NOTICIASPC

Steam Deck: Como Instalar a Epic Games no console (Tutorial)

O processo de instalação da Epic Games Store no Steam Deck é bem fácil. Aprenda aqui!

O Steam Deck, desenvolvido pela Valve, é mais do que apenas um console portátil para jogar títulos da Steam. É um PC completo, o que significa que você também pode jogar jogos de outras fontes, como a Epic Games Store. Se você está se perguntando como fazer isso, especialmente se o seu Steam Deck está executando o SteamOS, este guia-tutorial com o passo a passo completo é para você.

Veja também: Análise: Asus ROG Strix G16 RTX 4060

Como Instalar a Epic Game Store no Steam Deck

Usando o Heroic Games Launcher

Ao invés de instalar o lançador oficial da Epic Games, recomendamos o uso do Heroic Games Launcher. Trata-se de um lançador feito pela comunidade que funciona nativamente no Linux. A instalação é extremamente fácil, e é melhor se você tiver um teclado e um mouse conectados ao seu Steam Deck, embora possa funcionar sem eles.

  1. Pressione o botão Steam no Deck.
  2. Desça até “Ligar/Desligar” e selecione “Trocar para a área de trabalho” (Desktop Mode).
  3. Já no Desktop Mode, clique no ícone “Discover” na barra de ferramentas.
  4. Procure por “Heroic Games Launcher”.
  5. Clique em “Instalar”.
  6. Abra o Heroic Games Launcher e faça login com sua conta da Epic Games.

Como Adicionar o Heroic Games Launcher ao Steam

Para evitar ter que alternar para o Desktop Mode sempre que quiser acessar o Heroic, você deve integrá-lo ao Steam para funcionar no Gaming Mode.

  1. Abra a Steam ainda no “Desktop Mode”.
  2. Clique em “Jogos” na barra de ferramentas.
  3. Escolha a opção “Adicionar um jogo não Steam à biblioteca”.
  4. Marque a caixa ao lado de “Heroic Games Launcher”.
  5. Clique em “Adicionar selecionado(s)”.

Em seguida, o Heroic aparecerá na aba de jogos não-Steam na sua biblioteca do Steam Deck.

Usando Proton para Emular a Epic Games Store

Se você ainda quer usar o cliente oficial da Epic Games, é possível através do Proton. No entanto, essa é uma tarefa mais complexa que requer um certo conhecimento técnico. O processo é bastante longo e detalhado, e envolve baixar o instalador da Epic Games, adicioná-lo ao Steam, ajustar as propriedades e usar o Proton para emulação. Por causa da complexidade e do comprimento, é uma opção menos recomendada, mas ainda possível para os mais aventureiros.

Instalando Jogos da Epic Games no Steam Deck

Independentemente de você usar o Heroic ou o lançador oficial da Epic, a instalação de jogos é similar a qualquer outro lançador. No entanto, é importante notar que nem todos os jogos funcionarão, especialmente os que têm sistemas anti-trapaça.

Este guia serve como um método prático para expandir sua biblioteca de jogos no Steam Deck. Embora não seja tão integrado quanto a Steam, uma vez feita a configuração inicial, o resto é relativamente fácil.

Utilizando Proton para Emular a Epic Games Store

Embora a loja oficial da Epic Games não tenha um cliente nativo para Linux, é possível rodá-la no Steam Deck através da ferramenta Proton. O Proton permite que você execute jogos e aplicativos que não são nativos para Linux, e é justamente o que vamos usar para emular a Epic Games Store no dispositivo. Este processo, detalhado abaixo, é complexo e demorado, então esteja preparado.

Instalação Básica da Epic Games Store

  1. Primeiramente, pressione o botão Steam no seu Deck.
  2. Vá até “Ligar/Desligar” e selecione “Trocar para a área de trabalho” (Desktop Mode)
  3. Já no Desktop Mode, abra o browser de internet e acesse o site store.epicgames.com para baixar o instalador do Epic Games Launcher.
  4. Abra o Steam e clique em “Adicionar jogo” no canto inferior esquerdo. Em seguida, clique em “Adicionar um jogo não Steam” e depois em “Explorar”.
  5. Navegue até a pasta de Downloads e mude o tipo de arquivo para “Todos os arquivos”. Você deverá ver o instalador do Epic Games Launcher.
  6. Clique no instalador, selecione “Open” (Abrir) e clique em “Adicionar selecionado(s)”.

Configurações de Compatibilidade

  1. Encontre o instalador do Epic Games Launcher em sua biblioteca e clique com o botão direito, depois em “Propriedades”.
  2. Em seguinda, vá até a aba “Compatibilidade” e marque a caixa que diz “Forçar uso de ferramenta de compatibilidade do Steam Play específica”.
  3. Clique em “Jogar” no Epic Games Launcher em sua biblioteca Steam. Quando o instalador aparecer, clique em “Instalar”.

Configurações Finais para Execução

Neste ponto, o Epic Games Launcher estará tecnicamente instalado, mas você pode ter dificuldades para encontrar e abrir o aplicativo. Para resolver isso, siga as etapas abaixo:

  1. Abra o gerenciador de arquivos, vá até “Home” e clique no menu em lista (três listas paralelas) no canto superior direito, e selecione “Show Hidden Files”.
  2. Navegue até /.local/share/Steam/steamapps/compatdata.
  3. Vá no menu em lista novamente, selecione “Sorty By”, depois “Modified” e finalmente “Newest First” e entre na pasta numerada mais recente.
  4. Navegue até /pfx/drive_c/Program Files (x86)/Epic Games/Launcher/Portal/Binaries/Win32/.
  5. Clique com o botão direito em EpicGamesLauncher.exe e selecione “Copy Location”.

Configuração no Steam

  1. Volte para o instalador em sua biblioteca Steam, clique com o botão direito e vá em “Propriedades”.
  2. Na aba “Atalho”, substitua o texto nas caixas “Destino” e “Iniciar Em”.
  3. Em “Destino”, cole o que você copiou na etapa 5, garantindo que o texto esteja entre aspas.
  4. Em “Iniciar Em”, cole o mesmo texto mas delete o EpicGamesLauncher.exe do final, de modo que termine em /Win32/. Certifique-se de que o texto esteja entre aspas.
  5. (Opcional) Renomeie o nome genérico do instalador para “Epic Games Launcher” e adicione o ícone da Epic Games se desejar.
  6. Volte para o “Gaming Mode”.
  7. Clique em “Jogar” no Epic Games Launcher em sua biblioteca. Ele deve abrir e provavelmente precisará de atualizações.

Configurando Controles

  1. Para obter controles adequados para navegar no Epic Games Launcher, pressione o botão Steam e vá para as configurações do controle.
  2. Mude seu template para o esquema de controle do navegador web.
  3. Faça login e jogue jogos da loja da Epic Games depois deste processo trabalhoso de instalação.

Finalmente, com estas instruções detalhadas, você será capaz de instalar e usar a Epic Games Store no seu Steam Deck. Este método é certamente mais complicado do que simplesmente usar o Heroic Games Launcher, mas é uma opção para aqueles que preferem usar o cliente oficial.

Bernardo Cortez

Formado em Relações Internacionais, Bernardo aproveitou o dom de escrever para algo útil. Músico, viajante, cronista e amante de qualquer coisa que seja relacionada a jogos, seu sonho é ser jornalista na área. Tem um carinho especial por jogos que tragam o melhor de todas as formas de arte que os englobam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo