NOTICIASPC

Snapdragon X Elite roda Baldur’s Gate 3 a 30 FPS em 1080p

A Qualcomm promete melhorar a experiência de jogos em laptops com o novo Snapdragon X Elite

A Qualcomm recentemente demonstrou a capacidade de sua plataforma Snapdragon X Elite, rodando o jogo Baldur’s Gate 3 a cerca de 30 FPS em 1080p. Este teste é uma prova do desempenho do GPU Adreno, que promete entregar uma experiência de jogo satisfatória em laptops futuros.

Análise: Mouse DELUX M800 Pro

A empresa está trabalhando para garantir que os jogos possam ser executados de forma eficiente em PCs Windows que utilizarão o Snapdragon X Elite, oferecendo aos desenvolvedores três opções para adaptar seus jogos à arquitetura ARM baseada na plataforma. Estas opções variam desde a execução nativa em ARM64, que promete o melhor desempenho e eficiência, até a emulação x64, que não requer trabalho adicional do desenvolvedor, mas pode resultar em um desempenho mais lento.

O GPU Adreno, que é uma parte central da plataforma Snapdragon X Elite, é avaliado em até 4,6 TFLOPS e suportará DX12, DX11, Vulkan, OpenCL, além de manter suporte legado para DX9 e OpenGL 4.6. Comparando com a Radeon 780M iGPU baseada na arquitetura RDNA 2, a Qualcomm destacou um aumento de desempenho de 80% na mesma potência.

Apesar dos resultados promissores, a Qualcomm reconhece que ainda há espaço para otimização e espera-se que o desempenho do GPU Adreno melhore ainda mais após o lançamento, à medida que o trabalho de desenvolvimento dos drivers avançar para otimizar o desempenho em uma gama mais ampla de jogos e aplicações.

Os CPUs X Elite e X Plus da Qualcomm estão previstos para serem lançados em meados de 2024, com disponibilidade no segundo semestre do mesmo ano.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo