Games e política: o que pensam os candidatos? Parte 3 – Ciro Gomes
Games no PND
Games e política: Ciro – Prosseguindo com 3ª matéria sobre games e políticas a respeito dos candidatos à presidência em 2022, a busca por votos para chegar a presidência só acaba quando contam tudo. Com essa ideia, o terceiro colocado nas pesquisas, Ciro Gomes, busca chegar ao Planalto e quebrar a polarização entre os dois primeiros colocados. E para conquistar o eleitor e seu voto, além dos tradicionais grupos da sociedade (trabalhadores de serviços, trabalhadores da indústria, mercado, professores e demais áreas) os candidatos também voltaram suas atenções ao público gamer. É o nicho que ganhou maior visibilidade desde 2018, bem como os desenvolvedores brasileiros de jogos.
Você pode conferir nossas matérias anteriores, caso não tenha visto:
– Games e Política: o que pensam os candidatos? Parte 1 – Lula
– Games e política: o que pensam os candidatos? Parte 2 – Bolsonaro
Mas antes um breve resumo sobre Ciro Gomes sobre qual a sua atuação na área de games. Como prefeito, governado e ministro, o atual candidato, a princípio, não atuou diretamente em propostas que favorecesse os games, sua indústria e consumidores por atuar em áreas que, na visão do Ciro, eram prioridades à época como a transposição do Rio São Francisco. Mas de 2018 para cá, tem conversado com influencers, desenvolvedores de games e até criou um programa no Youtube, o Ciro Games que abordou o assunto vez ou outra e adequou o seu Projeto Nacional de Desenvolvimento para atender o público gamer como veremos a seguir.
PND e a Indústria de Games
Ciro Gomes, diferente de Lula e Bolsonaro, goste ou não, possui um projeto para desenvolver o Brasil e investir na cultura do conhecimento e indústria. O Projeto Nacional de Desenvolvimento (PND) que foi mandado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não teve espaço em dados para recebe o conteúdo completo do projeto e ficou de fora a parte sobre games. No entanto, durante o programa no YouTube do candidato, Ciro deixa claro que o Brasil é um dos principais produtores de Quartzo, matéria-prima essencial para criar silício, o qual serve para criar componentes eletrônicos e fabricar as ferramentas para desenvolver jogos e baratear o processo de criação.
Ao visitar o site de Ciro Gomes, são apresentadas propostas referente aos jogos e uma das ideias é o “Internet do Povo”, que além de financiar smartphones em 36 prestações sem juros e instalar Wi-Fi grátis em áreas comunitárias das grandes cidades, vai investir “na cultura do conhecimento”, ou seja, para ter mais criadores de jogos e incentivar a criação de novas produtoras, vai oferecer cursos para áreas de youtuber e games. Segundo a proposta, Visa atender um “mercado de trabalho que não para de crescer”.
Outras propostas são:
- Investir em cursos de formação ou técnico para desenvolvimento de games
- Amparar quem trabalha com área em diretos trabalhistas
- Financiamento de startups ou empresas para quem sair da universidade e curso produzir conteúdo.
Estas são as principais propostas de Ciro Gomes tanto para reindustrialização com parte para criação de componentes eletrônicos, movimentar o comércio e atender a demanda do público gamer brasileiro. O que achou das ideias do candidato?