O que você acha de misturar um FPS com card game? A Brainwash Gang juntamente da Raw Fury decidiram realizar essa junção e, graças a isso, estamos trazendo em primeira mão a análise de Friends vs Friends. Um jogo com visual estiloso e amigável que coloca personagens carismáticos para se enfrentarem com armas de fogo e cartas de efeitos variados. Será que essa junção ficou legal? Continue lendo para descobrir.
Essa análise de Friends vs Friends foi feita graças a um código de Steam cedido pela distribuidora. O jogo possui legenda em pt-br.
Batalhas frenéticas e com muita estratégia
Friends vs Friends não tem um modo história ou algo do gênero, apesar de ter personagens visualmente carismáticos e bastante descolados. Aqui temos ao nosso dispor dois modos que são 1 vs 1 e 2 vs 2, fazendo que você possa jogar partidas rápidas sozinho ou acompanhado de um aliado. Apesar de se tratar de um FPS, ele está longe de ser convencional, pois sua jogabilidade é mesclada com um card game onde cada jogador tem o seu baralho contendo cartas de efeitos variados que podem servir para utilizar uma arma diferente da costumeira pistola, envenenar o inimigo, lançar bomba ou plantar uma armadilha. Os efeitos são realmente muito variados e saber combiná-los de maneira estratégica é o maior segredo para a vitória.
Todas as partidas são compostas por uma melhor de cinco, onde aquele que vencer três rodadas primeiro é o grande vencedor. Para vencer basta reduzir a vida do oponente a zero dentro de um cenário de tamanho consideravelmente limitado, mas repleto de obstáculos que podem auxiliar para realizar cover ou simplesmente cair num buraco e, assim, perder a rodada.
Em resumo as regras do jogo são bem tranquilas, fazendo com que a complexidade esteja na construção do seu baralho, já que é necessário um entendimento do que cada carta faz e como elas podem combinar com o seu tipo de jogo.
Como o baralho pode influenciar
Por mais que o fato de você ter uma boa movimentação e mira seja primordial para que se destaque em Friends vs Friends, conseguir utilizar de maneira primorosa as cartas que estão em sua mão farão total diferença. Em todo início de partida, você sacará cartas que serão utilizadas durante aquela rodada, caso tenha sobrado alguma ela será mantida para a próxima onde você puxará outras até completar a sua mão.
Além disso, é possível que você suba o nível delas, deste modo ampliando os efeitos e tendo vantagem contra os seus oponentes. Outro ponto bastante importante está no seu personagem, pois além de possuírem visuais diferentes também tem habilidades próprias que vão influenciar na utilização do baralho.
Como dito antes, as regras básicas podem ser simples e de fácil compreensão, mas à medida que você vai se aventurando no jogo começará a ver que há mais complexidade do que aparenta, deixando o seu sistema de card game bastante rico. Inclusive, é possível adquirir cartas novas ao abrir pacotes que estão disponíveis por meio de compra ou recompensa.
Infelizmente o jogo só conta com dois modos até o momento que é justamente individual e em dupla, onde entre eles o que muda é simplesmente a quantidade de jogadores.
Gráficos e áudio
Os gráficos de Friends vs Friends traz um estilo cartoon mesclado de pixel art 3D, fazendo com que ele tenha um visual extremamente próprio e que combine com o universo que está sendo retratado. Em questão de áudio, o jogo também consegue ser bastante singular graças a sua trilha sonora que apesar de ser um FPS que em teoria coloca amigos contra amigos, ele traz uma música com ritmo sereno e inocente que até mesmo engana o jogador. Junto disso, seus efeitos sonoros auxiliam muito bem para identificar onde está o inimigo durante a jogatina.
Conclusão da análise de Friends vs Friends
Para encerrar essa análise de Friends vs Friends, quero dizer que aqui temos um jogo que faz uma mescla bastante peculiar ao trazer card game e FPS num único game. Principalmente se levarmos em conta que um estilo é mais dinâmico e imediato, enquanto o outro força o jogador a pensar por mais tempo antes de agir.
Exigindo que você precise tomar decisões rápidas sobre quais cartas utilizar ao mesmo tempo em que troca balas contra um ou dois inimigos, o game se destaca com a sua complexidade na hora de montar o baralho. Além disso, permite que teste com bots para que você possa se acostumar com as inúmeras possibilidades de combinação e combos que as cartas podem proporcionar.
Seus gráficos não são excepcionais, mas conseguem trazer singularidade ao jogo fazendo que ele se destaque de outros games do gênero, principalmente pelo visual ser algo tão próprio. E falando em próprio, com esse gameplay tão único ele pode proporcionar momentos divertidos e batalhas desafiadoras para quem busca um FPS para jogar sozinho ou com o seu duo.
A análise de Friends vs Friends segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.
Friends vs Friends
Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 9
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 8
Modos de jogo - 6
7.7
Bom
Friends vs Friends consegue se destacar por ser um jogo bastante próprio ao misturar dois gêneros distintos que é FPS e card game. Além disso, ele tem um visual interessante juntamente de um gameplay recheado de emoção em partidas rápidas.