Em uma reviravolta recente nos eventos, o pedido da Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) para uma injunção preliminar contra a aquisição proposta da Activision Blizzard pela Microsoft foi negado. Isso significa que o acordo agora pode ser finalizado, mesmo que o caso maior da FTC contra o negócio ainda esteja em andamento.
Em uma declaração divulgada imediatamente após a decisão, Bobby Kotick, CEO da Activision Blizzard, expressou otimismo sobre a fusão, alegando que ela beneficiará consumidores e trabalhadores, além de promover a competição na indústria de videogames em rápido crescimento.
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Saiba mais sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft
O pedido de uma injunção preliminar era apenas um passo intermediário na batalha legal da FTC contra o acordo. Sua intenção era impedir que a aquisição fosse concluída antes que uma decisão final sobre a compra proposta pudesse ser feita. A FTC argumentou que sua ação legal contra a aquisição se tornaria menos significativa se o negócio já estivesse fechado.
No entanto, após uma audiência de cinco dias, o tribunal rejeitou o pedido de injunção preliminar da FTC. A decisão afirma que a FTC não conseguiu provar que é provável que a empresa combinada retire o Call of Duty da Sony PlayStation ou que a propriedade do conteúdo da Activision diminuirá substancialmente a competição nos mercados de assinatura de bibliotecas de videogames e jogos em nuvem.
A juíza também rejeitou a alegação da FTC de que a decisão da Microsoft de tornar Starfield e Redfall exclusivos de console demonstrava uma probabilidade de o mesmo acontecer com a série Call of Duty, afirmando que nenhum dos dois é “remotamente semelhante ao Call of Duty”. Ela também refutou a queixa de que a fusão “provavelmente diminuirá a competição no mercado de jogos em nuvem” por causa de todos os acordos que a Microsoft vem fazendo com empresas desconhecidas.
A juíza concluiu que a FTC não conseguiu mostrar uma probabilidade de que essa fusão vertical específica em uma indústria específica possa diminuir substancialmente a concorrência. Pelo contrário, a evidência do registro aponta para um acesso maior do consumidor ao Call of Duty e a outros conteúdos da Activision.
Agora, a expectativa é que a Microsoft conclua a aquisição antes do prazo final, estabelecido para 18 de julho. Enquanto isso, o julgamento da FTC para determinar se o acordo será aprovado está previsto para começar em 2 de agosto.