NOTICIASANÁLISESHARDWAREPCREVIEWS

Análise: AOC GK500, bom teclado abaixo dos R$300

RGB com iluminação individual por tecla, switch blue, desempenho bacana e apoio de punhoincluído

Teclados mecânicos estão cada vez mais similares ao mundo dos smartphones. Você consegue ter um teclado mecânico básico, a partir de 200 reais. Mas também pode ter um modelo bem entusiasta onde o valor passa bem facilmente dos 1000 reais. Se for personalizar cabo, keycaps e afins… o céu é o limite. O AOC GK500 tenta ser uma opção de entrada, entregando bem mais do que a média, custando menos de 300 reais. Se é possível ou não, você verá nesta análise.

Análise: Teclado Logitech G915 TKL

Esta análise só foi possível graças a uma unidade do AOC GK500 enviada pela AOC para análise. Eles estão lendo esta resenha junto com vocês.

CONSTRUÇÃO – Análise AOC GK500

Você não precisa comprometer seu limite do cartão de crédito para ter um teclado mecânico construído em metal. O GK500 traz uma sólida construção em metal, com plástico na base, acabamento nas extremidades cromado. O teclado não flexiona, mesmo fazendo força, mostrando sua boa construção. As keycaps são de ABS e possuem impressão double shot.

Na base do chassi do teclado temos dois pézinhos que só possuem uma posição. Você usará ele 100% plano ou em uma posição mais elevada. Acima das teclas ‘F’ temos um cabo soldado (2023 AOC…), que pelo menos é todo trançado e bem longo, com 1,80m de comprimento. Este cabo fica bem centralizado.

O teclado acompanha um apoio de punho, todo em plástico e que se encaixa com o teclado de forma magnética. Basta aproximar que ele vai grudar direitinho, simetricamente.

DESIGN – Análise AOC GK500

O GK500 é extremamente simples quando desligado com o chassi numa cor preta, meio brilhosa. Inclusive o acabamento da cor poderia ser melhor, traz uma sensação de produto mais baratinho. O único detalhe fica para a impressão AOC logo acima das setinhas.

Outro corte de custos fica para a sinalização das teclas NUM LK, CAPS LK e SCR LK. São 3 leds, bem vermelhões e em formato de pequenas bolinhas. Não sei explicar, mas a sensação olhando para essa sinalização é a mesma de olhar para a pintura do chassi.

Suas keycaps também são na cor preta, com acabamento fosco. Tanto o acabamento da cor como a fonte usada na impressão me agradam. O que eu gostaria aqui é que a iluminação das teclas ressaltasse mais os dígitos secundários. Pelo menos eles são vazados e recebem uma parte da iluminação, mas não de forma forte e clara como o principal símbolo de cada keycap.

Se você curte RGB, este modelo tem iluminação individual por teclas e vasta personalização através do software AOC G-Tools App. Temos vários efeitos predefinidos pelo programa, além de poder trocar individualmente a iluminação e comportamento das teclas.

DESEMPENHO DO SWITCH OUTEMU BLUE

O modelo que recebemos, além de ser nacionalizado com o padrão ABNT2, veio com switches Outemu blue. A Outemu já está no mercado há anos, equipando teclados de diversas fabricantes e teclados dos mais baratos até os mais caros. É um switch consolidado e validado.

No caso do blue ele entrega o que se espera. Bastante barulho (ou música para quem curte), retorno tátil audível e sensível e bastante precisão. Quando eu digo retorno tátil audível é porque você consegue ouvir o switch sendo acionado e logo depois quando a tecla retorna.

Os switches do GK500 possuem excelente ativação, quase sem necessitar pressão/força para tal. Para quem joga competitivamente, é uma excelente opção. Se você usa ele de uma forma mais mesclada, com muita digitação e produtividade, principalmente em um ambiente mais silencioso e com outros por perto, pode ficar um pouco incomodo para os outros.

CONCLUSÃO – Análise AOC GK500

A AOC criou uma opção bem interessante para o mercado nacional, dando um bom início ao seu lineup de produtos aqui no Brasil. O GK500 é um teclado de tamanho completo, com RGB individual em cada tecla, boa construção, design simplista (principalmente com iluminação desligada), descanso de punho, layout ABNT2 e switches Outemu. Tudo isso na casa dos 300 reais.

O preço é um acerto, ainda mais levando o nome AOC estampado, marca consolidada e tradicional em diversos outros setores, como o de monitores.

Para quem joga, o teclado como um todo se comporta muito bem, em especial os Outemu blue. Se você vai usar em um ambiente de escritório, pergunte se todos vão ficar confortáveis com o altíssimo ‘tec tec tec tec tec’. Se vai usar em casa, onde seu parceiro/parceira/pai/mãe dormem enquanto você joga de madrugada, fique ligado também. O barulinho é gostoso para quem curte, mas irritante para os demais.

O design é OK, algumas escolhas na pintura e em algumas coisas como os LEDs de teclas ativadas não me agradam, mas no geral é um ótimo teclado, ainda mais pelo preço e por acompanhar um descanso de punho na caixa. Descansos de punho dos mais genéricos, minimamente decentes, não saem por menos de 50-100 reais, dependendo do tamanho do seu teclado.

Clique aqui para comprar o AOC GK500 no nosso link parceiro

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: OURO

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo