Preview Valkyrie Elisium: jogamos a demo e trazemos novidades
Uma demo bem recheada
Próximo do lançamento de Valkyrie Elisium em 29 de setembro, o novo jogo da franquia de sucesso da Square Enix nos leva mais uma vez a encontrar almas próxima do fim de suas vidas para levá-los ao grande salão de Valhalla para se prepararem como o exército de Odin e batalha contra o grande lobo Fenrir e evitar que mais um Ragnarok aconteça. A demo de Valkyrie Elisium já está disponível.
Como uma demo, o gameplay está bastante extenso para quem resolver andar por todo primeiro cenário liberado. A princípio é possível ver mais da história da luta de Odin contra Fenrir, o qual o Pai de Todos resolve criar as valquírias pra buscar soldados para lutar e evitar mais uma guerra conhecida como Ragnarok. Na primeira parte da demo funciona mais como introdução aos movimentos básicos de andar, correr, lutar, recursos e usar golpes leves e pesados em combos com direito a enfrentar um boss no fim da parte introdutória.
Gameplay
Ao falar com Odin é dada a primeira missão: ir ao reino ??? para acabar com um exército de mortos-vivos e monstros, a fim de encontrar uma alma que possa se juntar às forças de Odin na Grande Guerra. Nesta demo é possível completar o primeiro cenário disponível em Valkyrie Elysium como capítulos. Já no local da missão, podemos explorar para encontrar baús com itens para encher a vida ou a barra de magia, encontrar gemas e enfrentar inimigos até o objetivo final.
O ambiente é extenso para exploração, o que nos leva a passar umas 5 horas fácil para explorar tudo que tem disponível. Caso resolva ir reto, passa pouco mais de uma hora de jogo. Encontramos inimigos terrestres de dano físico e mágico, mortos-vivos com alta defesa e os que atacam à distância, voadores, de dano mágico e alguns colossais. Para cada qual, vindo juntos ou espalhados, devemos usar o que aprendemos de magia, ataque e combos que podem empurrar inimigos ou usar combos para atrapalhar e esquivar ou defender de ataques inimigos.
Para ter uma batalha melhor, devemos ficar atentos que tipos diferentes de inimigos são mais suscetíveis a alguma arma ou magia. No menu, podemos sempre consultar fraquezas de armas e elementos dos monstros.
Exploração
Como mencionado antes, é possível explorar o cenário além do que é indicado para no trajeto principal. Há lugares de difícil acesso que requer usar habilidades de salto dublo e Soul Chain, que funciona como gancho para alcançar certos locais. Nos baús encontramos gemas variadas, livros de magia, itens de recuperação e também hollow flower???, que são flores que guardam as últimas palavras de falecidos.
Também é possível liberar outros caminhos, que funcionam como atalhos, e facilitar o acesso entre uma parte do cenário com outro que já passamos. Também encontramos missões secundárias pelo caminho que só temos acesso ao retornar para Valhalla ao sair ou completar a missão.
Evolução
Para evoluir a personagem devemos encontrar as gemas que encontramos em baús ou destruindo elementos do cenário e derrotando inimigos para droparem as yellow souls. No menu encontramos a guia Valkyrie onde pede um número de gemas para poder evoluir habilidades dividas em três árvores: ataque, defesa e suporte. Por ser uma demo, apenas algumas habilidades estão liberadas.
As armas podemos evoluir ao encontrar pontos de salvamento e gastar as mesmas gemas e minérios e podemos chegar até o nível 10 com as mesmas e também elas ganham pontos de experiência de proficiência, que influenciam no uso de cada. Ao evoluir os armamentos, novas habilidades únicas ficam liberadas para usar em batalha. Atenção aqui que combos e certas habilidades liberadas só são possíveis no manuseio de cada.
Ao fim do cenário recebemos notas de desempenho nosso ao concluí-lo. Tempo, maior número de combo, uso de itens e dano recebidos influenciam na avaliação. No entanto, é possível completar novamente o ambiente para melhorar o rank e, assim, podermos explorar tudo com calma na primeira rodada.
Visão geral
Valkyrie Elisium possui bons elementos de RPG de ação, mas, a princípio e talvez por ser demo, não possui características que o difere de outros títulos lançados pela Square Enix quanto às batalhas. Lembra a jogabilidade de franquia Nier e evolução no estilo Devil May Cry e ao finalizar um estágio com o rank e a pontuação. Mas ficam por aí as semelhanças, pois o jogo dá um combate dinâmico onde podemos afastar um inimigo, ir até eles de forma rápida, contra-ataques, golpes letais em inimigos enfraquecidos e nocautear algum oponente com uso de magia. Além do possível campo de exploração grande que o game promete com esta demo. E aí, preparado para jogar Valkyrie Elysium?
Valkyrie Elysium chega dia 29 de setembro para PlayStation 4 e PlayStation 5 e em 11 de novembro será a vez do PC, via Steam.