NOTICIASANÁLISESNINTENDOPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCHXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: SD Gundam Battle Alliance é uma explosão de fanservice muito bem-vinda.

Prontos para detonar a Zeon?

Ter um jogo novo da consagrada franquia Mobile Suit Gundam não é uma novidade, ainda mais que a Bandai Namco busca ao menos lançar um por ano. Apesar disso, a série de jogos SD Gundam já estava há algum tempo sem receber título novo, porém, agora finalmente saiu o novo jogo dos robôs gigantes em versão chibi e juntamente disso temos aqui a nossa análise de SD Gundam Battle Alliance. O jogo se encontra com áudio em japonês e legendado em pt-br.

Será que esse jogo completamente novo dos famosos robôs japoneses ficou realmente bom para os fãs? Vamos descobrir agora.

Essa análise foi feita graças a um código de Playstation 5 cedido pela Bandai Namco.

Uma jornada épica que vai de Universal Century até a Cosmic Era

Em SD Gundam Battle Alliance, você é um soldado da força da federação terrestre e está na tão conhecida Guerra de Um Ano contra a Zeon em seu auge. Porém, algo estranho aconteceu e você e sua coordenadora estratégica são mandados para um tipo de ambiente virtual que possui todas as informações do passado, presente e futuro seja da atual ou das próximas eras. Inclusive, esses dados estão se misturando e fazendo com que eventos sejam mesclados, restando a você consertar essas situações inusitadas.

Com uma desculpa para inúmeros crossovers acontecerem, SD Gundam Battle Alliance deixa você encarregado de consertar as várias timelines da franquia, como se todas fizessem parte de um “mesmo universo”, uma vez que Gundam é muito mais complexo do que isso. Aqui teremos encontros inusitados, colocando personagens de séries distintas como inimigos ou aliados. Um exemplo bem simbólico está na Tekkadan auxiliando a federação terrestre ou Kira Yamato pilotando o Freedom para salvar o dia num momento que era para o Setsuna fazer a sua estreia com o 00-Raiser.

Não são encontros aleatórios, uma vez que eles buscaram momentos que havia um bom encaixe para o surgimento dos crossovers, inclusive, colocaram personagens que suas personalidades combinavam como aliados ou rivais.

Talvez o único ponto fraco seja o protagonista do jogo no qual tentam simular que é o próprio jogador. Ele não tem nome, não tem visual e só serve para responder alguns questionamentos que interferem em nada nos diálogos ou no decorrer da história. Por mais que a ideia seja fazer o jogador se sentir do jogo, o protagonista é tão neutro que simplesmente não gera uma conexão.

Análise SD Gundam Battle Alliance

Jogabilidade simples e viciante

SD Gundam Battle Alliance tem uma jogabilidade bastante agradável que chega a ser bastante relaxante para jogar, pois você não terá que pensar em estratégias mirabolantes ou terá que lidar com dificuldades extremas. Tudo se baseia em dois botões de ataque, dash para esquiva, salto, dois golpes especiais, um botão de longo alcance e algumas combinações para ampliar suas ofensivas.

O grande segredo é saber como usar esses comandos em harmonia para poder derrotar os seus inimigos, uma vez que há um indicador de estamina/energia em cima do seu mobile suit para limitar algumas de suas ações, da mesma forma que os golpes especiais são limitados e necessitam de carregamento.

Todos os mobile suits do jogo são divididos em três estilos que são generalista, atirador e lutador. Esses arquétipos servem para que você tenha uma noção do estilo de cada robô e não correr risco de pegar algum que simplesmente o agradará em nada.

Você terá que realizar missões junto de dois companheiros que podem ser NPCs ou jogadores pelo multiplayer. Essas missões tem intuitos variados, mas sempre se baseando em percorrer um cenário derrotando os seus inimigos como se fosse um “warriors” com hordas consideravelmente menores e mais desafiadoras. No final de cada missão, terá que derrotar um chefe que pode ser outro mobile suit ou, na pior das hipóteses, um poderoso mobile armor. Para você não ter problemas, sempre confira se o seu nível condiz com a missão.

Um pequeno problema que pode atrapalhar sua jogatina

Como citado anteriormente, temos um multiplayer online. Quando você for um iniciante ou alguém precisando de ajuda para passar uma missão difícil (se for uma das “iniciais”), você terá um grande problema pela frente.

Quando um jogador entra num lobby, a sala automaticamente colocará como prioridade a missão do jogador que ainda não está no mesmo nível dos outros. A ideia pode até ser bacana, pois isso iria auxiliar aquele jogador a chegar no mesmo patamar dos outros dois, porém, não é todo jogador que tem vontade de priorizar o problema do outro invés do seu próprio. E, consequentemente, o jogador de nível menor acabará sendo expulso, a sala será dissolvida e etc.

Foi uma ideia nobre, mas se depender da boa vontade dos jogadores que se sentem obrigados a ajudar alguém, definitivamente não foi uma boa execução.

Gráficos e áudio

Algo que me chamou muita atenção são os gráficos de SD Gundam Battle Alliance, pois mesmo sendo robôs em formato “SD”, os gráficos ainda buscam trazer um realismo nas textura, principalmente pelo fato de vermos as armaduras metálicas danificadas após levarmos danos consideráveis. Isso traz uma imersão ainda maior e faz com que uma ansiedade por um novo Gundam Versus ou algo do gênero venha com essa característica.

O jogo conta com modo de fidelidade gráfica que preserva o ray tracing e 4K e também o modo desempenho que deixa o jogo focado em alcançar e manter os 60FPS. SD Gundam Battle Alliance não tem tantas situações que o ray tracing vai se destacar, então certamente preservar o desempenho acaba sendo uma opção bem mais válida.

Agora vamos para um ponto super importante… A trilha sonora! É impossível ser fã de Gundam e não amar as músicas das inúmeras séries desta franquia. E algo que deveria ser lei em todos os jogos de Gundam é simplesmente possuir como OST a trilha sonora dos animes. Felizmente SD Gundam Battle Alliance cumpre isso e traz a mesma trilha sonora. O único ponto negativo que posso citar é a falta do vocal, mas só de ter belas músicas instrumentais tocando, enquanto diversas guerras estão rolando já vale muito a pena.

Conclusão da análise de SD Gundam Battle Alliance

Você é fã de Gundam? Então aqui temos um jogo essencial. Você quer algo diferente para passar o tempo e ainda curtir com alguns amigos online? Então aqui temos um jogo indispensável para você. Concluindo essa análise de SD Gundam Battle Alliance, temos um jogo que não é perfeito. Daria para melhorar alguns aspectos, porém, para um primeiro título nesse estilo tem muitos mais acertos do que erros. A Bandai Namco está no caminho certo com a produção deste jogo e traz ainda mais expectativa para os próximos.

Análise SD Gundam Battle Alliance

Essa análise de SD Gundam Battle Alliance segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

SD Gundam Battle Alliance é aquele jogo para você jogar, jogar e continuar jogando

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 8
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 10
Narrativa - 7

8

Ótimo

Viciante e sem complexidade, SD Gundam Battle Alliance é um jogo perfeito para você passar o tempo. Ele tem seus defeitos, mas nada que ofusque o brilho para os fãs.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo