NOTICIASANÁLISESHARDWAREPCREVIEWS

Análise: Asus ROG Strix G16 RTX 4060

Este notebook tem o melhor processador para laptops que o dinheiro pode comprar em Setembro de 2023

Iremos debutar a série RTX 40 no Última Ficha em grande estilo. Nesta análise você irá conferir o Asus ROG Strix G16, notebook premium da marca no Brasil, com RTX 4060 e o melhor processador que existe (Setembro de 2023) para notebooks. Afinal, custando 5 dígitos em reais, iremos te contar, antes de gastar seu rico dinheiro, tudo sobre ele.

Onde comprar o Asus TUF F15? Comprando nos links abaixo você ajuda o Última Ficha e não paga nada a mais por isso!
Kabum ->
https://bit.ly/kabum-strixg16
Magalu-> 
https://bit.ly/magalu-strixg16
Casas Bahia -> https://bit.ly/casasbahia-strixg16

DESIGN E CONSTRUÇÃO – Análise Strix 16

Surpreendentemente, mesmo sendo um notebook que custa cinco dígitos, o Strix não é cheio de metal como muitos podem esperar. Mas isto definitivamente não é um problema. Sua dobradiça é a única parte metálica, construída em alumínio. Todo o resto é feito em plástico. O que difere ele de qualquer outro notebook mais simples de plástico, é a qualidade, acabamento, textura e pintura deste plástico.

No assunto RGB ele entrega duas possíveis iluminações, no teclado e uma barra de LED na parte frontal inferior do aparelho. Pega um pouquinho de cada lateral e toda a parte frontal. O efeito fica muito bacana para quem curte, dando um aspecto de notebook gamer premium.

Assim como no TUF F15 recentemente analisado, a Asus traz um teclado com keycaps chiclete, que são vazadas em suas bordas e nas letrinhas para passar a iluminação RGB, teclas transparentes (QWERASDF e barra de espaço) e 5 teclas adicionais para você personalizar hotkeys. Por padrão temos comandos para o volume, microfone, velocidade das ventoinhas e atalho para o Armoury Crate. O teclado é bem confortável, porém as teclas vazadas dificultam muito para enxergá-las por conta da iluminação. Fora que a impressão destas teclas é feita na cor branca, talvez o preto ajudasse nessa hora (assim como é no TUF F15).

Confiram nossa galeria de imagens do Strix 16

O chassi como um todo é bem rígido, apesar de todo em plástico. Não há fricção no teclado durante uso comum, e muito pouco fazendo força para testar a flexibilidade do material. Abaixo do teclado temos um generoso e excelente touchpad, com dimensões de 13cm x 8,9cm. Para uso comum o touchpad do G16 não somente quebra um galho, como faz um excelente trabalho. Preciso, com um deslize muito confortável para os dedos e feito em vidro. O touchpad é um lugar que as fabricantes de notebook gamer costumam economizar, mas aqui a Asus caprichou e entregou uma experiência completa para um aparelho que custa caro.

Tudo que remete a refrigeração, incluindo o design, vou falar dedicadamente mais abaixo. Para fechar, temos as conexões do G16:

LADO ESQUERDO

  • 1x HDMI 2.1
  • Thunderbolt 4 do Tipo C
  • USB 3.2 Gen 2 do Tipo C
  • Ethernet Gigabit
  • Combo Jack 3.5mm
  • Conector proprietário de energia

LADO DIREITO

  • 2x USB 3.2 Gen2 do Tipo A

TELA

Este modelo se prova gamer na tela também. O painel utilizado é de 165Hz, IPS, com resolução de 1920×1200, aspect ratio 16:10 e G-Sync integrado. Com o intuito de entender porque o brilho era meio fraco, fui à procura reviews de sites gringos que conseguem medir quantis nits de brilho a tela consegue chegar. Assim, o baixo brilho foi explicado, ao chegar ao máximo de 279 nits. Modelos de entrada com tela IPS de 144Hz ou mais entregam pelo menos 300 nits. Inesperadament, a tela do G16 deixou a desejar neste ponto.

Já, na qualidade de imagem, segundo medições deste review, a tela tem cerca de 76% do DCI-P3 e 107% do sRGB. O que isso significa no uso real? Uma excelente experiência, super fluída. 165Hz casam muito bem com 1200p e a RTX 4060, entrega frames suficientes para fazer uso do painel mais rápido. Por fim, o G-Sync dá um toque a parte.

DESEMPENHO

ProcessadorIntel® Core™ i9-13980HX de 13ª geração 2,2 GHz (36 M Cache, até 5,6 GHz, 24 núcleos: 8 P-cores e 16 E-cores)
GPUNVIDIA® GeForce RTX™ 4060 ROG Boost: 2420MHz a 140W 8GB GDDR6
Tela16 polegadas FHD + 16:10 (1920 x 1200, WUXGA)
IPS
Tela antirreflexo
100%
Taxa de atualização:165Hz
G-Sync
MUX Switch + NVIDIA® Advanced Optimus
Suporte Dolby Vision HDR: Sim
RAM16 GB DDR5-4800 SO-DIMM x 2 / Capacidade máxima: 32 GB
SSD512 GB SSD PCIe® 4.0 NVMe™ M.2
RedeWi-Fi 6E(802.11ax) (banda tripla) 2*2 + Bluetooth® 5.2
Bateria90WH, 4S1P, íon de lítio de 4 células
Peso2,50 kg

Fizemos um apanhado de testes, desde benchmarks sintéticos e jogos com benchmark. Referente as análises passadas, algumas metodologias e testes de certos jogos foram refeitos. Por isso, alguns jogos e/ou softwares de benchmark sintéticos podem não ter tantos comparativos como antes. Nosso objetivo é ser sempre mais assertivo e consistente!

Você pode conferir todas as máquinas e configurações que aparecem nos gráficos clicando aqui.

BENCHMARKS SINTÉTICOS – PROCESSADOR

BENCHMARKS SINTÉTICOS – PLACA DE VÍDEO

BENCHMARKS DE JOGOS

TEMPERATURA EM STRESS E CONSUMO DO CPU E GPU

O design de refrigeração do Strix G16 promete. Colado no notebook, assim que você tira ele da caixa, vem um adesivo falando do ROG Intelligent Cooling. No adesivo algumas informações são apresentadas, como a aplicação de metal líquido ao invés de pasta térmica, fluxo de ar maximizado através das furações no chassi, aumento na eficiência das ventoinhas e um alerta, que precisaria de um asterisco, sobre cooler silencioso 0dB (que só acontece em cenários iddle, sem estresse do hardware). Este sistema tem que enfrentar um processador insano, o melhor que existe para notebooks, e uma RTX 4060. Como ele se comporta?

Para estressar ao máximo CPU e GPU, rodamos um Cinebench R23 multi-core em looping e Furmark. Primeiro de forma separada, para ver onde bate cada um, e depois de forma conjunta. A temperatura do ambiente no momento das medições era de 25.1°C.

Rodando separado, a GPU sustenta uma frequência, após 10 minutos de teste, de 2385MHz-2505, 82°C de temperatura estável, ruído de 57dB* e consumo máximo de 138W, bem próximo dos 140W prometidos. O ponto curioso do teste foi a flutuação de uso da GPU, nunca passando de 88% e flutuando constantemente para os 65-75%, fazendo com que o consumo do chip flutuasse também.

E como fica a CPU?

Já o CPU tem um boost inicial de 5387MHz em alguns P-cores. Após 10 minutos de teste, estabilizou nos 96°C, com clocks na casa dos 3500MHz nos P-cores, 2993MHz nos E-cores, ruído em 55dB* e consumo de 116W no package, mantendo os 100% de uso, diferente da GPU.

No cenário caótico, dos dois programas estressando ao mesmo tempo por 10 minutos, ambos acabam sofrendo. CPU fica com pouca energia sobrando, travando nos 2700Mhz nos P-cores, 2300MHz nos E-cores e 96°C. Já a GPU ficou nos 86°C e clock na casa dos 2200MHz. O ruído fica nos 56dB*. O consumo da CPU ficou por volta de 60-73W e GPU 115-125W. Ambos são impactados quando estressados simultaneamente ao máximo.

Essa falta de energia é bem comum em notebooks gamers, porém é mais comum nos de entrada. O G16 acompanha uma fonte de 280W.

*As medições de ruído foram feitas utilizando um Apple Watch Series 8 na altura dos ouvidos, na posição de uso comum de um notebook sobre a mesa.

REFRIGERAÇÃO E UPGRADES POSSÍVEIS

Aqui a Asus perdeu um tempinho para tentar manter tudo sem thermal throttling o maior tempo possível. Para abrir a carcaça do Strix G16, 11 parafusos e um cartão/palheta te separam de seu interior. O processo é simples, não se assuste.

Uma vez dentro podemos ver a engenharia do sistema de refrigeração. Vou tentar esmiuçar ao máximo para vocês. São 3 ventoinhas, uma pequena para o chipset da placa mãe, uma para a GPU e outra para a CPU. Dois heatpipes são compartilhados entre CPU e GPU. Além destes dois compartilhados, existe um independente para cada. Adicional aos 4 que falamos até agora, temos mais dois dedicados, um para as memórias da GPU e outro para as VRMs. Para fechar, existem 3 saídas de ar nas extremidades, uma em cada lateral e a parte traseira inteira. Nelas, temos heatsinks para ajudar na dispersão do calor. Existe ainda um heatsink adicional, antes do heatsink que ocupa a saída de ar traseira. Na foto abaixo eu tentei diagramar tudo para vocês.

Se você tem interesse em bombar o seu G16, de forma bem fácil poderá aumentar RAM e adicionar um SSD. Um slot de SSD vem povoado, neste caso com um NVME PCIE4 da Micron de 512GB. Outro slot veio vazio, na ponta oposta. As RAMs desta unidade enviada para análise eram Samsung, DDR5 de 4800MHz. 2 pentes de 8GB vieram instalados e o modelo suporte até 32GB. Em termos de reparabilidade, parece que a bateria e o chip de rede wifi são bem fáceis de trocar também.

CONCLUSÃO

Em suma, o ROG Strix G16 é um dispositivo premium que chega ao mercado brasileiro com especificações de alto desempenho. Equipado com uma GPU RTX 4060 e o melhor processador disponível para notebooks em setembro de 2023, este notebook oferece uma experiência de uso de alto nível.

Em termos de design e construção, o Strix G16, apesar de seu alto preço, adota principalmente o uso de plástico em sua estrutura. A rigidez do chassi é destacável, e o touchpad merece elogios por sua qualidade e tamanho generoso.

No que diz respeito ao desempenho, o Strix G16 apresenta um hardware forte, com destaque para o processador e a GPU RTX 4060. Os testes sintéticos e de jogos demonstram um desempenho sólido, embora, ao estressar simultaneamente o CPU e a GPU, ocorra uma diminuição no desempenho de ambos, o que inegavelmente é comum em notebooks gamers.

Ademais, vale uma ressalva sobre a importância da refrigeração, com o sistema ROG Intelligent Cooling. O dispositivo mantém temperaturas controladas durante o uso. A inclusão de metal líquido ao invés de pasta térmica e a configuração das ventoinhas, heatpipes e heatsinks, contribuem para uma refrigeração eficaz. O upgrade de RAM e SSD são fáceis de fazer, sendo que a RAM está limitada para 32GB caso você faça upgrade. Todavia, um processador como i9-13980HX merecia um suporte a mais RAM, para atividades que exigem de RAM e CPU.

Um preço salgado para o Strix 16

Em síntese, o Asus ROG Strix G16 é um notebook premium que oferece desempenho sólido, design atraente e uma experiência de jogo de alta qualidade. No entanto, o problema disso tudo é o preço. Na data de publicação desta análise, o menor preço encontrado foi de R$ 11.899,99 (no PIX!). O preço é o vilão deste modelo. Se você analisar bem os gráficos de desempenho em jogos, poderá ver que ele anda bem próximo da RTX 3070 que analisamos no Alienware M15. Mesmo quando a frente, o Strix não passou na média de 10% de fps em relação ao Alienware. Na mesma loja em que o Strix G16 custava quase 12 mil no PIX, um notebook com RTX 3070 saia por R$ 7.409,05, na casa dos 60% mais barato. Esses 60% não significam 60% mais desempenho em jogos.

Sim, nem todo o nicho que está procurando o Strix G16 quer somente quadros por segundo. Existe o público focado no melhor processador que o dinheiro pode comprar, para aplicações bem específicas. Existem os que procuram requinte no produto em sí, como no design e na construção. Todavia, com uma RTX 4060, o preço do Strix G16 fica salgado comparado ao mercado, levando em conta que somos um site voltado para o público gamer! Como sempre utilizamos o preço para balizar nossas recomendações, neste momento, a do G16 fica um poco impactada. Mas, vale o disclaimer de que é um notebook excelente em vários aspectos.

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: PRATA

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.
Botão Voltar ao topo