A Sinfonia de Games trouxe a combinação perfeita de nostalgia e arte
Estávamos lá! Veja tudo que aconteceu.
Quando falamos sobre jogos, é inegável comentar sobre seu áudio, principalmente uma vez que a nota de nossos reviews costuma levar em consideração a qualidade do áudio. Porém, algo ainda mais profundo que costumamos comentar seja em análises, rodas de amigos ou até mesmo nos grupos do famigerado Whatsapp é a trilha sonora. Levando a importância das trilhas sonoras para os jogos, a Osquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) trouxe para a capital paulista a Sinfonia de Games. Um evento musical que ocorreu entre os dias 17, 18 e 19 de novembro na Sala São Paulo ao lado da estação Júlio Prestes.
Sobre a regência de Wagner Polistchuck vestido a rigor com um cosplay do icônico Sephiroth de Final Fantasy VII, também tivemos a atuação do Coro Acadêmico da Osesp e a soprano Érika Muniz.
A sinfonia acertou em cheio o coração dos fãs com a abertura trazendo uma melodia produzida com referência ao consagrado Pong, Space Invaders e Donkey Kong da época que o Mario era conhecido por Jumpman. Entre as sessões musicais, o regente contava um pouco sobre os jogos juntamente de sua própria experiência neste mundo, trazendo uma conexão ainda maior entre o público e a sua sinfonia, fazendo com que todos pudessem ver que era algo feito de fãs para fãs. Por eu ter ido no sábado, não pude conferir a apresentação da jornalista especializada em games Carol Costa.
Durante a apresentação tivemos diversas trilhas sonoras grandiosas que se mostraram ainda mais incríveis por estarem sendo tocadas ao vivo. Alguns exemplos que posso citar são as soundtrack de Legend of Zelda, Pokémon (com direito a música do Jigglypuff e apresentação da Equipe Rocket), Mario, Uncharted 2, World of Warcraft, Fortnite, Kingdom Hearts, Hades, Ori Will of the Wisps, The Last of Us, Resident Evil e, para o encerramento, uma fantástica versão do aclamado One-winged Angel que é o tema de Sephiroth do Final Fantasy VII. Mais precisamente foi a versão do filme Advent Children.
Como todo bom jogo que traz um chefe secreto, a Sinfonia de Games não seria diferente e trouxe um encerramento secreto com a música tema de um dos principais candidatos a GOTY, o imersivo e desafiador Elden Ring.
É difícil não se emocionar em meio da sinfonia, principalmente quando tocavam algum tema que marcou a minha vida gamer. Realmente foi uma honra poder estar presente e fazer cobertura de algo tão intimista para os fãs de jogos eletrônicos. Se tiverem a oportunidade de conferir o próximo concerto, não a percam porque realmente é uma experiência incrível.