A tecnologia Fluid Motion Frames (AFMF) da AMD demorou um pouco para chegar ao mercado. Quando fez sua estreia há pouco mais de duas semanas, o suporte era limitado a apenas dois jogos: Forspoken e Immortals of Aveum. No entanto, parece que a AMD está satisfeita com o amadurecimento da tecnologia, pois acaba de lançar um driver de pré-visualização que estende o suporte a muito mais do que um punhado de títulos pré-selecionados.
AMD lança Radeon RX 6750 GRE para competir com RTX 4060
De acordo com as notas de lançamento do driver, o suporte para Fluid Motion Frames está disponível não apenas em qualquer GPU da série RX 7000, mas também em qualquer uma da série RX 6000. A grande novidade é que a AMD afirma que a tecnologia agora funcionará em qualquer jogo DirectX 11 ou DirectX 12.
Isso é uma ótima notícia, pois significa que os proprietários de AMD podem obter um ‘aumento de desempenho gratuito’ em praticamente qualquer jogo lançado nos últimos 10 anos ou mais. Como bônus, o Fluid Motion Frames também pode ser ativado em GPUs concorrentes. Ele até funciona na popular e venerável GTX 1060. A AMD pode estar desencorajando inadvertidamente os usuários a fazerem upgrades se sua tecnologia de geração de quadros for amplamente adotada pelo público. Mas, não estamos reclamando!
Fluid Motion Frames é a tecnologia de geração de quadros da AMD. Faz parte do conjunto de recursos FSR 3. Foi projetado para aumentar as taxas de quadros em jogos com configurações desafiadoras, particularmente em alta resolução ou em jogos com configurações de ray tracing exigentes.
Essa ampla extensão de suporte contrasta fortemente com a tecnologia DLSS 3 da Nvidia, que requer suporte por jogo e os recursos de aceleração de hardware exclusivos para as GPUs da série RTX 40. Resta saber se a Nvidia pode adaptar a geração de quadros para funcionar em suas GPUs mais antigas – se é que isso é possível, dadas as suas exigências de hardware.
A AFMF e a tecnologia de geração de quadros em geral não são uma bala de prata. A geração de quadros aumenta as latências. Para combater isso, a AMD apresentou sua tecnologia Anti-Lag+ revisada. Notavelmente, a AFMF não é recomendada quando as taxas de quadros são baixas, já que a geração de quadros tornará as latências já altas ainda piores. A AMD recomenda que a AFMF só seja ativada para jogos que rodem a uma taxa mínima de quadros de 55 FPS para displays de 1080p, e 70 FPS para displays de 1440p ou acima.