Sempre que um novo jogo é lançado, todos ficamos esperançosos para ver algo realmente inovador ou no mínimo melhor do que o último jogo do gênero que jogamos. Isso nem sempre é uma realidade mas isso não deveria ser motivo de tristeza. Jogos com experiências consistentes são importantes para a indústria e até mesmo para a nossa maturidade como jogadores. E aqui que entra esta análise de Itorah. Um jogo simples, com ideias simples mas muito bem apresentadas.
Itorah foi desenvolvido pela Grimbart Tales e publicado pela Assemble Entertainment. Essa análise foi possível graças a um código enviado ao Última Ficha.
Do que se trata Itorah?
Itorah é um jogo de plataforma de ação 2D com uma estrutura metroidvania que te coloca no lugar de sua heroína homônima, a qual aparenta ser a última humana que sobrou do planeta. O que parece ser uma simples jornada de autodescoberta é frustrada por uma praga, e Itorah deve viajar pela terra para curar seu mundo. Como dito anteriormente, durante nossa análise de Itorah percebemos que em nenhum momento a galera Grimbat Tales quis trazer algo realmente novo.
A jogabilidade de Itorah é focada em plataformas e combate básico. Você terá acesso a uma seleção limitada de ataques e ao longo de sua aventura ganhará novos movimentos e habilidade como todo metroidvania. Isso porque tais habilidades servirão para abrir novos caminhos. Porém, Itorah não te obriga a voltar várias vezes por caminhos conhecidos (o famoso backtracking), aqui temos um jogo muito mais linear onde você pode desviar sem caminho para ganhar mais atributos e ficar mais forte. Ou seja, quase tudo é opcional. Talvez você volte algumas vezes, ok…
Metroidvania-zinho?
Cada área principal serve como uma grande dungeon repleta de desafios e inimigos. Esse último falhou na variedade. Os inimigos tem poucas variações e, tendo um mapa razoavelmente grande, o game poderia ter ido além nesse ponto. Não só isso, mas não ter um fast travel é confiar demais na diversão que o jogador terá numa viagem a pé.. e adivinhe? Não há tantas coisas interessantes assim para ver, além dos mesmos inimigos.
A mecânica central é simples o suficiente para qualquer um entender, e não demora muito para você perceber que a simplicidade é a base de tudo aqui. Cenários, design de inimigos, sistemas de progressão da personagem e etc. Mais uma vez temos algo bom mas que não será lembrado por muitos.
E isso também acaba sendo a referências para os chefes que não são nada difíceis, pelo contrário, eram totalmente fáceis de vencer. Isso pode ser um ponto bem negativo para amantes do gênero metroidvania já que o mesmo é conhecido por ser algo muito mais desafiador e com padrões mais complexos a serem superados.
Por outro lado, Itorah pode ser uma porta de entrada para novos jogadores e para quem gosta de um combate rápido e combado, sem se descabelar para passar pelos desafios comuns desse vertente de jogos. Só não esqueça de seguir para os jogos mais clássicos depois disso.
Arte, gráficos e trilha-sonora
O elemento mais marcante do ITORAH é seu visual e sprites. Esse com certeza é o ponto alto do jogo. A equipe foi muito feliz em sua escolha de arte e design de ambientes e personagens. Tudo é de muito bom gosto e provavelmente será o motivo de Itorah ser lembrado no futuro.
A sua trilha sonora acompanha muito bem todos os momentos de calmaria e combate, mas não acho que seja marcante o suficiente pra ser considerado algo realmente diferenciado dos jogos do gênero.
Conclusão
No final das contas, Itorah é um jogo agradável, mas que buscou a simplicidade e provavelmente sabia onde queria chegar. O design de arte é de fato o ponto alto aqui e, talvez, se os desenvolvedores tivessem buscado uma narrativa mais marcante, Itorah poderia ser lembrado como algo sólido na indústria. Então fica aqui o apelo para a talentosa equipe da Grimbat Tales, da qual aguardamos novos jogos mais ambiciosos.
Jogue Itorah se estiver procurando uma experiência agradável e de baixo investimento. Para os experientes em jogos do gênero que buscam novos desafios, sua princesa está em outro castelo.
A análise de Itorah seguiu nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.
ITORAH
Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 7
Diversão - 6.5
Áudio e trilha-sonora - 6.5
7
Bom
Itorah é um jogo agradável, mas que buscou a simplicidade e provavelmente sabia onde queria chegar. O jogo não é recomendado para os jogadores hardcore que buscam grandes desafios e novidades no gênero.