Análise: Saga of Sins comete alguns pecados
Nenhum destes pecados é capital, mas precis pedir perdão do mesmo jeito.
A princípio, Saga of Sins traz o tema da luta da humanidade contra os 7 Pecados Capitais. Mas a luta aqui está um pouco diferente, pois o protagonista tem que encarnar feras demoníacas para combater os pecados. Então venha conosco, nesta jornada de redenção e descobertas dos pecados que este jogo possui.
Esta análise só foi possível graças a uma cópia digital de Saga of Sins, gentilmente cedida pela editora Just for Games, para a versão de PC, via Steam.
Sobre Saga of Sins
Saga of Sins é um jogo de ação e tiro, em aventura arcade 2D sobre plataformas, contendo elementos de RPG. Em outras palavras, é um jogo de plataformas que o jogador dispõe de pulos e tiros para poder vencer as fases. E antes de iniciar a próxima fase, pode fazer upgrades nos poderes. Logo mais abaixo explico melhor.
A premissa é que o jogador é Cecil, um clérigo que adquire o estranho poder de entrar na mente das pessoas, transformando-se em quatro criaturas demoníacas únicas. A sua missão é combater os pecados mortais que assolam dos aldeões e libertar a aldeia infestada de pragas de Sinwell.
Por último, venho parabenizar aos desenvolvedores da Bonus Level Entertainment, por trazer ao jogo uma legenda em PT-BR praticamente perfeita. Ao contrário do que se espera, este jogo não comete este pecado.
Os pecados que não cometeram
Primeiramente, quero parabenizar aos desenvolvedores pelo belo espetáculo proporcionado visualmente e pela ousadia no formato entregue. Em Saga of Sins, temos uma visão peculiar do jogo: é como se estivéssemos vendo um vitral de igrejas do século XIV ao século XVI, com um um toque de inspiração no pintor holandês Hieronymus Bosch (1450-1516). Por isso, não se assuste ao ver que as bordas do jogo pareçam embaçadas, mas pense que você está vendo através de um vitral.
Do mesmo modo, a HUD de pausa e upgrade do jogo estão maravilhosamente lindas. Os itens do menu estão visualmente bem apresentados e se você admira belas artes, passará um bom tempo admirando as telas e tirando prints.
Apesar que já mencionei acima, o jogo está totalmente legendado. E a legenda também merece o seu destaque. De uma forma que encaixe completamente com a cena, as legendas são apresentadas em formato de papiro, com uma fonte bem fácil de ler. Por fim, os diálogos estão bem traduzidos: Até o momento, não achei nenhum erro que ofenda a nossa língua portuguesa.
Os pecados que cometeram
Contudo, fico chateado em informar que o melhor que o jogo tem a oferecer é a parte gráfica. Saga of Sins apresenta alguns problemas que me incomodaram bastante, no qual citarei abaixo:
Jogabilidade
Nas últimas análise que escrevi, evitei ao máximo ou não fiz comparação na análise com algum jogo anteriormente lançado. Contudo, será inevitável desta vez. Saga of Sins é inspirados nos jogos arcades antigos. Comparando com o que eu joguei, o jogo se assemelha demais a Megaman clássico.
De maneira idêntica ao jogo do robozinho azul, o protagonista tem poderes baseados na forma demoníaca que está no momento, e todos são ataques de projétil. E o movimento de Cecil é bem lenta. Só que as fases do jogo não são.
Em vários momentos, sofri dano injusto, por causa do desafio da fase, ocasionando até mortes injustas. Com o tempo, essas dificuldades vão diminuindo, mas precisa de perseverança do jogador. Em outros momentos, tive problema de input do controle, aonde Cecil não executava o comando que pressionava. Por fim, teve alguns momentos em que a dificuldade proposta na fase exige algo fora do comum, alternando a dificuldade do jogo constantemente: tem momentos que é super fácil, porém tem momentos que é super difícil.
Para exemplificar melhor o que falei, tudo o que citei acima ocorreu no vídeo abaixo:
Sons e efeitos sonoros
Raramente eu vejo problemas em efeitos sonoros e sons. Todavia, Saga of Sins consegue variar muito neste quesito. Enquanto exploramos com Cecil, a música é agradável e suave. Mas quando começa a fase, existem variações excessivas, trazendo um grande desconforto.
Os efeitos sonoros são bem genéricos, chegando a incomodar em algumas transformações. Quando está com pouca vida, um efeito de batida de coração fica nos alertando que estamos “morrendo”, só que juntando com tudo o que acontece na cena, é irritante. Por fim, quando está encerrando a fase, um barulho intenso começa, trazendo uma sensação de urgência desnecessária. Para motivos de comparação, esta sensação é tão ruim (talvez até mais) quando você deixa o Sonic morrer sem ar nas fases aquáticas.
Backtrack desnecessário
Para quem não sabe o que é backtrack, vai aqui uma pequena explicação:
Backtracking é uma situação do game aonde o jogador precisa voltar à locais já visitados previamente, para assim poder avançar na aventura.
No caso de Saga of Sins, não contarei isso como um pecado, pois é totalmente opcional, porém eu preciso ressaltar a existência. Não é obrigatório voltar nas fases para progredir no jogo e de forma “normal”, finaliza o jogo sem precisar voltar. Porém, se quiser descobrir todos os segredos e mistérios do jogo, inevitavelmente terá que revisitar várias fases.
Mais uma vez, ressalto que é opcional. Só que acaba estendendo o jogo além do que precisaria.
Considerações finais de Saga of Sins
Saga of Sins traz boas ideias, e até mesmo um tema bem peculiar, mas falha na sua jogabilidade. A sonoplastia do jogo tem problemas que incomodam a curto e longo prazo. E a dificuldade do jogo varia muito durante a gameplay, sendo alguns momentos extremamente fáceis a outros extremamente difíceis, e muitas vezes a dificuldade ocorre pela limitação dos movimentos do personagem.
Por fim, quero dizer que o jogo não é ruim. Apesar dos seus problemas visíveis, Saga of Sins tem muito da jogabilidade arcade retrô. Felizmente o jogo não possui sistema de vidas e continue, ou seja, você pode tentar o quanto quiser até finalizar o jogo. Só precisa ter a paciência devida para isso.
Saga of Sins será lançado dia 30 de Março de 2023, para Playstation 5, Xbox Series X|S, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC (via Steam).
Essa análise de Saga of Sins segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.
Saga of Sins
Visual, ambientação e gráficos - 9.5
Jogabilidade - 5.5
Diversão - 6
Áudio e trilha-sonora - 6.5
6.9
Mediano
Saga of Sins é um jogo de ação em plataformas, voltado aos jogos arcades retro. Possui alguns problemas no geral, mas isso não o torna um jogo ruim de jogar. Se você gosta de jogos arcade retro, cogite em dar uma chance para Saga of Sins