A Valve abandonou oficialmente o suporte de sua plataforma, a Steam, para Microsoft Windows 7 e Windows 8 “desatualizados”, marcando o fim de uma era para os jogadores ainda apegados às versões antigas.
Nova linha MSI EXPERT promete cooler melhorado para RTX 40 SUPER
Na página de suporte Steam da Valve, a empresa revelou que futuras atualizações da plataforma não incluirão suporte para Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1, o que significa que versões mais antigas do sistema operacional da Microsoft serão privadas de atualizações de segurança e suporte técnico. Isso significa que os usuários das plataformas mencionadas são aconselhados a mudar para as versões mais recentes em breve, visto que utilizar o Steam no Windows 7/8 não será a escolha ideal.
Confira o anúncio traduzido:
“A partir de 1º de janeiro de 2024, a Steam deixará oficialmente de oferecer suporte aos sistemas operacionais Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1. Após essa data, as instalações existentes do Cliente Steam nestes sistemas operacionais não receberão mais atualizações de qualquer tipo, incluindo atualizações de segurança.
O Suporte Steam não poderá oferecer suporte técnico aos usuários para problemas relacionados aos sistemas operacionais antigos, e o Steam não poderá garantir a funcionalidade contínua do Steam nas versões de sistemas operacionais não suportados.”
Esta medida tomada pela Valve foi anunciada originalmente há quase um ano, quando a empresa já alertava os usuários para evitarem o uso do Windows 7/8. Com base na Pesquisa de Hardware do Steam, cerca de 99 por cento dos usuários da plataforma estão atualmente no Windows 10 ou 11, portanto a decisão da Valve parece ser a correta. No entanto, marca o fim de um período nostálgico, uma vez que os aplicativos estão encerrando o suporte a versões desatualizadas.