NOTICIAS3DSNINTENDO

Fim de uma era: Nintendo encerra serviços on-line do 3DS e Wii U

Adeus ao Multiplayer e Atualizações Online

A Nintendo anunciou oficialmente o encerramento dos serviços on-line para os softwares do 3DS e do Wii U, a partir das 16h PT (20h no horário de Brasília), do dia 8 de abril. Essa decisão marca o fim de uma era para os dois consoles, que proporcionaram experiências únicas para jogadores ao redor do mundo.

Granblue Fantasy: Relink vai receber edição física

Apesar do encerramento dos serviços online, os usuários ainda poderão baixar dados de atualização e conteúdos adquiridos através da Nintendo eShop “por um futuro previsível.” No entanto, a partir do dia 11 de março às 10h PT (14h no horário de Brasília), não será mais possível combinar o saldo da eShop entre uma Nintendo Network ID (contas utilizadas no 3DS e Wii U) e uma Nintendo Account (contas utilizadas no Switch). A empresa expressou agradecimento aos jogadores pelo apoio contínuo aos produtos e pediu desculpas pelos eventuais inconvenientes.

Jogar off-line continuará sendo uma opção, uma vez que os recursos e modos de jogo que não necessitam de comunicação on-line ainda estarão disponíveis. Além disso, alguns serviços on-line, como o Pokémon Bank e o Poke Transporter, permanecerão ativos, mas podem ser descontinuados no futuro.

A Nintendo também esclareceu que, com algumas exceções, os serviços on-line serão encerrados para todos os softwares do Nintendo 3DS e Wii U. Recomenda-se que os usuários entrem em contato com as editoras para obter informações sobre os serviços online de seus softwares.

Quanto à funcionalidade StreetPass, ela continuará ativa por utilizar comunicação local entre os sistemas da família Nintendo 3DS. No entanto, a funcionalidade SpotPass, que depende da comunicação online, não estará mais disponível. Isso significa que, embora os jogadores ainda possam usar o StreetPass no StreetPass Mii Plaza, recursos que dependem da comunicação online, como receber novos painéis no Puzzle Swap, não estarão mais acessíveis.

A mudança também afetará a possibilidade de mesclar fundos entre a Nintendo Network ID e a Nintendo Account. Após o dia 11 de março, os usuários não poderão mais combinar o saldo da eShop entre as duas contas. A Nintendo recomenda que os jogadores vinculem sua Nintendo Network ID à sua Nintendo Account e unifiquem seus saldos antes desta data para poderem utilizar o saldo na compra de títulos digitais, DLCs e outros itens para o Nintendo Switch.

Este anúncio é um lembrete de que a tecnologia está sempre avançando e, eventualmente, serviços mais antigos precisam ser descontinuados. Ainda assim, para muitos fãs, será um momento nostálgico de despedida de plataformas que ofereceram tantas horas de diversão e aventura.

Para muitos, isso também demonstra a fragilidade das bibliotecas digitais e a importância de novas soluções para preservar jogos que deixarão de existir assim que o desligamento total acontecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo