NOTICIASANÁLISESPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Ghostbusters Spirits Unleashed é nostálgico e divertido

Nostálgico, divertido e infelizmente repetitivo.

Desenvolvido e publicado pela IllFonic, Ghostbusters Spirits Unleashed é um game baseado em um filme clássico dos anos 80 onde nos uniremos a outros 3 jogadores para caçar um quinto que fará o papel de fantasma – ou seremos ele. Será que a ideia e a nostalgia vão convencer? Venha conferir o que achamos em nossa análise de Ghostbusters Spirits Unleashed!

O game está disponível para PS4 e PS5, Xbox One e Series e PC via Epic Store e conta com legendas e interface em PT-BR.

Quem você vai chamar?

A princípio, por se tratar de um game focado no multiplayer, é de se esperar que sua história seja fraca ou quase nula. Pois bem, Ghostbusters Spirits Unleashed consegue não se enquadrar nem em um e nem no outro. O game possui uma história e definitivamente não é fraca, mas sim, é limitada.

Começamos o game vendo um rosto já familiar: Winston, interpretado por Ernie Hudson. Ele caminha lentamente no edifício dos bombeiros, sede do escritório dos caça fantasmas, enquanto o mesmo vai sendo reconstruído em volta ao estilo timelapse. Posteriormente, encontramos um segundo rosto conhecido: Ray, interpretado por Dan Aykroyd.

Eles estão tentando reviver a equipe dos caça fantasmas e voltar a sua antiga glória. Para isso, estão contratando novos recrutas e é aqui que nós entramos. Como mais novo recruta da equipe, ficamos responsáveis por atender os chamados enquanto Ray, Winston e outros nos guiam. A história evolui conforme avançamos de nível no game e a cada estágio atingido, vemos novas cutscenes e diálogos com os personagens principais.

Ghostbusters Spirits Unleashed é bonito e limitado – Análise

Visualmente Ghostbusters Spirits Unleashed traz gráficos e cenários bonitos e caricatos. Assim como no filme, o jogo é mais cômico e colorido do que sombrio. Os modelos dos personagens e fantasmas não ficam de fora. Contando com animações fluidas e movimentos faciais quase perfeitos. Outro destaque fica nos efeitos especiais, em especial a arma de partículas e a armadilha fantasma. O efeito do raio prendendo os fantasmas assim como deles sendo sugados pela armadilha são idênticos aos filmes.

Uma parte interessante é que conforme o grau de assombração do local sobe, o cenário vai se modificando. Ficando cada vez mais sombrio e gosmento, representado as cores do fantasma no ambiente e o nível de assombração. Na prática o efeito é apenas visual, mas não deixa de ser um detalhe bem interessante. Infelizmente, senti que essa qualidade teve um custo em sua performance. Em alguns momentos o game sofreu com quedas nos frames e pequenas travadas.

Assombrar ou ser assombrado

Ghostbusters Spirits Unleashed é um jogo 4×1 onde podemos jogar como caçadores ou fantasma. O segundo só fica disponibilizado ao atingirmos um certo nível, que é possível em poucas partidas.

Como caçador, precisamos não apenas capturar o fantasma, mas também localizar e fechar 3 fendas dimensionais. Essas enquanto existentes permite que o fantasma ressurja sempre que capturado. Para isso, utilizamos um aparelho chamado PKE capaz de detectar energias psicocinéticas indicando a localização do fantasma e das fendas. Porém, existe uma distância mínima para detecção, sendo necessário correr pelo mapa até o aparelho emitir um sinal. Fechadas todas as fendas, resta apenas localizar e capturar o fantasma usando nosso lançador de partículas e nossa armadilha fantasma.

Uma outra função do caçador é a de acalmar os civis. Enquanto caçamos, o fantasma tentará assustar o máximo de pessoas possíveis até que elas entrem em pânico ou fujam do local. Nesse estado eles podem até nos atrapalhar empurrando e bloqueando o caminho. Precisamos tentar falar com essas pessoas realizando um pequeno mini game.

Quando não em missão, podemos explorar o quartel general e interagir com os personagens. Conforme avançamos de nível geral e das armas, liberamos novos equipamentos e personalizações. Infelizmente essa variedade é bastante limitada – pelo menos no momento – especialmente os equipamentos sendo apenas 3. O que pode ser facilmente contornado com lançamentos futuros.

Pique-esconde fantasmagórico

Como já mencionado, assumindo o papal de fantasma devemos assustar as pessoas e assombrar os locais. Para isso precisamos usar nossa energia espectral para dar sustos e possuir objetos. Existem duas formas de assombração, uma em que o objeto fica se movendo e fazendo barulho de forma independente. Outra é nós mesmos ao tomar o controle do objeto. Isso é extremamente útil para nos escondermos e recarregarmos energia. Porém, devemos tomar cuidado para não chamar atenção ou sermos detectados pelo PKE dos caçadores.

Para concluir nosso objetivo com mais facilidade, será necessário escolher bem onde esconder as fendas dimensionais. Cada vez que somos capturados, perdemos uma, e caso nos peguem quando todas estiverem fechadas, é fim de jogo. Além disso, é possível encontrar pontos específicos do mapa através de portais que só aparecem para o fantasma. Utilizar tudo isso será extremamente necessário pois ao completarmos nossa assombração do local, é preciso fugir por um tempo para concluir a vitória.

Assim como caçador, também temos um lobby para o fantasma chamado de mundo espiritual. No entanto, as interações aqui são bem limitadas, sendo a personalização a única realmente útil. O desbloqueio delas se dá pelo nosso nível geral ou do fantasma que utilizamos. Porém, assim como nos equipamentos dos caçadores, essa variedade é limitada, sendo mais efetiva entre os fantasmas principais do que em suas variações.

Uma mistura de mistério e comicidade

Para quem conhece, Ghostbuster é um filme que mistura o sinistro com o cômico. Brilhantemente inspirado nisso, o game conseguiu entregar a mesma pegada. Com uma música que mescla o mistério com a piada, Ghostbusters Spirits Unleashed acerta precisamente em sua trilha sonora. Talvez o incauto possa se iludir imaginando que por ser um jogo de caçar fantasmas, ele possa trazer algum terror, mas aqui a pegada é zero. Para esses casos recomendo o game Phasmophobia, mas já vá com o coração preparado.

Outro aspecto que o game foi bem feliz é em sua dublagem. Seja nas cutscenes, seja no meio da partida, a conversação dos personagens convence bastante. O ponto fraco fica nas interações com os NPCS. Inicialmente o personagem falando com os civis até que é divertido, mas depois de 3-4 conversas, fica nítido como esse diálogo é repetitivo. Vi muito disso no game Payday, quando respondemos os pagers dos policiais. Começava de uma forma divertida, mas rapidamente caia na repetição. Isso não é necessariamente uma pedra no game, porém é um detalhe que não me passou despercebido.

Conclusão de nossa análise de Ghostbusters Spirits Unleashed

Concluindo nossa análise, tenho que admitir que estou com o coração dividido. Por um lado, encontrei um game extremamente divertido e nostálgico. Mas por outro um material bastante repetitivo e limitado. Isso porque ele não apenas possui poucos cenários como se limita a duas modalidades apenas, caçador ou fantasma. Mesmo assim, sua história é divertida e consegue cativar, deixando o jogador curioso com o seu desfecho.

Somado a isso temos visual e áudio caricatos e bem-feitos, o que ajuda bastante, porém poderiam dar uma melhorada em sua otimização, visto que em alguns momentos a queda de desempenho atrapalhou no jogo em si. Ainda que limitado, sua jogabilidade consegue prender por um tempo razoável, o que eu considero justificar o valor investido, mas não acredito que o game, se não possuir alguns bons adendos no futuro, possa se manter.

Essa análise de Ghostbusters Spirits Unleashed segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Um jogo com altos e baixos

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 6
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 8

7.3

Bom

Ghostbusters Spirits Unleashed é um game bastante divertido e bonito, porém limitado. Quem o adquirir com certeza vai se divertir bastante, mas não acredito que tenha uma vida muito longa se não for lançado mais conteúdos com alguma frequência.

User Rating: Be the first one !

Guilherme Segal

Apaixonado por games desde o Atari. Curte tanto PC que possui quase 800 jogos na Steam. Mas ainda acha que os games de hoje em dia não possuem o mesmo charme dos antigos, motivo pelo qual ainda joga Heroes of Might and Magic 2 até hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo