Em evento realizado na última quinta-feira, 04 de maio, a NVIDIA anunciou oficialmente a chegada das novas placas de vídeo GeForce RTX Série 40 para notebooks no Brasil. As GPUs dedicadas foram anunciadas primeiramente durante a CES 2023, em janeiro deste ano, e chegam oficialmente ao país com produção local em tempo recorde de menos de 6 meses desde seu anúncio no exterior. Dentre os primeiros modelos anunciados e expostos no evento, destacam-se modelos exclusivos para dispositivos portáteis, as GeForce RTX 4060 e RTX 4050.
Análise: NVIDIA RTX 2080 em 2023, vale a pena?
Destaque para inovações com Inteligência Artificial
Durante o evento, Richard Cameron, Diretor de vendas da NVIDIA Brasil para a América do Sul, e Alexandre Ziebert, gerente de Technical Marketing da NVIDIA para a América Latina, apresentaram todas as novidades e ganhos que a nova série de GPUs dedicadas trazem para o usuário e como soluções com IA estão mudando o dia a dia do consumidor.
As novas placas de vídeo para notebooks chegam carregadas com tecnologias NVIDIA como oDLSS 3, que utiliza inteligência artificial na criação de novos frames de alta qualidade, o que resulta em games com maiores FPS e uma melhor experiência de gameplay. O NVIDIA Reflex, que reduz a latência do jogo tornando-o mais responsivo.
Além do Ray Tracing, que graças a nova arquitetura Ada Lovelace, as placas de vídeo GeForce RTX Série 40 para notebooks entregam o dobro de desempenho permitindo reflexos e sombras muito mais nítidos, trazendo uma imagem mais realista para os games.
Outra novidade é a 5ª geração de tecnologias Max-Q como:
- Memória no Chip de Alta Eficiência
- A memória de alta velocidade redesenhada melhora consideravelmente a eficiência energética com o dobro da largura de banda, mais de 10x a capacidade e melhor clock gating.
- GDDR6 de Voltagem Ultra Baixa
- Aumenta a eficiência da placa de vídeo com a memória gráfica de voltagem mais baixa de todas.
- Controle de Memória de Três Velocidades
- Permite que a placa de vídeo mude dinamicamente para novos estados de memória com energia mais baixa.
Diferente das GPUs para desktop, as novas placas de vídeo para notebooks estarão disponíveis em modelos de notebooks extremamente finos e compactos, sem perder nenhuma qualidade e potência com essa mudança. Alexandre Ziebert afirmou que será possível jogar jogos em 4k a 120 FPS em modelos compactos equipados com placas high-end GeForce RTX Série 40 sem problemas.
Outro destaque foi a eficiência energética que a nova arquitetura Ada Lovelace traz para os notebooks. As novas GeForce RTX Série 40 são até três vezes mais eficientes no consumo de energia do que a geração anterior, o que permite com que as máquinas entreguem performance muito superior, consumindo o mesmo ou menos energia.
Muito além dos games
Durante o evento foi enfatizado que as novas GPUs dedicadas para notebooks são essenciais para todos os usuários, não só o público gamer. Diversos recursos como o NVIDIA Broadcast e os Studio Drivers, que trazem milhares de soluções baseadas em inteligência artificial que otimizam o trabalho em diversas áreas profissionais como criadores de conteúdo, editores de vídeo, engenheiros e arquitetos. Segundo Richard Cameron, presidente da NVIDIA Brasil, a GPU se tornou a protagonista de inovação nos notebooks, permitindo ganhos de produtividade e performance muito elevados em comparação à geração anterior.
Aplicações como eye contact, que permite através de IA com que os olhos do usuário permaneçam olhando diretamente para a câmera, quando na realidade ele pode estar lendo alguma apresentação ou realizando uma tarefa secundária que requer sua atenção. Ou o Plano de Fundo Virtual, que permite com que o usuário obtenha o efeito de um chroma key de altíssima qualidade apenas utilizando inteligência artificial.
As novas placas de vídeo GeForce RTX Série 40 para notebooks trazem inúmeras inovações para o dia a dia do consumidor e soluções com inteligência artificial que já estão otimizando o trabalho de diversos profissionais de diferentes campos de trabalho. Notebooks equipados com GeForce RTX Série 40 já estão sendo anunciados e até o fim do ano o consumidor brasileiro terá a chance de migrar para computadores cada vez mais potentes otimizados com tecnologia NVIDIA.