ANÁLISESNINTENDOREVIEWSSWITCH

Análise: Mario Rabbids Sparks of Hope é uma grata evolução

Jogo chega com muitas novidades

Em 2017 nós tivemos o bom e inusitado lançamento de um jogo que misturava a loucura dos Rabbids com o mundo e personagens de Super Mario com uma mecânica de RPG onde lembrava a reconhecida e difícil franquia X-Com. Agora em 2022 temos a igualmente inusitada continuação do jogo chamada de Mario Rabbids Sparks of Hope a qual traremos sua análise aqui.

Como será que esse novo jogo evolui a franquia? Confiram tudo aqui!

A análise de Mario Rabbids Sparks of Hope foi possível graças a um código cedido por sua produtora. O jogo estará disponível exclusivamente para Nintendo Switch a partir do dia 20 de Outubro e conta com legendas em PT-BR.

Para o alto e avante

Mario Rabbids Sparks of Hope começa já deixando bem claro como ficou esse mundo das duas franquias. Aqui temos tanto os personagens de Super Mario como dos Rabbids convivendo normalmente. Digamos que nesse multiverso, isso é algo comum e normal.

E após mais um dia onde coelhos birutas deixam sua marca por onde passam, temos visitantes inesperados que trazem uma espécie de escuridão que é conhecido por Malumbra. Logo em seguida, nossos heróis descobrem que o terrível vilão calamita está atrás dos sparks para conseguir seu poder para si próprio.

Os sparks é uma fusão das clássicas estrelas que vemos no reinado de Rosalina com nossos famosos Rabbids, ou seja, espere junções completamente inesperadas.

E para salvar o universo, agora deveremos viajar pelas estrelas para limpar os planetas infectados de Malumbra e pegar cristais que darão combustível para viajar entre os planetas. Esse esquema lembrou de certa forma a franquia Kingdom Hearts onde contamos com um esquema muito similar.

Um show de comédia

De certa forma, a história de Mario Rabbids Sparks of Hope é o menos importante para o jogo, pois seus grandes destaques vem da comédia proporcionada a cada passo.

Embora o jogo não tenha dublagem, a expressão dos personagens, em especial dos Rabbids, é fabulosa. Aqui destaco o trabalho feito pela Ubisoft em conseguir com as simples expressões dos personagens contar a história assim como explorar os momentos.

E bem, sendo sincero, o jogo possui sim dublagem que fica por conta de seus assistentes robóticos. Temos aqui o retorno BIP-0 que sempre apresenta uma abordagem mais leve e simpática enquanto agora também temos a Gena, uma espécie de realidade virtual que toma conta da nave e é sempre sincera e direta ao ponto. A dublagem de ambos personagens está ótima e dá um show a parte com a constante dualidade.

De resto, temos um milhão de referências da cultura nerd assim como dos mundos das franquias onde sempre tem algo interessante, estranho e engraçado acontecendo. E faço um destaque para a nova personagem Edge que é uma espadachim que lembra muito Cloud de Final Fantasy VII.

Ambientação com novidades

Embora seja chato sempre pontuar a mesma coisa quando faço uma análise de um jogo da Nintendo, temos aqui em Mario Rabbids Sparks of Hope uma certa restrição visual no jogo. Eu vi algumas quedas de FPS quando o mundo era rico em detalhes assim como temos uma limitação de pixels o que traz menos detalhes que seriam possíveis.

Mesmo assim, a Ubisoft conseguiu entregar uma ótima ambientação e ambientes ricos e coloridos, embora seja visível que algumas texturas são bem simples.

Aqui a empresa conseguiu ter mais liberdade criativa ao explorar o universo e mundos completamente novos. Embora tenhamos temáticas similares com os mundos de Super Mario como a fase de areia ou então a fase de gelo, a liberdade criativa fica clara no jogo. Tudo é mais ousado e mais louco de certa forma.

Algo interessante é que os mundos tem duas formas. Ao chegar no mundo pela primeira vez, você verá ele sendo afetado pela Malumbra e estará em decadência. E após se livrar da Malumbra ele volta ao que era liberando novas oportunidades assim como um visual condizente com sua história.

E, por fim, cada mundo traz cavernas, passagens escondidas e mais. Existem designs muito bacanas e surpresas inesperadas que remetem a outros jogos da própria Nintendo.

Sparks dá brilho ao gameplay

Agora entrando na parte da análise de seu gameplay, Mario Rabbids Sparks of Hope traz basicamente o que vimos no primeiro jogo, mas com novidades pontuais e cruciais.

Primeiramente, temos novos personagens. Cada personagem seja do mundo do Mario ou dos Rabbids tem um tipo específico. Ele pode ser healer, pode ser equilibrado, de curta distância, longa distância e por aí vai. Com novos personagens, temos novas formas de abordar o campo de batalha ao mudar ainda mais sua equipe.

Inclusive aqui fica uma pequena nota triste onde seria muito bom fazer uma equipe cheia de personagens e obliterar os inimigos ao invés de ter que optar entre alguns poucos personagens.

E bem, continuando, aqui temos a grande novidade que são os Sparks. podendo equipar mais de um por vez, é muito legar ver as infinitas possibilidades de combinações. Existem Sparks de fogo, de água, elétricos, de vento, que dão dano único, que dão dano de área, que te deixa invisível, que repele o dano e por aí vai.

A possibilidade de opções é gigantesca sendo que é possível mudar eles antes da batalha. Isso aliado com um campo de batalha “vivo” e cheio de oportunidades, deixa cada luta única.

De resto o jogo continua o mesmo onde existe uma movimentação por turno de cada personagem e é possível trabalhar em equipe para alcançar lugares mais longes. De forma geral a mobilidade melhorou muito e está mais prazeroso lutar no jogo.

E ainda tem mais

E não ache que o gameplay de Mario Rabbids Sparks of Hope para por aí. Além das opções de campo de batalha, assim como a utilização das habilidades únicas de cada personagem, é possível evoluir tanto os personagens como os Sparks.

Ao ganhar batalhas e subir de nível você conseguirá cada vez mais estrelitas que servem para aumentar o nível dos Sparks como os personagens subirão de nível ao mesmo tempo podendo desbloquear novas habilidades ou fortalecendo áreas chaves deles.

Adicionalmente, o jogo agora conta com moedas planetárias, ou seja, cada planeta terá seu próprio dinheiro onde para completar cada mundo 100% você terá que vender diversas lutas e completar diversos tipos de desafios. É importante dizer que a grande maioria dos itens são cosméticos ou então lhe dão algum tipo de informação, mas isso estende muito a vida útil do jogo.

De certa forma, eu tive aqui um sentimento similar ao que tive ao jogar Mario Odyssey onde a exploração era sempre recompensada.

Conclusão

Chegando ao fim desta análise, posso afirmar com tranquilidade que Mario Rabbids Sparks of Hope é uma excelente pedida para os fãs do primeiro jogo, assim como para os fãs desse estilo de RPG estratégico assim como de quem gosta de dar boas risadas.

O jogo evolui lindamente as mecânicas apresentadas em 2017 entregando mais possibilidades e combinações, assim como um fator exploração sensacional.

Essa análise de Mario Rabbids Sparks of Hope segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Uma excelente continuação

Visual, ambientação e gráficos - 8.5
Jogabilidade - 9.5
Diversão - 9.5
Áudio e trilha-sonora - 8

8.9

Ótimo

O jogo evolui lindamente as mecânicas apresentadas em 2017 entregando mais possibilidades e combinações assim como um fator exploração sensacional.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo