que Hidden Deep melhore no seu lançamento, pois do jeito que está afastará muitos jogadores do jogo. Porém, deem uma chance ao jogo, pois deu para perceber que os desenvolvedores estão cientes dos problemas do jogo (afinal, por que tem 20 membros que podem morrer por fase?) e estão fazendo o máximo para deixar o jogo melhor.

Hidden Deep está disponível em Acesso Antecipado na Steam. A data de lançamento do jogo oficialmente não foi divulgada, mas fiquem ligados no nosso site que a qualquer momento informaremos a data de lançamento.

Eder DZR13

Um rapaz descontraído, engraçado, esperto e dinâmico. Esse cara não sou eu, mas eu amo jogar e viver no mundo gamer. Ainda procurando os dias de glórias porque de tanta luta, eu acho que serei a próxima DLC de Street Fighter. Detentor da 5ª Esmeralda do Caos e 3 vezes campeão da liga de Brawlhalla do condomínio. E ontem eu acertei a tela branca do Akuma.

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