ANÁLISESHARDWARENOTICIASPCREVIEWSTop Ultimaficha

Análise: RTX 3080 Ti em 2024, vale a pena?

Como um monstro da geração anterior se comporta na atual?

Enquanto as novas RTX 40 SUPER foram anunciadas no começo do ano, recebemos para testes a RTX 3080 Ti, placa que em seu lançamento só ficava abaixo da RTX 3090. Ao longo dos anos, investir no modelo topo de linha da geração anterior fazia sentido. Será que é o caso da RTX 3080 Ti em 2024?

Esta análise só foi possível graças a uma unidade da RTX 3080 Ti Founders Edition cedida por empréstimo pela NVIDIA. Eles estão lendo esta análise pela primeira vez junto com vocês.

DESIGN E CONSTRUÇÃO

Para esta análise, mais uma vez, recebemos o modelo de referência da NVIDIA, chamado de Founders Edition pela marca. Este modelo não é vendido (ainda) de forma oficial no Brasil.

O sistema de refrigeração de referência da NVIDIA é bem robusto. Temos uma ventoinha em cada lado da placa, com a ventoinha à esquerda puxando o ar da parte inferior do gabinete e direcionando ele para o fundo da placa, onde os cabos de vídeo são plugados. A segunda ventoinha puxa o ar de baixo e o empurra para fora da placa, por cima. O design é bem sóbrio e minimalista, passando a sensação de algo bem industrial.

PRINCIPAIS ESPECIFICAÇÕES

ESPECIFICAÇÕESRTX 3080 Ti
ArquiteturaAmpere
Processo de fabricação8nm
RT Cores80
Tensor Cores320
Shading Units10.240
Clock base1.335 MHz
Clock em boost1.665 MHz
Memória12GB GDDR6X
Barramento320-bit
Clock da memória1.118 MHz
Banda de memória760.3 GB/s
Consumo350 W
Preço de lançamento (Estados Unidos)1,199 dólares
Fonte recomendada750W

DESEMPENHO

Fizemos um apanhado de testes, desde benchmarks sintéticos e jogos com benchmark. Vale sempre destacar que as 7900 XTX e 7900 XT foram muito gargaladas na época pelo 9900K.

Você pode conferir todas as máquinas e configurações que aparecem nos gráficos clicando aqui.

BENCHMARKS SINTÉTICOS

BENCHMARKS DE JOGOS

TEMPERATURA, CONSUMO E AFINS

Usando a placa para jogatinas normais, em jogos que exigem bastante (como Cyberpunk 2077) a placa não passava de 84 graus, com as ventoinhas com curva de fábrica e sistema conforme listado no começo desta análise. Quando o ar condicionado do quarto estava ligado, com temperatura ambiente estabilizada em 24 graus, ela não passava de 82 graus. Já com o ambiente somente no ventilador, na casa dos 28 graus, ela não passava dos 84. O perfil das ventoinhas de fábrica é bem competenete, não deixando ficar muito audível e ao mesmo tempo mantendo a temperatura controlada.

Já falando em consumo, a placa tem picos limitados em 350W rodando tarefas extremas para a GPU, como benchmarks sintéticos. Já jogando, ela se destancia um pouquinho do pico, alcançando em alguns momentos 340-345W.

Como é uma placa topo de linha, com consumo elevado e alta disperção de calor, vale o lembrete de não colocá-la em um gabinete muito apertado e com pouca ventilação. O sistema de refrigeração é bom, mas não é mágico. Fora que ela dispersa calor dentro do gabinete e pode afetar a temperatura de outros componentes.

CONCLUSÃO

Em conclusão, a análise da RTX 3080 Ti revela uma poderosa placa de vídeo ainda em 2024. O design robusto e minimalista da Founders Edition, aliado ao sistema de refrigeração eficiente da NVIDIA, demonstra um compromisso com a estabilidade térmica, mantendo a placa em temperaturas controladas mesmo em condições não ideiais.

Os benchmarks sintéticos e de jogos destacam sua capacidade de lidar com cargas intensivas, proporcionando uma experiência suave e imersiva em títulos exigentes.

No cenário de 2024, a decisão de investir em uma RTX 3080 Ti dependerá das necessidades individuais do usuário e das opções disponíveis no mercado. Embora a placa ofereça um desempenho excepcional, é importante considerar os avanços tecnológicos que a série RTX 40 trouxe, como o frame generation (DLSS 3).

O preço de mercado da RTX 3080 Ti em 2024 também será um fator determinante. Nova, foi possível encontrar modelos de 3080 Ti partindo de 7500 reais. No mercado de usados, foi possível encontrar preços partindo de 3800 reais. Este é o preço onde começamos a ver RTX 4070 novas. A 3080 Ti é mais forte na força bruta e no Ray Tracing. Mas a 4070 tem acesso ao DLSS com frame generation. A escolha entre uma usada e outra nova vai depender muito do objetivo do usuário. E claro, as vezes pinga no mercado de usados oportunidades de ouro. Uma dica? Evite a 3080 Ti lacrada em 2024, pelo preço, não compensa.

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO PARA 2024: PRATA

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO DO PRODUTO EM SI: DIAMANTE

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo