NOTICIASANÁLISESPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: F1 Manager 2022 é incrível para o primeiro jogo no estilo

Mas ainda tem espaço para melhoras

É inegável que a Formula 1 está voltando ao palco das atenções com sua reformulação e as ótimas disputas que vemos corrida a corrida assim como os erros das equipes que abrem espaço para reviravoltas inesperadas. E após termos feito a análise do jogo oficial de Formula 1, agora nós temos a oportunidade de ver como está o recém lançado F1 Manager 2022, que te coloca na cadeira do chefe de equipe.

Então se quer saber se temos como errar como a Ferrari sob a direção de Mattia Binotto ou se temos como ser o número um como a Red Bull sob a direção de Christian Horner, confira aqui nossa análise de F1 Manager 2022.

Essa análise de F1 Manager 2022 foi possível graças a uma cópia comprada com os recursos do site. O jogo já está disponível para PS5, PS4, Xbox Series, Xbox One e PC e conta com legendas e dublagem em PT-BR.

E para saber como está o jogo nos consoles, confira aqui nossa análise dedicada a esta versão

HUD, visuais e narração

Pelo jogo não ter uma história ou modos, vou começar esta análise falando de sua parte mais técnica que no caso será na facilidade de utilizar sua HUD, os visuais 3D durante a corrida e sua narração.

Antes de mais nada, é importante frisar que esse é o primeiro jogo desse estilo para Formula 1, ou seja, as críticas existem, mas sua desenvolvedora, a Frontier, acertou muito mais do que errou. Além disso, algo que é muito comum nesse estilo de jogo é termos infinitas telas e opções e é exatamente o que encontramos aqui.

Tudo o que é esperado de encontrar em um vasto simulador de Fórmula 1 está lá e após me adaptar às telas de opção, eu achei praticamente tudo que eu queria mudar, evoluir e mais. Mas eu tenho que dizer que sim, mesmo se adaptando ao jogo e opções é meio confuso. Por exemplo, a parte de fazer uma nova peça ou iniciar um novo projeto de peça, é algo confuso.

Um segundo exemplo que posso dar é na hora da corrida checar os seus tempos contra os de adversários para comparar as performances. Não fica explícito a posição de cada um na corrida e novamente, é um tanto confuso. Mas depois de se adaptar, essas métricas e caminhos acabam sendo mais rápidos, embora nunca perfeitos.

Agora falando do 3D do jogo que acaba acontecendo durante os treinos e corrida, temos um mix de altos e baixos. Eu simplesmente amei o fato de termos uma transmissão no estilo TV com takes muito legais dos carros. Existe a possibilidade de replays para ver momentos de destaque, pit stops com diferentes takes também, mostrar a reação da equipe a diversos momentos e mais. Isso te coloca dentro da corrida.

Porém, embora a parte gráfica seja bem competente, existem momentos toscos. E isso se une, muito infelizmente, à dublagem. Em uma corrida um adversário excedeu os limites da pista em uma curva. Algo nada demais. Mas isso foi apontado como uma oportunidade de replay, o narrador falou que foi um erro gigantesco e ainda mostrou a equipe frustrada. Isso foi uma situação tosca que mostra um desbalanceamento.

E um destaque negativo vai para as batidas que são livres de física. O carro bate a mais de 200 Km/h e parece tão pesado quanto um tanque sempre quebrando parte do bico apenas. Ainda falta um polimento para esses detalhes.

Mas um destaque positivo, vai para o rádio dos pilotos. Aqui a desenvolvedora aproveitou o áudio dos pilotos reais para colocar na corrida. Isso traz uma camada muito legal para os fãs quando vê que é o piloto que está interagindo com seu engenheiro.

Decisões fora da pista – análise F1 Manager 2022

Agora falando do gameplay do jogo em si, eu vou iniciar falando do que fazemos fora das corridas. E bem, é simplesmente muita coisa que fazemos. Mesmo eu acompanhando o esporte, eu fui surpreendido com gestões que eu não tinha ideia que existiam ou então algumas coisas óbvias que eu nunca tinha parado para pensar.

Existem decisões mais simples sobre que peça deverá deixar em estoque, que projeto irá desenvolver, que tipo de instalação irá melhorar como escolhas super detalhadas, como que ponto melhora em um piloto, quantas horas do túnel de vento usará em um novo projeto, quantos engenheiros alocar para cada projeto, também deverá ficar de olho no teto de gastos da categoria, que vantagem ou desvantagem irá votar para o próximo ano e por aí vai.

Temos aqui um excelente mix de possibilidades que irão aumentar algum tipo de ganho seja financeiro como de performance, melhora na previsão do tempo e claro, será possível contratar uma equipe melhor de engenheiros assim como de pilotos. Mas cada escolha irá influenciar diretamente no desempenho geral do carro, dos pilotos e no dinheiro em caixa.

Escolhas antes de ir para a pista

Agora, começando um fim de semana de grande prêmio, existem algumas escolhas que podem ser feitas. Dentre elas temos se iremos controlar cada sessão ou simular as sessões. Claro, que ao escolher simular as sessões, você poderá fazer um ajuste mais fino no carro e conseguirá dar ordens mais precisas. Por exemplo, algo comum é eu simular o Q1 que envolve pouquíssimo risco. Mas, nunca é assegurado que a simulação pode errar em um cenário com chuva iminente ou então liberar os carros em um momento errado de grande tráfego na pista.

Além dessa escolha que tem seus poréns, é possível se comprometer com os patrocinadores com desafios extras. Em toda corrida, você terá uma expectativa fixa, como por exemplo, chegar ao Q2. Mas caso escolha se comprometer a chegar ao Q3 do treino classificatório, poderá ganhar uma renda extra. Mas fique avisado, caso não consiga cumprir com essa aposta, perderá dinheiro.

E por fim, é possível substituir um dos pilotos principais ao longo do P1, P2 e P3 com o piloto de testes. Ele geralmente terá um fator de evolução alto e caso queira investir nele ao invés de um principal, é uma ótima escolha.

Acelerando na pista – análise F1 Manager 2022

E agora sim, entramos na parte suculenta da análise de F1 Manager 2022 com os carros dentro da pista. Bem, antes de mais nada durante as três sessões de pratice você deverá ajustar da melhor forma possível seu carro para a pista. Simulando as três sessões você chega perto de 80% do ajuste ideal, mas fazendo de forma manual, você consegue passar dos 90%.

Além disso, durante essas três sessões, seu piloto irá se familiarizar com o traçado do circuito assim como terá melhor conhecimento das peças do carro. Esse segundo acontece, pois sempre será vantajoso colocar peças melhores nos carros, assim como é possível ter uma série de peças com diferentes configurações que podem ou não ser melhores para um circuito específico.

E depois de todos os treinos, incluindo o classificatório, temos a corrida. Aqui iremos poder escolher nossa estratégia de pneus assim como o nível de agressividade do piloto.

E ao iniciar a corrida, nós poderemos dar comandos diretos para o gasto de pneu, de gasolina e utilização do ERS. A qualquer momento da corrida poderemos emitir esses comandos, seja para tentar um ataque contra um adversário direto ou então economizar seus recursos. E claro, sua estratégia será moldada de acordo com os acontecimentos da corrida, como tentar fazer um undercut no pit stop, aproveitar um safety car ou até esperar uma condição de chuva.

Além disso, é inclusive possível mandar os pilotos andarem no ar limpo ou então evitar zebra para não danificar algum componente. Porém, algo que não vi foi a possibilidade de fazer um jogo de equipe como facilitar uma ultrapassagem dentro de casa ou então dar algum tipo de prioridade ou defesa especial.

Já um detalhe que achei uma gigantesca oportunidade perdida e que não fez muito sentido, é que não espere encontrar corrida sprint. Infelizmente essa novidade do esporte não chegou ao jogo.

E algo que achei fantástico é que você poderá ver a corrida em 3D com a velocidade normal e a acelerado em 2x. Já as acelerações de 4 até 16 vezes mudam o cenário para 2D. O que achei genial é que caso algo aconteça como uma batida, safety car, janela de pit stop e mais, o jogo retorna a velocidade original para não perder a oportunidade.

Por fim, é possível ver uma imensidão de dados relacionados ao tempo de cada volta, comparativo entre pilotos, desgaste do pneu, condição e temperatura do carro e mais. Tudo para tomar sempre a melhor decisão possível.

Conclusão da análise de F1 Manager 2022

Chegando ao final desta análise, eu posso dizer que me apaixonei e fiquei extremamente viciado por F1 Manager 2022. Existiam momentos que iniciava a jogatina e quando ia ver já eram 2 da madrugada e eu nem tinha sentido o tempo passar.

Aqui temos um grande acerto de inúmeros detalhes, ajustes e opções que traz a categoria mais rápida do mundo. E claro, é importante frisar que o jogo não é perfeito. Existem diversos pontos de melhoria que ficarei ansioso para ver na próxima iteração do jogo.

Essa análise de F1 Manager 2022 segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

F1 Manager 2022 é um excelente primeiro passo

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 8.5
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 8

8.5

Ótimo

A Frontier conseguiu fazer um ótimo primeiro jogo em F1 Manager 2022 onde abraça todos os detalhes da categoria asism como as infinitas escolhas. No geral ele agrada demais e entra na categoria de jogo viciante onde não verá a hora passar. No geral temos um baita jogo onde polimentos são necessários, mas que estão longe de comprometer a experiência.

User Rating: 4.6 ( 1 votes)

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo