NOTICIASPCPLAYSTATION

Playstation no PC, smartphones e nuvem? CEO diz que sim!

Sony redefine o futuro dos jogos com uma experiência de jogo onipresente

Em uma recente entrevista concedida pelo CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, ao Norges Bank Investment Management, foram revelados planos ambiciosos para a marca PlayStation. A estratégia é clara: expandir o universo dos jogos PlayStation para além dos consoles, alcançando PC, dispositivos móveis e a nuvem. A visão é tornar os jogos da PlayStation uma experiência onipresente, disponível onde quer que haja computação, permitindo aos jogadores desfrutar de seus títulos favoritos de maneira contínua e em diferentes espaços.

Análise: RTX 3080 Ti em 2024, vale a pena?

Esse movimento para a multiplataforma já está em andamento, com vários títulos anteriormente exclusivos da PlayStation chegando ao PC. O processo começou com “Horizon Zero Dawn” em agosto de 2020 e seguiu com sucessos como “God of War”, “Marvel’s Spider-Man Remastered” e, mais recentemente, “The Last of Us Part I” e “Ratchet & Clank: Rift Apart”. O próximo título a seguir esse caminho será “Helldivers 2”, que será lançado simultaneamente para PC e PlayStation 5, destacando-se por ser um jogo de serviço contínuo. A edição completa de “Horizon Forbidden West” também está na fila, mas ainda não há informações sobre uma possível adaptação para PC de “Ghost of Tsushima”.

A Sony está igualmente focada em conquistar o mercado de jogos para dispositivos móveis. A aquisição da desenvolvedora móvel Savage Game Studios é um claro indicativo dessa intenção. No que diz respeito à nuvem, a empresa lançou o dispositivo PlayStation Portal, que por enquanto se destina apenas ao uso de jogos de console existentes via Remote Play.

Durante a entrevista, Yoshida também compartilhou suas perspectivas sobre o modelo de negócios de assinaturas no setor de jogos. Ele argumenta que, ao contrário do que acontece com os serviços de streaming de vídeo, os jogadores tendem a se dedicar a um jogo de cada vez, o que poderia tornar um modelo de “tudo o que você pode comer” menos atraente. A Sony busca, portanto, um equilíbrio com o PlayStation Network, oferecendo uma combinação de serviços de assinatura e conteúdo pago.

Os dados mais recentes parecem indicar que o crescimento das assinaturas no setor de jogos desacelerou. A abordagem híbrida da Sony, combinando assinaturas com a compra de jogos, pode ser a chave para manter o interesse dos jogadores enquanto eles navegam por um ecossistema de jogos cada vez mais diversificado e acessível.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo