ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONREVIEWSXBOX

Review: South Park Snow Day

DNA da franquia está presente

Certamente, a franquia South Park não é para todos, pois seu humor ácido e polêmico pode não agradar em diversas ocasiões. Seguindo essa mesma lógica, todos os jogos lançados até hoje abraçam esse humor irreverente e são um deleite para os fãs.

E é aí que entra South Park Snow Day. Neste review, falarei sobre o mais novo jogo da franquia, o qual dá uma guinada em seu gameplay, mas mantém uma continuidade em sua história, mirando nos fãs dos jogos mais recentes.

Se estiver curioso, confira esta análise de South Park Snow Day, que está completamente legendada e dublada em nossa língua.

South Park Snow Day é bem literal

Iniciando por sua história, em South Park Snow Day, temos uma continuação dos eventos de The Stick of Truth e The Fractured But Whole. Aqui, mais uma vez, seremos a nova criança de South Park, com algumas diferenças.

A cidade passa por uma forte nevasca, onde Cartman está em êxtase por poder perder o dia de aula. Após rezar para Deus não “ferrar com tudo”, a cidade é castigada pela nevasca, e as crianças entram em júbilo pelo dia de neve que elas têm disponível para brincar.

E é aí que todos colocam suas roupas do Stick of Truth, dando um ar medieval, e começam a brincar de guerra entre os povos.

O interessante é que, ao invés de termos um RPG de turnos como nos dois primeiros jogos, agora temos um deck builder. Isso acontece porque você, a criança nova, ficou tão forte nas duas últimas brincadeiras, incluindo voltar no tempo após um forte peido, que eles resolveram misturar o deck building com roguelite. Ou seja, todos agora querem ver como a criança nova irá se sair nesse novo jogo.

Adicionalmente, todos os famosos personagens estarão lá com suas antigas classes e estão extremamente bem representados, assim como nos últimos jogos. E, claro, o fato de ter a dublagem original de cada um dos personagens só aumenta a qualidade de toda a narrativa e dos comentários apresentados.

O diferencial está nos detalhes

Acho que ficou claro que a narrativa e a representação dos personagens em South Park Snow Day são simplesmente fabulosas. Mas toda a representação do jogo vai além disso.

Primeiro, é importante dizer que temos o primeiro jogo em 3D da franquia lançado nesses últimos tempos. Tanto The Stick of Truth como The Fractured But Whole chamaram a atenção por serem basicamente um desenho jogável. E, tendo a franquia indo para o 3D, restava uma dúvida se isso iria funcionar ou não.

Felizmente, o 3D funciona, pois consegue seguir ao máximo a estética da série. No geral, temos dois momentos. O primeiro é quando há cenas de diálogos. Elas seguem o que vemos no desenho, e temos momentos quase perfeitos se comparados à animação 2D.

E temos os momentos da cidade em 3D. Aqui, temos gráficos mais simples, mas que funcionam muito bem. Contudo, o que me encantou ao jogar South Park Snow Day foram os detalhes. Por exemplo, as cartas que dão poderes são desenhadas de forma simples, como se fossem feitas por uma criança. Adicionalmente, elas são guardadas em um fichário que lembrou minha adolescência quando jogava diversos jogos de carta.

Ou então, quando um inimigo é abatido, ele fecha os olhos e fala “eu morri”. E esses são apenas alguns pequenos exemplos do que você encontrará ao longo do jogo. Há muitos detalhes, como o Jimbo e o Ned fazendo piadas com NFTs, ou então ver adultos comentando a brincadeira das crianças e em quem eles apostariam.

Mas o que mais me deixou rindo foi o dinheiro do jogo ser papel higiênico. Como todos sabem, quando aconteceu a recente pandemia em nosso mundo, as pessoas ficaram loucas para comprar papel higiênico. Aqui, temos vários comentários e piadas ao longo do jogo sobre isso.

Ou seja, a história, a dublagem e a ambientação de South Park Snow Day irão basicamente agradar a todos os fãs assim como é perceptível ver em diversos momentos que apesar de tudo, temos uma brincadeira entre crianças.

O novo combate convence?

E depois dessa chuva de elogios, como é que o combate se sai? Aqui tenho uma série de elogios, assim como algumas críticas. Como já adiantei no início deste review, temos uma mistura entre roguelite e deck builder.

Antes de cada tentativa, você poderá escolher dois poderes, uma arma/classe primária e uma arma secundária. O legal é que cada uma das fases irá se dividir em diversas partes, e a cada parte finalizada, você poderá escolher uma nova carta para melhorar uma habilidade ativa/passiva já existente ou ganhar uma nova. Logicamente, a cada nova tentativa, as cartas e mapas mudarão.

Adicionalmente, você terá acesso a melhorias passivas com o Sr. Hankey, onde a cada nova tentativa poderá gastar matéria negra para melhorar sua vida, ataque, stamina e mais. Inclusive, aqui faço o destaque do fato que se sair em qualquer momento d equalquer partida, irá manter a “matéria escura” que usa fazer melhorias em seu personagem.

Nessa parte, South Park Snow Day é extremamente competente, dando uma vasta gama de melhorias e possibilidades de builds. Porém, aqui é também onde trago minha grande crítica ao jogo.

Funciona, mas não encanta

Antes de mais nada, é importante ressaltar que um jogo no estilo roguelite faz você jogá-lo diversas vezes para melhorar seu personagem e, assim, avançar no jogo. E certamente isso acontece aqui. Você deve avançar em uma fase de uma única vez, e caso perca, tem que retornar ao seu início.

Porém, o combate simples deixa a desejar. Ele não passa a emoção necessária. Não que ele seja ruim, mas simplesmente não se destaca. No geral, você ficará atacando e esquivando por hordas e mais hordas, em que os inimigos variam das classes DPS, arqueiros, magos e tanques. Por fim, você deverá batalhar contra um chefe, onde geralmente há uma luta desafiadora e original.

Por mais que, na teoria, tudo seja perfeito, na hora da ação, eu não sentia o peso dos golpes que eu dava. Adicionalmente, faltou uma espécie de auxílio na câmera para que você fosse de certa forma direcionado aos inimigos. Era comum eu ficar com a câmera muito mal posicionada após uma luta, pois temos muitos inimigos vindo de muitos lugares diferentes.

E tenho que pontuar que South Park Snow Day foi feito para ser jogado em um time de até quatro pessoas. Mas a experiência offline é insuficiente. Os bots aparecem quando uma luta começa e, quando termina, eles desaparecem. Não é possível fazer nenhum tipo de equipe, designar funções ou elaborar estratégias.

Contudo, ao jogar de forma online, a experiência melhora significativamente. Não apenas a comunicação e a estratégia se tornam uma realidade, como é possível combinar builds e pré-selecionar habilidades que ajudarão diversas vezes.

E, por fim, cada um dos jogadores poderá escolher cartas de habilidade e as cartas “apelonas”. Isso faz com que você entre numa partida mais poderoso e com mais chances de vitória.

Conclusão

Em suma, South Park Snow Day é uma experiência que certamente agradará os fãs da franquia. O jogo consegue capturar perfeitamente o humor ácido e polêmico característico de South Park, com diálogos hilários, representação fiel dos personagens e diversos detalhes e piadas envolvendo elementos atuais e marcantes.

A narrativa é uma continuação coesa dos eventos dos jogos anteriores, The Stick of Truth e The Fractured But Whole, permitindo aos fãs acompanhar as aventuras da nova criança de South Park. A ambientação em 3D, apesar de ser uma novidade, mantém a estética do desenho animado de forma impressionante, especialmente nas cenas de diálogo. Contudo, na exploração da cidade, ela perde um pouco seu brilho, mas não compromete a experiência.

No entanto, o novo sistema de combate baseado em deck building e roguelite, embora ofereça uma vasta gama de possibilidades de construção de baralhos e melhorias, pode não encantar todos os jogadores. As batalhas podem se tornar repetitivas e carecem de uma emoção mais intensa. A experiência solo também é prejudicada pela falta de uma inteligência artificial mais elaborada para os companheiros, assim como a falta de possibilidades de montar estratégias e dar comandos.

Vale destacar também que o jogo poderia trazer mais conteúdo em forma de fases. Temos aqui poucos mundos onde a experiência a longo prazo se torna cansativa e repetitiva. Embora existam desafios para prolongar a sua vida, eles são insuficientes.

Por outro lado, o modo multiplayer online eleva significativamente a qualidade do jogo, permitindo comunicação, estratégias em equipe e combinação de baralhos personalizados entre os jogadores.

Dessa forma, South Park Snow Day é altamente recomendado para fãs dedicados da franquia que apreciam o humor irreverente e estão dispostos a explorar um novo sistema de combate. Jogadores que buscam uma experiência multiplayer cooperativa também encontrarão diversão no jogo. No entanto, aqueles que priorizam uma campanha solo emocionante e com desafios intensos podem ficar um pouco decepcionados.

Esse review de South Park Snow Day segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

Uma hilária aventura com altos e baixos

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 7
Diversão - 6.5
Áudio e trilha-sonora - 8
Narrativa - 10

7.8

Bom

South Park Snow Day é altamente recomendado para fãs dedicados da franquia que apreciam o humor irreverente e estão dispostos a explorar um novo sistema de combate. Jogadores que buscam uma experiência multiplayer cooperativa também encontrarão diversão no jogo. No entanto, aqueles que priorizam uma campanha solo emocionante e com desafios intensos podem ficar um pouco decepcionados.

User Rating: 5 ( 1 votes)

Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo