NINTENDONOTICIAS

Nintendo vence processo contra emulador Yuzu com multa milionária

Acordo judicial obriga o fim do emulador Yuzu e pagamento de alguns milhões à Nintendo

A Nintendo ganhou recentemente uma ação judicial contra os criadores do Yuzu, um dos emuladores do Switch mais populares no mercado. Contrariando as expectativas de um longo processo legal, a disputa já foi resolvida, e a decisão não favoreceu os desenvolvedores do Yuzu.

[RUMOR] Novo projeto da Respawn é ambientado no universo de Titanfall

De acordo com o acordo de conciliação entre a Nintendo e a Tropic Haze, desenvolvedora do Yuzu, esta última deve cessar “oferecer ao público, fornecer, comercializar, anunciar, promover, vender, testar, hospedar, clonar, distribuir ou de outra forma traficar o Yuzu ou qualquer código-fonte ou funcionalidades do Yuzu”. Além disso, os criadores do Yuzu foram condenados a pagar à Nintendo a quantia de US$ 2,4 milhões em danos.

Embora emuladores sejam legais em termos gerais, o Yuzu contornava a criptografia da Nintendo, e aparentemente os desenvolvedores forneceram instruções detalhadas para obter as chaves necessárias para jogar jogos emulados, entre outras violações. A transformação do Yuzu em uma empresa com fins lucrativos, através de um Patreon, provavelmente também contribuiu para o desfecho do caso.

Uma mensagem postada no Discord confirmou o encerramento do Yuzu e possivelmente do emulador Citra, para 3DS. Os desenvolvedores alegam que sempre foram contra a pirataria e só agora perceberam como seu emulador estava sendo utilizado para tal fim.

A decisão de encerrar os projetos do Yuzu e do Citra reflete a posição dos desenvolvedores contra a pirataria, indicando uma tentativa de mitigar a distribuição ilegal de jogos. Enquanto a emulação é importante para a preservação de jogos, a utilização de emuladores para jogar títulos como “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom” gratuitamente antes do lançamento oficial levanta questões éticas.

O futuro da emulação ainda é incerto, embora permaneça legal. Contudo, emuladores que dependam de esquemas semelhantes ao do Yuzu provavelmente não terão mais espaço no mercado.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo