ANÁLISESNOTICIASPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWS

Análise: A nova Playstation Plus vale a pena?

Novo plano dá mais opções aos jogadores

Depois de muita especulação e expectativa a Sony lançou seu novo plano melhorado da Playstation PLUS para competir com o Xbox Game Pass e vocês poderão ver nesta análise se vale ou não a pena fazer a assinatura das versões melhoradas tendo direito a novas centenas de jogos assim como acesso a jogos clássicos.

Essa análise do novo plano da Playstation PLUS foi possível graças à Sony que cedeu 3 meses do serviço para que pudéssemos testá-lo. E antes de mais nada é importante dizer que quem não fizer qualquer tipo de mudança no plano antigo, nada mudará. Continuará tendo acesso aos jogos gratuitos de todo mês assim como poderá continuar jogando online.

A lista de jogos impressiona

Bem, indo direto ao ponto o ponto que chama a atenção na nova PS PLUS são seus novos jogos. Fazendo o upgrade para o plano Extra ou Deluxe, você terá acesso a literalmente centenas de jogos e a lista impressiona.

Primeiro temos grandes títulos exclusivos como God of War, Death Stranding, Spider Man, Demon’s Souls e muito mais. Temos também os mais variados jogos de aventura, corrida e faço um destaque para os jogos da Ubisoft, pois ao assinar o plano Extra, o primeiro upgrade da PS PLUS, ganha acesso a uma vasta lista da desenvolvedora francesa, pois o serviço Ubisoft + também está incluso.

É inquestionável que o custo benefício de assinar o plano Extra é excepcional. E fazendo uma comparação com o Game Pass de sua rival, eu ouso dizer que é melhor e mais barato. Por 339 reais por ano, você tem acesso a mais de 500 jogos. No caso do Game Pass, é necessário desembolsar 360 reais por ano pelo plano mais simples de console ou então 540 reais por ano pelo plano Ultimate, este que dá acesso pela nuvem, pelo PC e assim como acesso aos jogos da EA PLAY.

Mas claro, também comparando com o serviço rival, a PS PLUS ainda não tem jogos de peso sendo lançados no day one dos novos jogos. Isso não foi algo prometido, mas é importante apontar que existe essa diferença. Até o momento apenas o jogo do gato Cyberpunk Stray chegará junto com seu lançamento para os assinantes dos planos.

E os jogos clássicos?

Bem, depois de afirmar nesta análise que o plano Extra da PS Plus vale pegar, mas e o plano Deluxe? O plano Deluxe custa um total de 390 reais no ano e traz dois benefícios se comparado ao plano Extra.

O primeiro é que fica disponível também os testes com tempo limitado a grandes jogos. Ou seja, antes de comprar um jogo novo que você pode estar na dúvida se gasta ou não seu dinheiro, é possível jogar gratuitamente algumas poucas horas e ver se gosta do game. Caso compre o jogo após esse teste, seu progresso será levado para o jogo comprado.

Já a segunda novidade é que você terá acesso ao catálogo de jogos clássicos de PS1, PS2 e PSP. É importante anotar que, onde está disponível, é possível fazer o streaming dos jogos de PS3. Infelizmente essa possibilidade não está disponível no Brasil e mesmo caso você tenha acesso a essa possibilidade, ela simplesmente não funciona.

E sendo bem direto ao ponto, não valem muito a pena os jogos clássicos. A lista ainda é muito pequena e nem todos os jogos são interessantes. Grandes jogos que marcaram a era PS1, PS2 e PSP simplesmente não estão presentes. Nada de Final Fantasy, Metal Gear ou então Gran Turismo, por exemplo.

Ou seja, com o recém lançamento do plano Deluxe, ele não vale a pena.

E para fechar essa parte, vale dizer que os jogos clássicos de PS1 recebem muitas opções interessantes de save state, tamanho da tela e a possibilidade de rebobinar jogadas. Isso é simplesmente muito legal. Já os jogos de PS2 infelizmente não recebem esse tratamento, mas todos eles estão otimizados, como se fosse um remaster para o PS4. A fluidez e os filtros usados nos jogos de PS2 são muito bem aplicados e trazem uma experiência agradável.

Conclusão

Para fechar essa análise inicial dos novos planos da Playstation Plus, fica claro que o plano Extra vale muito a pena enquanto o Deluxe ainda não é atrativo o suficiente.

Poder jogar centenas de jogos AAA pelo valor de um único jogo novo, é sempre uma excelente opção para os jogadores. E na teoria os 60 reais a mais cobrados pelo plano Deluxe faz sentido, porém, é necessário aumentar e muito os jogos clássicos, assim como termos acesso aos jogos de PS3 que seria um ganho gigantesco para os jogadores.

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo