REVIEWSANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4SWITCHXBOXXBOX ONE

Análise: Persona 3 Portable remasterizado traz o clássico RPG numa versão ainda mais atrativa

A dark hour está chegando! Prontos para enfrentar as shadows?

Persona 3, lançado originalmente para PlayStation 2 em 2006, é um jogo de RPG eletrônico desenvolvido pela Atlus. Mais tarde, o jogo recebeu uma versão denominada Persona 3 FES que trouxe consigo uma história a mais após o final original, mas as versões não pararam nessa, pois logo depois de alguns anos foi lançado o Persona 3 Portable para o saudoso PSP. E, agora, estamos nessa análise para falar de Persona 3 Portable lançado para Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC via Steam.

Após inúmeros lançamentos, será que o jogo envelheceu bem? Continue lendo essa análise para descobrir.

O conteúdo foi feito graças a um código de Playstation 4 cedido pela Atlus. Persona 3 Portable não tem legendas em pt-br.

Uma hora além das 24h que conhecemos

Persona 3 Portable tem o plot que gira em torno de um horário que ocorre após a meia noite, onde nenhuma pessoa consegue notar a sua existência. Com o nome de hora sombria (dark hour), neste momento específico todas as pessoas são substituídas por caixões e criaturas malignas chamadas de shadows surgem para percorrer o mundo. Ao menos o certo era que ninguém tivesse conhecimento sobre isso, porém, pessoas com capacidade de invocar um poder chamado de Persona são capazes de interagir neste horário.

Temos como protagonista um estudante transferido que por conta de um atraso no trem acabou chegando exatamente a meia noite na estação que iria descer. Por algum motivo desconhecido, ele pode interagir com a dark hour e chega no dormitório durante esse horário, onde foi recebido por uma criança misteriosa que o fez assinar um contrato. Esse é só o começo dessa intrigante história repleta de personagens marcantes e eventos memoráveis.

Apesar dessa versão “portátil” trazer um estilo muito mais próximo de visual novel por conta das limitações que o PSP tinha na época, Persona 3 Portable não perde tempo em diálogos demasiadamente longos. Ele entrega uma história coesa e que envolve o jogador do começo ao fim.

Análise Persona 3 Portable

Um dungeon crawler desafiador

Persona 3 Portable coloca o jogador numa torre chamada de Tartarus que surge apenas durante a Dark Hour, onde ele terá que subir até o topo dela. Entretanto, o caminho não será fácil por conta dos inúmeros shadows que surgem durante o percurso, mas felizmente o protagonista contará com vários aliados que também são usuários de Personas.

O sistema de combate é um destaque deste jogo. Ele é baseado em turnos, e o jogador tem a capacidade de invocar seus próprios Personas para lutar ao seu lado. Cada Persona tem suas próprias habilidades e atributos, e o jogador pode combinar diferentes Personas para criar estratégias de combate eficazes e explorar a fraqueza de seus inimigos. Além disso, você tem a capacidade de personalizar seus Personas, fazendo-os evoluir e adquirir novas habilidades.

Nos dias especificamente de lua cheia, somos transportados para dungeons mais diversificados onde teremos bosses desafiadores à nossa espreita, fazendo com que a escalada do Tartarus tenha sido apenas um aquecimento para o real desafio.

Análise Persona 3 Portable

Simulador de vida escolar

A jogabilidade de Persona 3 foi bastante inovadora quando a primeira versão foi lançada, pois combina elementos de RPG tradicionais com elementos de simulador de vida. O jogador tem que equilibrar sua vida escolar e suas atividades sociais com sua luta contra seus inimigos. Isso inclui fazer amizades com outros personagens, participar de atividades extracurriculares e se envolver em relacionamentos românticos. Todas essas atividades têm um impacto direto na história e na jogabilidade, fazendo com que seus Personas fiquem mais poderosos ou que você tenha status sociais mais elevados que permitem desbloquear ações inéditas.

Persona 3 Portable traz consigo a opção de escolher entre o protagonista masculino e a protagonista feminina, fazendo mudanças significativas na história e seus enredos sociais, como as pessoas que fazem amizade, a história com esses personagens e as possibilidades de relacionamento. Por mais que o plot central seja o mesmo, há diversas modificações muito bem trabalhadas.

Análise Persona 3 Portable

Gráficos e trilha sonora

Persona 3 Portable traz consigo gráficos do PSP que foram remasterizados, tirando totalmente o serrilhado e ficando extremamente agradáveis para serem jogados na geração atual. Além disso, os personagens que ficam nos cenários estão com o visual mais caprichado, uma vez que na versão do PSP podíamos ver poucos detalhes deles. Os menus também se mostram em qualidade superior e as cutscenes em animação foram renderizadas de maneira majestosa, deixando elas realmente numa qualidade full HD.

Infelizmente o jogo está longe de ser equivalente a versão do PS2, onde podíamos caminhar pelos cenários e ver os personagens executando ações. Por terem trago a versão do PSP, temos apenas descrições de suas ações e o sprite deles conversando nos cenários, fazendo com que o jogo tenha algumas características de visual novel.

Sobre o áudio não há muito o que falar, pois a remasterização ficou perfeita. E como adicional podemos optar entre o áudio japonês e o inglês. Além disso, a trilha sonora de Persona 3 é extremamente marcante, ainda mais nessa versão em que podemos optar entre o protagonista masculino e a protagonista feminina, onde a diferença traz consigo uma trilha própria.

Conclusão da análise de Persona 3 Portable

Terminando essa análise de Persona 3 Portable, quero enaltecer como esse RPG consegue ser fantástico em sua narrativa e jogabilidade que traz consigo grandes desafios e diversas reviravoltas. Por mais que tenha vindo em sua versão portátil, o jogo ainda se destaca por completo na qualidade e traz aquele refresco na memória do auge da série Persona, fazendo com que os fãs se lembram do primeiro jogo que fez a série se desvincular de Shin Megami Tensei. Persona 3 Portable é totalmente indicado para quem nunca o jogou e também para aqueles que desejam matar as saudades.

A análise de Persona 3 Portable segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Essa é a melhor chance de jogar esse incrível RPG

Visual, ambientação e gráficos - 8.5
Jogabilidade - 9
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10
Enredo - 10

9.5

Maravilhoso

Persona 3 Portable é um RPG incrível que traz consigo a maior revolução que a série Persona já trouxe dentro da saga Shin Megami Tensei. É um jogo essencial para todos os fãs de RPG.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo