NOTICIASANÁLISESNINTENDOPCPLAYSTATIONREVIEWSXBOX

Análise: The King of Fighters XIII Global Match

Game resiste ao tempo e mostra a magia dos jogos de luta 2d

KOF XIII foi lançado originalmente em 2010 no Japão e posteriormente em outras regiões. O jogo ficou muito conhecido por seus gráficos em alta resolução, animações e uma jogabilidade sólida. 

Obviamente ele não deve (e nem seria justo) ser comparado com lançamentos atuais, como Street Fighter 6 ou Mortal Kombat 1, mas sim, entendido dentro do contexto e do cenário de sua época. Afinal, The King of Fighters XIII Global Match é quase que uma atualização do jogo original.

O principal problema, à época do seu lançamento, era o sistema online do jogo. E é justamente neste ponto que KOF XIII Global Match promete honrar seu antecessor.

O contexto em que foi lançado The King of Fighters XIII Global Match

The King of Fighters XIII surge quando a SNK Playmore buscava revitalizar sua posição no mercado de jogos de luta e atender às expectativas dos fãs da série. 

Antes do lançamento de KOF XIII, a SNK Corporation passou por dificuldades financeiras pesadas e foi reestruturada. Surge então a SNK Playmore para tentar continuar o legado da SNK Corporation.

Outro fator de peso na época do lançamento era a competitividade no mercado de Jogos de Luta. Para se ter uma ideia, The King of Fighters XIII foi lançado um ano depois de Street Fighter IV e BlazBlue: Calamity Trigger. Em 2011, um ano após o seu lançamento, chegaria ao mercado Mortal Kombat (2011).

Portanto, essa foi uma época em que os jogos de luta estavam passando por um período de renovação forte.

Um dos melhores gráficos da indústria

A SNK mirou alto e acertou em cheio no quesito gráfico. KOF XIII Global Match impressiona, até hoje, por seu belo visual.

Os gráficos em alta resolução mostram o quão poderoso foi o impacto na época. Destaque para os detalhes nos sprites dos personagens, os efeitos visuais durante os golpes especiais e a fluidez geral das animações.

O estilo artístico do jogo é muito vibrante e bem trabalhado, mantendo a estética clássica da série “The King of Fighters”. A transição para gráficos 2D de alta qualidade (necessária na época) foi uma escolha acertada, evocando a nostalgia dos jogos de luta da era dos arcades, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência visual moderna.

Jogabilidade não deixa a desejar nada aos dias atuais

A jogabilidade de The King of Fighters XIII Global Match impressiona por sua profundidade, estratégia (principalmente pelo uso dos trios de personagens) e fluidez.

O sistema de Combate Tático de KOF XIII Global Match envolve a escolha de uma equipe de três personagens e a capacidade de alternar entre eles durante as lutas. Isso adiciona uma camada estratégica ao jogo, permitindo que os jogadores escolham a melhor abordagem para cada oponente. 

Mais do que nunca, os combos são fundamentais em The King of Fighters XIII Global Match. Diferente de outros jogos da franquia, aqui os jogadores têm a oportunidade de executar sequências mais elaboradas, que envolvem lançar seu oponente ao ar e continuar batendo. Algo que só fomos ver em jogos concorrentes alguns anos depois do lançamento de KOF XIII original.

Essa profundidade de KOF XIII Global Match exigirá que jogadores novatos na franquia tenham uma curva de aprendizado um pouco mais longa. Para os jogadores mais dedicados, essa pode ser uma ótima oportunidade de explorarem técnicas avançadas.

Apesar da idade, The King of Fighters XIII Global Match envelheceu bem no quesito velocidade e fluidez: A resposta aos comandos e a velocidade das animações proporcionam uma experiência dinâmica e bem interessante.

Trilha sonora também se destaca

A trilha sonora de KOF XIII Global Match combina diversos estilos musicais, incluindo temas mais frenéticos e empolgantes para as batalhas, com músicas mais melódicas e emocionais para momentos dramáticos.

Sem dúvida, as trilhas ajudam na imersão do jogo e na atmosfera dos estágios. Cada personagem tem seu próprio tema musical, o que ajuda a destacar a personalidade deles.

Não a toa, muitos fãs da série consideram a trilha sonora uma parte integral da experiência da franquia. Em The King of Fighters XIII Global Match é possível curtir as várias faixas do jogo sem nem mesmo entrar no game. A edição mais cara do jogo oferece as trilhas, além das artes conceituais do game.

E isso nos leva ao nosso próximo tópico.

Falta de novos modos

Por se tratar de um “relançamento” de um jogo de 2010, “somente” ajustar o modo online pode parecer pouco para quem já tem o jogo original. Claro, para quem nunca jogou, o game até que conta com bastante conteúdo.

Porém, para os fãs da franquia e donos de edições anteriores, pode ficar uma sensação de que falta algo. Até porque, The King of Fighter XIII, original de 2010, pode ser encontrado em lojas digitais como a Steam e a Microsoft Store. 

Dessa forma, bastaria uma atualização para incluir o modo online. Certo?

Modo online, enfim, funciona com The King of Fighters XIII Global Match. Mas poderia ser melhor…

Obviamente, ao analisar KOF XIII Global Match, era obrigatório testar o modo online. Tentei, primeiramente, encontrar uma partida casual. E tive muita dificuldade. Ou a conexão caia, ou simplesmente não encontrava adversários.

Quando eu estava quase desistindo, testei o modo “jogue o modo arcade enquanto buscamos uma partida online”. E aí a magia aconteceu. Consegui encontrar partidas enquanto me divertia com o modo arcade.

Encontrei partidas em que a conexão estava ótima, mas também encontrei partidas com conexões ruins. Mas graças ao rollback netcode e às novidades implementadas em KOF XIII Global Match consegui me divertir bastante, mesmo com a qualidade das conexões que eu encontrei.

Conclusão

The King of Fighters XIII Global Match oferece, enfim, a experiência definitiva com um jogo que marcou sua época. Um dos principais expoentes dos jogos de luta com gráficos e animações em 2D, ganha enfim um modo online que esteja à altura do título que foi em seu lançamento.

Fãs da franquia The King of Fighters certamente vão se deliciar com KOF XIII Global Match. Por outro lado, jogadores que não são muito fãs da franquia, podem preferir outros jogos de luta mais novos.

De qualquer forma, KOF XIII Global Match é um título que vale a pena ser visitado por todos. O preço de lançamento (cerca de R$100), dentro dos padrões atuais, pode ser considerado atrativo. E a importância histórica do jogo, marcando uma época não somente para a SNK, como para os jogos de luta de maneira geral, deixam o título ainda mais interessante.

Essa análise de The King of Fighters XIII Global Match segue nossas diretrizes internas. Clique aqui e confira nosso processo de avaliação.

Um clássico revitalizado

Visual, ambientação e gráficos - 9
Jogabilidade - 9
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 9

9

Excelente

Fãs da franquia The King of Fighters certamente vão se deliciar com The King of Fighters XIII Global Match. Por outro lado, jogadores que não são muito fãs da franquia, podem preferir outros jogos de luta mais novos.

User Rating: Be the first one !

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo