NOTICIASBGSCOBERTURASMOBILE

Entrevista com Justin Swan sobre Rainbow Six Mobile

Confira as novidades por trás da versão mobile de Rainbox Six!

Tivemos a oportunidade de conversar com o Justin Swan – Creative Director da Ubisoft Montréal na BGS 2023. E com ele conversamos sobre o futuro jogo mobile Rainbow Six Mobile! O game de tiro promete adicionar uma variação mais rápida e acessível ao popular jogo de tiro Rainbow Six Siege!

Primeiro console portátil com GPU Intel Arc

Otimizado para controles de toque

Uma das maiores dificuldades de se adaptar um jogo de consoles ou PCs para dispositivos móveis encontra-se na transição de controles físicos para os de toque. A fim de tornar a experiência justa e divertida para os jogadores, o time de desenvolvimento vem trabalhando em polir a jogabilidade ao máximo, e torná-la justa para todos. Um dos detalhes compartilhados por Justin foi referente a alta possibilidade de customização dos controles. Assim como a presença de tiro automático na versão mobile.

A fim de facilitar os novos jogadores a acertar tiros, será adicionado uma opção de tiro automático ao mirar em inimigos. No entanto, esta configuração vem com um pequeno atraso de milissegundos, algo que permitirá uma vantagem competitiva para jogadores mais habilidosos. Além disso, o jogo será compatível com controles físicos, mas não exigirá a utilização dos mesmos.

Adaptado a sessões mais curtas

Além das mudanças na jogabilidade, o game reformulará diversos aspectos referentes ao fluxo de Rainbox Six Siege. Um grande exemplo está na duração de cada partida. Normalmente temos uma melhor de sete no PC/Consoles e que usualmente demora entre 30 e 60 minutos.

Para adaptar-se ao cotidiano de jogadores mobile, foram realizados diversos testes internos até alcançarem a divisão padrão de partidas para melhores de três. Visto que os jogadores buscam aproveitar seus intervalos da rotina para jogar só mais uma partidinha, também serão adicionados diversos modos rotativos que quebram essa expectativa séria e pesada do jogo original. Um exemplo destes modos é o de Batata Quente. Nele, os jogadores possuem apenas granadas como armas e podem se divertir eliminando os inimigos com as explosões.

Transformar o tempo ocioso em Rainbow Six Mobile será chave

Também está sendo considerada a questão de tempo ocioso no qual os jogadores estarão esperando, seja por estarem aguardando o carregamento ou por terem sido eliminados no começo da partida. Como o tempo é mais crítico em sessões mais curtas de jogo, os desenvolvedores estão trabalhando em modos e aperfeiçoamentos que tornem menos punitivas as partidas para jogadores menos experientes. Um exemplo disto é o modo Secure Forever – Onde os jogadores renascem após um certo período de tempo. Desta maneira, os mesmos não são expulsos ao morrer no primeiro minuto de uma rodada.

Justin também mencionou sobre o lançamento do modo Classificado na versão Mobile. Atualmente ele conta com partidas de melhor de cinco e exigem um nível de concentração e estratégia mais semelhantes ao Rainbow Six Siege.

Adicionalmente, ele reiterou que o time vêm acompanhando as respostas dos jogadores para continuar aprimorando a experiência nos dispositivos móveis. O principal objetivo vem sendo observar o que há de mais popular e seguir nessa direção. Isto ocorre a fim de criar um jogo no qual os fãs estejam engajados.

Mapa de desenvolvimento

Para adaptar o jogo aos dispositivos móveis da maneira mais balanceada, foram selecionados apenas alguns operadores e mapas que seriam importados de Siege neste primeiro momento. No entanto, o time pretende continuar com lançamentos de novos personagens e cenários constantemente a fim de manter o jogo sempre novo. Também, o mesmo mencionou que haverá uma certa recompensa para jogadores vindos de Rainbow Six Siege, a fim de recompensá-los pelo seu tempo gasto no game original.

Fora isso, Justin deu uma dica de que, apesar dos jogos compartilharem o mesmo universo, é uma possibilidade que ambos sigam caminhos diferentes no decorrer dos próximos anos. Desta forma, assim como vemos em jogos como League of Legends e Wild Rift, os mesmos não descartam a possibilidade de cada jogo possuir particularidades como Operadores, Mapas ou Modos.

Progressão e Microtransações

Um dos melhores aspectos de experiências mobile é a acessibilidade de novos jogadores conhecerem a franquia. E claro, de conseguirem aproveitar o jogo mesmo sem possuir qualquer console de mesa. No entanto, isto também incide na necessidade de garantir um fluxo constante de jogadores e a dificuldade de mapear retorno financeiro aos desenvolvedores. Considerando que os jogadores não precisam investir um Real no game, o mesmo pode perder interesse rapidamente se não os deixá-los engajados.

Por Rainbow Six já contar com uma comunidade de e-Sports forte, e uma jogabilidade altamente competitiva, os desenvolvedores vêm pensando em maneiras de monetizar o jogo Mobile sem torná-lo Pay-to-Win. Uma das ideias vem sendo a adição de passes de batalha repletos de cosméticos. Fora isso, outro ponto a ser considerado é a sensação de progressão, que Justin descreve como algo muito importante para a retenção a longo prazo. A fim de estimular os jogadores a aperfeiçoarem suas habilidades, cada Operador possui seu próprio Passe de Domínio. Temos aqui uma longa pista na qual você progride conforme joga, composta por desafios e recompensas.

Essas são algumas das mudanças consideradas pelo time de desenvolvimento de Rainbow Six Mobile a fim de trazer a experiência a um mercado gratuito para jogar. Além disso, o mesmo reforça que a necessidade de abrir o jogo a mercados como o do Brasil é algo animador, visto que o público que consome estes jogos é enorme, tanto em PCs, consoles e celulares.

Nicolas Togashi

Graduado em desenvolvimento de jogos e aficionado por essa mídia, perde mais tempo jogando do que efetivamente utilizando a graduação para alguma coisa. Ama RPGs, e se esforça para ser um bom aliado nos jogos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo