Aqu ivocês verão nossa análise de Pikmin 4, que chegou ao mercado após 10 longos anos desde o lançamento de seu antecessor na série principal. Enquanto o terceiro game da série agraciou os fãs com mundos em alta definição, novos tipos de Pikmin e cenários enormes, o mesmo foi lançado no início da (curta) vida do Wii U. Uma geração inteira de consoles passou entre este intervalo, com desenvolvedores reafirmando constantemente que a franquia receberia um sucessor em algum momento.
Para a alegria dos fãs, Pikmin 4 chegou trazendo mundos ainda maiores e elementos que celebram cada um dos jogos anteriores. Isso sem contar diversos aprimoramentos que só puderam ser realizados graças a este longo tempo de hiato. Inclusive, vale mencionar que a jogada de marketing da Nintendo em lançar os dois primeiros games logo antes do novo título faz total sentido, se olhar para tudo que foi apresentado na nova iteração.
Essa análise de Pikmin 4 foi feita graças a um código de Nintendo Switch cedido pela desenvolvedora. Pikmin 4 está disponível exclusivamente para Nintendo Switch que conta com uma localização total em português do Brasil.
Olimar e sua constante queda de nave espacial
Seguindo um clichê cômico da série, Olimar é novamente uma vítima de acidentes com sua própria espaçonave – S.S. Dolphin – mas desta vez um esquadrão de resgate é acionado para auxiliar na salvação do explorador. Por conta disso, somos apresentados à primeira criação de personagens da série, permitindo aos jogadores criarem seus próprios personagens.
Após a criação do explorador espacial, os jogadores são enviados à missão de resgate de Olimar, e ironicamente caem no planeta, da mesma maneira que qualquer outra nave que tenha tentado pousar no planeta Terra da franquia. Assim, a missão se converte de apenas localizar Olimar, para encontrar todos os tripulantes do esquadrão antes de então salvar a vítima da busca.
Junto a isso, somos introduzidos ao mundo dos Pikmin, com a adição de dois novos tipos e o retorno de TODAS as variações presentes nos jogos anteriores a fim de entregar a experiência definitiva da série. Além disso, é apresentado Otchin, o novo parceiro dos exploradores e que serve como um meio termo entre personagem principal e Pikmin. Isso proporciona uma dinâmica ainda maior à experiência e serve como uma melhoria em relação à possibilidade de realizar múltiplas tarefas, presente Pikmin 3.
Elevando as mecânicas dos jogos anteriores
O grande triunfo de Pikmin 4 foi que o game realiza uma análise dos elementos de todos os jogos da série, e os aprimora perfeitamente. Temos a exploração do mundo, com chefões integrados nos cenários, presentes no primeiro jogo. As infames cavernas do segundo jogo. E os lindos e gigantes ambientes do último jogo. Estes aspectos foram grandes evoluções à franquia e, ao invés de reinventar a roda, os desenvolvedores optaram por polir tais elementos e adicionar mais conteúdo à série.
Conforme já apresentado nos materiais promocionais, o Pikmin de Gelo e o Pikmin Pirilampo são as grandes novidades do game. O de gelo adiciona elementos de manipulação dos cenários, com a possibilidade de congelar áreas aquáticas, possibilitando a travessia dos mais diversos tipos de Pikmin. Além disso, os mesmos possuem a capacidade de congelar inimigos e certos objetos do cenário, algo muito útil no decorrer do game.
Já o Pikmin Pirilampo traz as inéditas explorações noturnas à franquia. Jogadores familiarizados com os jogos anteriores sabem o quão perigoso é o período noturno no planeta onde se passam os games. A fauna entra em um estado de frenesi e nunca tivemos maiores detalhes do que ocorre à noite. Mas desta vez, um dos elementos chave da narrativa é a possibilidade de explorar ambientes neste período, e tal mecânica repagina todo o jogo base. Ao invés de coletar recursos e explorar os cenários, os jogadores recebem Pikmin Pirilampos, um tipo de Pikmin que é constituído de energia, ao invés de plantas.
Tais seres podem coletar materiais no cenário que são apenas obtidos à noite, e também servem para enfrentar ameaças que buscam destruir suas bases. Com isso, o jogo inverte o objetivo de explorar o mapa, para proteger sua base e coletar recursos para possuir maiores quantidades de tropas, que por sua vez possibilitam lutar contra inimigos maiores.
Novidades secundárias que adicionam mais a experiência
Além dessas novidades que ampliam o mundo de Pikmin, ainda existem outras novidades que adicionam desafio e ainda mais gerenciamento a cada novo dia no game.
Quem já é conhecedor da franquia, sabe que existe um limite de 100 pikmins a serem usados em campo. Porém, embora Pikmin 4 mantenha esse limite, você precisa ao longo de sua jogatina achar as famigeradas cebolas para expandir a quantidade total de Pikmins que serão possíveis gerenciar.
Juntamente com essa limitação de Pikmins em campo, nessa nova iteração temos uma quantidade quase infinita de itens que podem atingir o inimigo, paralisar ele, melhorar seu poder de ataque e mais. Muito mais! À medida que vai evoluindo no game, é possível ver claramente como esses itens são fundamentais assim como gastar o dinheiro do jogo para comprá-los, assim como comprar equipamentos para você e Otchin, o que melhora sua vida, velocidade, defesa e outros aspectos.
E para ajudar nessa empreitada financeira, você receberá inúmeras missões secundárias que incentivam a exploração e utilização das novas mecânicas e possibilidades. Isso faz com o jogador fique hipnotizado a fazer 100% de cada fase.
E fechando essa parte, existe uma novidade muito interessante que é realocar sua base em diversos pontos no mapa que otimiza e muito a exploração. Ao invés de atravessar o mapa para coletar um item, agora é possível reduzir esse tempo que ajuda muito na proposta de multitarefa do jogo.
Se no Wii U os gráficos já eram impressionantes
Pikmin 4 conta com uma otimização total para o Nintendo Switch, trazendo gráficos incríveis, trilha sonora que faz jus à franquia por temas calmos na exploração contrastando com as faixas mais intensas. Fora isso, uma polidez na jogabilidade torna a experiência divertida durante toda sua duração. Mas também, o jogo infelizmente conta com algumas quedas de framerate que deixam claro o quanto o console encontra-se no final de sua geração.
Vale ressaltar a quantidade de conteúdo presente no game, que surpreenderá tanto jogadores novos quanto fãs de longa data. Além de adicionar todo tipo de Pikmin, o jogo entrega um pacote recheadíssimo de conteúdo, tanto durante quanto após a história principal. Temos novas missões principais após os créditos, além de uma história à parte.
Ainda, o jogo conta com certos níveis específicos para treinar suas habilidades de gerenciamento de tempo e de prioridade. Chamadas de Batalhas Dandori, os jogadores devem enfrentar um oponente em uma luta por pontos, ou até completar objetivos em um tempo pré-definido para garantir êxito nestes desafios.
Diversão em doses curtas
Pikmin 4 realiza uma análise dos jogos anteriores e se apresenta como um pacote quase que perfeito para fãs e novos jogadores. A dimensão deste novo jogo é surreal e mostra que ainda há um futuro bastante promissor para a série. Ao possibilitar uma campanha 100% cooperativa, elementos de navegação e gerenciamento ainda mais otimizados, missões principais e secundárias e até aprimoramentos diversos com os quais os jogadores podem escolher o melhor jeito de progredir na narrativa, esta é a experiência definitiva de Pikmin.
Pikmin é uma franquia que traz muita calmaria em meio ao mundo caótico em que vivemos. Levando uma certa paz a cenários completamente vazios de vida humana, apesar de contar com objetos e estruturas cotidianas de nossas vidas, é fácil refletir os contrastes apresentados pelos games. E o mais recente capítulo nos leva a níveis ainda mais expansivos em relação a aspectos clássicos da saga, como exploração e organização.
Pikmin 4 é um dos jogos obrigatórios para qualquer dono de Nintendo Switch, e chega a ser incrível o quão bem-sucedido este ano está sendo para a companhia. Com lançamentos enormes como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, os próximos jogos Super Mario RPG e Super Mario Wonder, com total certeza este será um dos, senão o melhor, ano da Nintendo durante a vida útil do Switch.
Essa análise de Pikmin 4 segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.
Pikmin 4
Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 10
Diversão - 10
Áudio e trilha-sonora - 10
Conteúdo - 10
9.8
Maravilhoso
Pikmin 4 agrega todos os elementos que marcaram os jogos anteriores da série, e os aprimora e expande em níveis totalmente inesperados. Com isso, o game entrega uma experiência densa e completíssima que deve agradar a fãs e novos jogadores.