NOTICIASHARDWAREPC

AMD Ryzen 7 5700X3D e outros Ryzen 5000 chegam em breve

Revolução nos CPUs AM4 com a chegada dos novos Ryzen 5000X3D

A AMD parece não estar pronta para deixar a plataforma AM4 para trás, mesmo com o avanço constante da tecnologia e o surgimento de novas gerações de processadores. De acordo com um vazamento do veículo persa sakhtafzarmag, a empresa está se preparando para lançar pelo menos cinco novos modelos de CPUs, que prometem manter os entusiastas de hardware e gamers fiéis ao soquete AM4 por um bom tempo. Entre os destaques, temos a menção do Ryzen 7 5700X3D e do Ryzen 5 5500X3D, que parecem ser as estrelas dessa nova linha.

O Ryzen 7 5700X3D, por exemplo, aparenta ser uma versão mais acessível do Ryzen 7 5800X3D, mantendo os 8 núcleos e 16 threads, mas com velocidades de clock um pouco menores, de 3.0 GHz para base e 4.1 GHz para boost. Ainda assim, o chip oferecerá impressionantes 96 MB de cache L3 e manterá o TDP de 105 watts.

O Ryzen 5 5500X3D segue a mesma filosofia, com 6 núcleos e 12 threads, clocks base de 3.0 GHz e boost de até 4.0 GHz, além do mesmo cache L3 de 96 MB. Esses ajustes nos clocks são entendidos como um equilíbrio para lidar com os limites térmicos e de energia, algo já observado na primeira geração de chips 3D V-Cache.

Além desses modelos, a AMD também pode estar planejando substituir o atual Ryzen 5 5600G APU pelo Ryzen 5 5600GT e o Ryzen 5 5500GT. A mudança de nomenclatura sugere uma leve atualização, mas ainda é incerto o que isso significa em termos de performance. O Ryzen 7 5700 também foi mencionado, previsto como uma opção de entrada com 8 núcleos, baseado na arquitetura Zen 3.

O anúncio desses chips é esperado para o final de janeiro, possivelmente junto com a família Ryzen 8000G AM5 Desktop APU, mas com a disponibilidade no mercado prevista para o início de fevereiro. E para os amantes de especificações técnicas, foi divulgada uma lista detalhada com as novas CPUs e APUs da série Ryzen 5000 e 4000, incluindo informações sobre arquitetura, núcleos, threads, velocidade de clock, cache, linhas PCIe e TDP, além dos preços sugeridos de lançamento.

Esta notícia é particularmente animadora para quem já investiu na plataforma AM4 e não está pronto para fazer a transição para o AM5. Com esses lançamentos, a AMD garante que seus usuários continuarão a desfrutar de alto desempenho, especialmente em jogos, graças à tecnologia 3D V-Cache.

Fonte: Wccftech

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo