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SEGA adquire Rovio por 706 milhões de euros

Mas não era a Sega que estava falindo desde 2000 e chumbinho?

A SEGA Corporation acaba de anunciar que adquirirá a empresa finlandesa de jogos mobile Rovio Entertainment, por €$706 milhões (aproximadamente R$ 3.836.115.711,96). Espera-se que a aquisição seja concluída até o segundo trimestre do ano fiscal de 2024 e depende da conclusão das revisões sob as leis antitruste aplicáveis ​​e outras condições habituais.

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Saiba mais sobre esta aquisição da Sega com a Rovio

Segundo o documento de aquisição da Sega:

■ 1. Antecedentes e propósito da Aquisição

(1) Posicionamento do negócio de Consumo para a Empresa

A empresa posiciona o segmento de consumo de seus negócios de conteúdo de entretenimento como uma área de crescimento em seu plano de médio prazo (FY2022/3-FY2024/3) e acelerou seus esforços para fortalecer o negócio por meio de iniciativas como a conversão de IPs existentes em marcas globais , fortalecendo o envolvimento do usuário por meio de suporte multiplataforma e mix de mídia aprimorado, etc.

Como parte de sua estratégia de crescimento para investir até ¥ 250 bilhões durante o período de cinco anos que termina no ano fiscal de 2026/3, a empresa tem explorado oportunidades de investimento na área de consumo para fortalecer suas capacidades de desenvolvimento, bem como para criar novos ecossistemas.

A fim de fortalecer as capacidades de desenvolvimento global, a SEGA adquiriu historicamente vários estúdios de desenvolvimento, desde a The Creative Assembly Ltd. com sede no Reino Unido em 2005, até a ATLUS com sede no Japão . CO., LTD. (anteriormente, Index Corporation) em 2013, e os estúdios adquiridos expandiram muito sua escala, ao mesmo tempo em que lançaram muitos novos títulos em todo o mundo.

(2) Antecedentes da Aquisição

O tamanho do mercado global de jogos está projetado para atingir US$ 263,3 bilhões até 2026, crescendo a um CAGR de 3,5% de 2022 a 2026. O mercado de jogos móveis em particular deve crescer a um CAGR de 5,0% para representar 56% do mercado global de jogos em geral, um aumento de 53% em 2022. (Fonte: IDG Report (datado de outubro de 2022)).

A empresa acredita firmemente que é imperativo continuar investindo em seu desenvolvimento de jogos e capacidades operacionais, a fim de fortalecer ainda mais sua posição neste mercado de jogos móveis e globais em rápido crescimento, o que levou à decisão de adquirir a Rovio.

Por meio da aquisição, a empresa pretende absorver os recursos de desenvolvimento de jogos móveis operados ao vivo da Rovio e a experiência em operação de jogos móveis, para acelerar o desenvolvimento da versão compatível com dispositivos móveis e multiplataforma dos IPs de jogos existentes da SEGA, fortalecendo e acelerando ainda mais a expansão global do portfólio de jogos da SEGA.

(3) Objetivo da Aquisição

A Rovio é uma empresa global de jogos móveis que cria, desenvolve e publica jogos móveis, que foram baixados mais de cinco bilhões de vezes. A Rovio é mais conhecida pela marca global Angry Birds , que começou como um popular jogo para celular em 2009 e, desde então, evoluiu de jogos para entretenimento, anime e produtos de consumo por meio de licenciamento de marca.

A SEGA pretende acelerar seu crescimento no mercado global de jogos e aumentar seu valor corporativo gerando sinergias entre os negócios existentes da SEGA e os pontos fortes da Rovio, incluindo seus IPs globais e recursos de desenvolvimento de jogos móveis operados ao vivo. Mais especificamente, a SEGA pretende criar sinergias com particular enfoque nas seguintes áreas:

Utilização do know-how diferenciado da Rovio na operação de jogos móveis de serviço ao vivo, para trazer os títulos atuais e novos da SEGA para o mercado global de jogos móveis, onde há um grande potencial e muitos usuários podem ser acessados.
A SEGA acredita firmemente que a plataforma da Rovio, Beacon, detém 20 anos de experiência de alto nível em operação de jogos móveis de serviço ao vivo centrada nos Estados Unidos e na Europa.
Expansão rápida da base de fãs de ambas as empresas, compartilhando know-how em relação à expansão multimídia de personagens globais.
A Rovio e a SEGA conseguiram estender seus IPs, Angry Birds e Sonic the Hedgehog , para várias mídias fora dos videogames, como filmes, anime e merchandising e, portanto, mantêm uma forte base de fãs em todo o mundo, bem como know-how em relação à expansão de IP.
Suporte a expansão multiplataforma do IP da Rovio usando os recursos da SEGA.
A Rovio pretende expandir sua plataforma fora dos jogos móveis, e a SEGA procurará ativamente apoiar esse processo por meio de seus recursos.
■ 2. Comentários de Haruki Satomi, Presidente e CEO do Grupo, Diretor Representante da SEGA SAMMY HOLDINGS

Entre o mercado global de jogos em rápido crescimento, o mercado de jogos móveis tem um potencial especialmente alto, e o objetivo de longo prazo da SEGA é acelerar sua expansão nesse campo. Sinto-me abençoado por poder anunciar tal transação com a Rovio, uma empresa proprietária do Angry Birds , que é amado em todo o mundo e lar de muitos funcionários qualificados que oferecem suporte ao desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis e recursos operacionais da empresa. Historicamente, conforme representado pela série Sonic the Hedgehog , a SEGA lançou inúmeros títulos de videogame para várias plataformas de jogos. Estou confiante de que, por meio da combinação das marcas, personagens e base de fãs de ambas as empresas, bem como da cultura e funcionalidade corporativa, haverá sinergias significativas criadas daqui para frente.

■ 3. Comentários de Alexandre Pelletier-Normand, CEO da Rovio

Eu cresci jogando Sonic the Hedgehog , cativado por seu design de última geração. Mais tarde, quando joguei Angry Birds pela primeira vez, sabia que o jogo havia evoluído para um verdadeiro fenômeno mainstream, com o poder de moldar a cultura moderna.

Entrar para a Rovio foi uma honra e tenho orgulho de ver o Angry Birds continuar crescendo, pois lançamos novos jogos, séries e filmes. Menos conhecida, mas igualmente impressionante, é nossa plataforma de tecnologia proprietária líder do setor, Beacon, com 20 anos de experiência, permitindo que equipes unidas desenvolvam produtos GaaS de classe mundial.

Nossa missão é ‘Craft Joy’ e estamos entusiasmados com a ideia de usar nossa experiência e ferramentas para trazer ainda mais alegria aos nossos jogadores, aprimorando e expandindo os vibrantes IPs da Rovio e da SEGA.

Red e Sonic the Hedgehog: dois personagens icônicos e reconhecidos globalmente, feitos por duas empresas notavelmente complementares, com alcance mundial que abrange dispositivos móveis, PC/console e muito mais. A combinação dos pontos fortes da Rovio e da SEGA apresenta um futuro incrivelmente empolgante.

Eder DZR13

Um rapaz descontraído, engraçado, esperto e dinâmico. Esse cara não sou eu, mas eu amo jogar e viver no mundo gamer. Ainda procurando os dias de glórias porque de tanta luta, eu acho que serei a próxima DLC de Street Fighter. Detentor da 5ª Esmeralda do Caos e 3 vezes campeão da liga de Brawlhalla do condomínio. E ontem eu acertei a tela branca do Akuma.

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