NOTICIASANÁLISESPLAYSTATIONPS5REVIEWSXBOXXBOX ONEXBOX Series X|S

Análise: Scarf apresenta um mundo singelo e tocante!

Jogo independente chegou aos consoles após um ano e meio de seu lançamento no PC.

Desenvolvido pelo estúdio independente “Uprising Studios” e publicado pela HandyGames, parte do grupo THQ Nordic, Scarf chegou aos consoles após mais de um ano exclusivo para PCs. O jogo de plataforma é focado 100% em exploração, sem quaisquer meios de combate ou outros perigos que possam ameaçar os jogadores.

Somado à atmosfera tranquila, o game aproveita para introduzir elementos de solidão e ambientações etéreas a fim de imergir os jogadores neste mundo fantasioso. Inclusive, a pouca quantidade de textos durante a aventura corrobora com tais aspectos calmos e direcionam a experiência para um caminho bastante claro.

Essa análise de Scarf foi feita graças a um código de Playstation 5 cedido pela desenvolvedora. Scarf está disponível para PlayStation 4 e 5, Xbox One e Series, e PC via Steam. O jogo conta com textos localizados em português do Brasil.

Explorando um mundo de fantasia agradável

Em Scarf, os jogadores controlam Hyke, um espírito que deve salvar almas perdidas em uma missão de restaurar a natureza. Junto de seu cachecol mágico, os dois unem suas forças para explorar cada canto destes mundos imaginativos e que trazem um ar de solidão aos lindos e imensos cenários.

Análise Scarf

O cachecol mágico possui a forma de um dragão e possui a capacidade de evoluir sua gama de habilidades no decorrer da aventura, adicionando ainda mais charme e liberdade à progressão. O game não possui grandes detalhes narrativos, apresentando sua história por meio de anotações, visões e pinturas que podem ser encontrados escondidos pelo mapa.

Mas apesar de possuir poucas falas e textos, o jogo se destaca pela relação entre os dois personagens, além de pequenas interações que ocorrem com outros seres e elementos do cenário. Um grande exemplo disto é a capacidade de acariciar o cachecol, mostrando que o vínculo dos dois protagonistas se remete ao companheirismo entre um animal e seu mentor. Lembrando muito a experiência encontrada em The Last Guardian, por exemplo.

Em constante evolução

Apesar de um escopo bastante limitado, o jogo apresenta uma progressão bastante dinâmica. Iniciando apenas com a movimentação básica de jogos de plataforma, a complexidade de habilidades evolui constantemente, permitindo desde pulos duplos a lançamentos e manobras possibilitadas pelo cachecol mágico. Com isso, a experiência se torna mais prazerosa e instigante.

Análise Scarf

Mas vale ressaltar que são poucos os desafios que exigirão estratégias mais complexas para a resolução dos quebra-cabeças. A grande parte da aventura se baseia em ir de um lugar ao outro, atravessando os belos cenários e interagindo com poucos objetos. Novamente, o jogo promove uma atmosfera bastante introspectiva, e até os desafios de plataforma são facilmente cruzados sem maiores dificuldades.

E somado a isso, o jogo conta com uma trilha sonora muito tranquila e que expande o sentimento solitário da experiência. Inclusive, certas seções contam com notas bastante espaçadas, ou até com a ausência de qualquer música, permitindo aos jogadores aproveitarem o vasto cenário sem quaisquer ameaças, ou com mínimos sinais de vida.

Aproveitando as pequenas coisas da vida

Scarf é um jogo que claramente possui diversas limitações em seu escopo, mas que consegue realizar uma boa análise de sua duração curta com mecânicas e elementos que agradam tanto os olhos quanto a jogabilidade. Os controles funcionam perfeitamente para os desafios apresentados, e o game traz um certo charme tanto em sua ambientação misteriosa quanto na progressão constante da aventura.

Os personagens principais são muito carismáticos, apesar da quase nula quantidade de diálogos e textos apresentando o mundo do jogo. Além disso, a trilha e efeitos sonoros casam muito bem com a proposta do jogo, o que torna uma experiência prazerosa durante suas poucas horas de jogo. No entanto, vale ressaltar que o game pode parecer fácil ou até parado demais para certos jogadores, então é bom estar ciente de que a quantidade de ação é baixa durante a aventura.

Análise Scarf

Essa análise de Scarf segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Scarf

Visual, ambientação e gráficos - 8
Jogabilidade - 8
Diversão - 7
Áudio e trilha-sonora - 7.5
Narrativa - 7

7.5

Bom

Scarf entrega uma experiência introspectiva, amigável e divertida em suas poucas horas de jogo. Com progressão constante e dois protagonistas de aquecer o coração, o game deve agradar fãs de jogos de plataforma buscando uma experiência curta para passar o tempo.

User Rating: Be the first one !

Nicolas Togashi

Graduado em desenvolvimento de jogos e aficionado por essa mídia, perde mais tempo jogando do que efetivamente utilizando a graduação para alguma coisa. Ama RPGs, e se esforça para ser um bom aliado nos jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo