Primeiras Impressões: Jogamos Stalker 2 na BGS 2023
Ainda há muito trabalho pela frente para que Stalker 2 esteja pronto
Tivemos a oportunidade de jogar uma demo de Stalker 2: Heart of Chornobyl durante a BGS 2023 para compartilhar as nossas primeiras impressões sobre o jogo com vocês. Confesso que após jogar a sua versão de teste, fiquei com sentimentos bastante mistos sobre o estado atual do jogo. Por um lado, foi realmente incrível conhecer a atmosfera opressiva e assustadora da Zona de Exclusão depois de 14 longos anos do último jogo da série. Explorar esse cenário pós apocalíptico pela primeira vez me deu uma onda de nostalgia dos jogos da época, como os primeiros Metro, que tinham uma atmosfera bem parecida.
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Por outro lado, ficou muito claro que depois de experimentar a demo, que ainda há um longuíssimo caminho a ser percorrido pelo estúdio GSC Game World antes que Stalker 2 esteja realmente pronto para o lançamento, previsto para 2024. O jogo ainda parece bastante cru e cheio de problemas técnicos e de design que precisam ser resolvidos.
Uma bela ambientação
Apesar dos problemas, a ambientação pós apocalíptica continua excelente e foi o que mais me prendeu durante a demo. A Zona é um lugar sombrio e opressivo, com prédios destruídos, veículos enferrujados e corpos em decomposição por todos os cantos, lembrando constantemente a catástrofe nuclear que assolou a região décadas atrás. O medidor Geiger não para de fazer aquele som inquietante, criando uma sensação constante de perigo radiológico. As bizarras anomalias que deformam o espaço ao seu redor também contribuem para a atmosfera assustadora. Explorar esse cenário é muito intrigante, mas também extremamente brutal e desafiador, exigindo cuidado a cada passo. É importante salientar que tivemos apenas 15 minutos com o jogo, então não foi possível explorar de forma satisfatória todas as possibilidades da demo.
Muitos problemas
Infelizmente, outros aspectos do jogo ainda deixam muito a desejar. Os tiroteios em particular não me pareceram muito polidos. O hitbox dos inimigos parece impreciso, então é difícil acertar seus modelos mesmo mirando diretamente neles. Os inimigos também não reagem de forma muito inteligente, muitas vezes ficando parados sem fazer muita coisa para se proteger, o que torna os combates mais frustrantes do que intensos.
Considerando que a munição é escassa na Zona, tiroteios deveriam ser tensos e exigir tiro preciso. Mas com a mira e hitbox problemáticos, eles acabam sendo mais irritantes que desafiadores. Outros bugs como travamentos e queda de frame rate durante cenas de ação também atrapalham a jogabilidade. Fora isso, a primeira tela de carregamento demorou cerca de quatro minutos, e eu cheguei a perguntar ao desenvolvedor que acompanhava o meu gameplay se o jogo não tinha travado. Claro, todas essas questões técnicas devem ser relevadas neste momento, mas é importante pontuar o estado atual do jogo (que foi muito impactado pelos acontecimentos recentes na Ucrânia, diga-se de passagem).
Além disso, os gráficos me decepcionaram um pouco, parecendo bastante datados para um jogo que se utiliza da poderosa Unreal Engine 5. Texturas são simples, personagens e cenários carecem de detalhes, e as animações faciais ficam bem artificiais durante as conversas, com sincronização labial precária.
Conclusão – Primeiras Impressões: Stalker 2
No geral, ainda acredito que Stalker 2 tem o potencial para ser uma experiência memorável quando estiver devidamente lapidado e polido. A essência da série em termos de atmosfera, exploração e sobrevivência está lá. Porém, na versão preview que joguei, os inúmeros bugs e problemas técnicos ficam no caminho da imersão completa. Fiquei com a nítida impressão de que praticamente todos os aspectos do jogo, do visual ao gameplay, precisam passar por melhorias significativas antes do lançamento.
Em suma, mesmo como fã de jogos do gênero, vai ser preciso ter paciência até que Stalker 2 esteja realmente pronto. O potencial para grandeza existe de fato, mas ainda há muito trabalho duro pela frente para o estúdio. Os fãs mais ansiosos podem acabar se frustrando com o estado atual das coisas. Contudo, tenho esperança de que com o tempo extra até 2024, os desenvolvedores possam entregar a experiência definitiva de Stalker 2 que esperamos há tantos anos, bem diferente das primeiras impressões que tivemos do título. Caso contrário, eu espero sinceramente que a equipe da GSC Game World adie o lançamento do jogo novamente pelo bem da franquia.
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