NOTICIASANÁLISESHARDWAREPCREVIEWSTop Ultimaficha

Análise: NVIDIA RTX 2080 em 2023, vale a pena?

Se fosse julgar só pelo design da Founders Editions, vale muito a pena, né?

2023 chegou e o problema de estoque de GPUs ficou no passado. A disponibilidade de placas nas varejistas, sejam das gerações atuais ou antigas, está normalizada. E o mercado de usados voltou a ter preços melhores, fora a loucura da falta de chips. Dito isto, será que a RTX 2080 ainda vale a pena em 2023?

Esta análise só foi possível graças a uma unidade da NVIDIA RTX 2080 Founders Edition (não vendida oficialmente no Brasil) emprestada pela NVIDIA. Pequenas variações de desempenho podem ocorrer de modelo para modelo e também dependendo da configuração que ela está inserida. Em nosso caso, deixaremos todas as configurações desta máquina e de outras usadas nos gráficos no link abaixo.
Link: https://docs.google.com/document/d/154UH9m6zBkBTnC49DJkp_IeW22tWHmIP1njHUG-lNGY/edit?usp=sharing

DESIGN E CONSTRUÇÃO

Mais uma vez fomos privilegiados em receber um modelo de referência. Depois da RX 6800 da AMD, agora a NVIDIA nos alegra com esta RTX 2080 Founders Edition. Na minha opinião, o design mais bacana de todas as Founders Edition já lançadas pela NVIDIA. Tanto as RTX 20 originais quanto as RTX 20 SUPER, que tinha detalhes brilhantes, são as placas de referência mais legais que já existiram.

Mas o que importa não é só beleza, para muitos inclusive é irrelevante. Em termos de qualidade de construção, a RTX 2080 Founders é impecável. Seguindo uma construção industrial, extremamente bem acabada, encaixes perfeitos e bastante metal empregado, inclusive na área do backplate. A placa inclusive é pesada e bem densa.

Por ser uma série 20, a 2080 conta com entrada USB-C para vídeo, coisa que a NVIDIA retirou já na série 30. Além da USB-C, a placa conta com 3 Display Port 1.4 e uma HDMI 2.0B. Para alimentar a placa são necessários 1 conector PCIE de 6 pinos e 1 conector de 8 pinos.

Em termos de tamanho a RTX 2080 Founders Editions ocupa 2 slots e possui 267mm (26,7cm) de comprimento. Pequena e compacta perto da atual série 40 da própria NVIDIA. Para fechar, a NVIDIA recomenda uma fonte de 600W para uso da placa.

DESEMPENHO

Fizemos um apanhado de testes, desde benchmarks sintéticos, jogos com benchmark interno e jogos sem benchmark interno, onde pegamos a média de quadros durante uma sessão de gameplay. Todos os jogos foram analisados em 1080p e em 4K.

Você pode conferir todas as máquinas e configurações usadas neste comparativo clicando aqui, caso queira saber algumas informações além do que vem resumidas nos gráficos.

BENCHMARKS SINTÉTICOS

JOGOS COM BENCHMARKS INTERNOS

JOGOS COM SESSÕES DE GAMEPLAY LIVRE

REFRIGERAÇÃO – Análise RTX 2080 em 2023

O design de referência da NVIDIA para a série RTX foi o primeiro a seguir esta linha de duas ventoinhas. Antes o padrão eram os coolers blower, aqueles na ponta da placa que jogavam o calor quente para fora do gabinete. Eram barulhentos e não tão eficientes quanto as Founders Edition atuais.

Usando o perfil padrão do cooler, sem alteração via software, jogando em 1080p e 4K, você não vai ter problemas com temperatura ou barulho.

Em benchs sintéticos, tentando isolar a temperatura ambiente do Hell de Janeiro, com o ar condicionado mirando os 24 graus, a placa ficou na casa dos 60-63 graus com o perfil padrão ventilação. Me refiro ao perfil padrão pois a maior parte dos compradores só quer instalar e jogar, e não perder tempo fazendo tweaks.

CONCLUSÃO

Passada a confusão pós pandemia, onde o preço de semicondutores foram nas alturas e afetaram diretamente todo o mercado de hardware de PC, podemos agora fazer análises muito mais normais em relação ao preço.

A RTX 2080 foi lançada no final de 2018. Este ano ela vai completar 5 aninhos. Diferente da 2060, a 2080 não é fácil de ser encontrada como nova, no varejo. Já nos sites de venda de usados tem aos montes, flutuando entre 1700 e 2300 reais, numa rápida pesquisa na OLX e MercadoLivre. Este é exatamente o intervalo de preço da RTX 3060 12GB, que aparece em nosso comparativo.

Em questão de desempenho, a RTX 2080 se sai superior a RTX 3060 em todos os cenários, vários deles com folga. Com isso fica o questionamento: investir em uma RTX 3060 12GB lacrada, na garantia ou garimpar uma RTX 2080 semi nova, bem cuidada?

Isso mostra a força da RTX 2080 em 2023. Uma placa extremamente relevante e com boa quantidade de VRAM, 8GB GDDR6, perfeitamente usável por mais algum tempo.

Falando da placa em si, um modelo Founders, é uma excelente GPU, construção e design industrial que me agradou demais e desempenho de sobra para 1080p, sendo viável o 4K60 em alguns jogos. Na pior das hipóteses o 4K30 é quase garantido, sem ray tracing.

Em resumo: se você tem uma RTX 2080, não precisa ficar ansioso em sair fazendo upgrade, ainda mais se teu foco não é Ray Tracing e 4K60+ fps. Se você tem uns 2 mil reais para fazer upgrade, pode pensar em ter um produto mais novo, com garantia ou um mais antigo, semi novo e mais forte. A RTX 2080 se provou forte e relevante em 2023!

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO EM 2023: OURO

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo