ANÁLISESNOTICIASPCREVIEWS

Análise: Mouse DELUX M800 Pro

A DELUX é uma empresa chinesa de periféricos fundada em 1994. O mouse M800 Pro é um dos lançamentos mais populares da DELUX no Aliexpress, e conta com o popular sensor 3395. O M800 Pro é capaz tanto de conexão wireless 2.4 GHz quanto Bluetooth, e a DELUX anuncia até 70 horas de vida útil da bateria (ou 80 horas, dependendo da conexão). Essas e outras afirmações da marca nós iremos colocar a prova nesta análise do mouse Delux M800 Pro.

DESIGN E CONSTRUÇÃO

O formato do M800 Pro é basicamente uma inspiração direta ao Razer Viper. Ele é um pouco menor que a versão normal do Viper, mas além disso, tudo está lá: o ponto mais alto do mouse é baixo, frente e traseira alargadas e de mesmo tamanho, curvatura dos lados para dentro e texturas dessas curvaturas que almentam o grip. Além dessas pequenas diferenças, o M800 Pro é claramente um Viper em aparência e sensação, então qualquer pessoa familiarizada com esse formato não deve ter problemas para se acostumar rapidamente com o mouse da DELUX.

Quanto aos estilos de pegada, eu diria que o M800 Pro é geralmente adequado para pegadas claw e fingertip. Mas no geral ele vai ficar confortável para todos os tipos de pegada e todos os tamanhos de mão.

A qualidade de construção geral é decente. Ao sacudir o mouse, é possível ouvir um barulho de alguma coisa solta, mas não de algo esquecido solto no mouse, e sim uma peça mais solta mesmo. Ao aplicar pressão na carcaça, há alguns rangidos, mas nenhuma flexão. Os botões laterais precisam de uma força maior para acionamento, comparado a diversos outros mouses gamers.

Os botões principais no M800 Pro são bons a muito bons. Os cliques são precisos, a rigidez é a ideal e o barulho também é bem agradável.

SOFTWARE E PERSONALIZAÇÃO

O M800 Pro vem com seu próprio software. As configurações incluem remapeamento de botões para funções de mouse, teclado, mídia e macro. O ajuste do dpi é possível para até cinco níveis codificados por cores, numa faixa de 50 a 26.000 dpis em incrementos de 50. A taxa de polling rate pode ser definida para 125, 250, 500 ou 1000 Hz. A distância de ativação pode ser configurada para 1 ou 2 mm.

O Gerenciamento de Energia descreve o tempo de inatividade necessário antes que o mouse entre no modo de suspensão, com valores possíveis variando de 3 a 10 minutos. O tempo de rejeição pode ser ajustado de 0 a 16 ms em incrementos de 2. Um editor de macro e gerenciamento de perfil também estão disponíveis. O software pode ser baixado direto do site da fabricante ou jogando “m800 pro software” no Google.

Todas as alterações de configuração são salvas ao vivo na memória interna, então o software não precisa estar em execução ou instalado o tempo todo. Grandes fabricantes de mouse deveriam aprender com a DELUX neste ponto.

JOGANDO E USO MISTO

Dependendo da fonte, a DELUX afirma uma duração máxima da bateria de até 70 ou 80 horas, embora nenhum detalhe seja fornecido sobre a taxa de polling ou conectividade usada para se alcançar estes valores. Não da para confiar muito no percentual da bateria dentro do software. Mesmo depois de usar várias e várias horas ele permanece em 100% e do nada, despenca. Então vale um primeiro teste com o seu uso, tentar estimar quantos dias você conseguiu deixar longe do carregador, e se basear nisso dali para frente.

Não consegui atestar exatamente quantas horas ele aguenta na configuração que eu fiz. Mas posso dizer que bateria nunca foi um problema. Uso por dias e dias, e mesmo sem saber quantos % se encontra, boto para carregar numa base USB-C que tenho em casa e pronto, 100% novamente.

CONCLUSÃO DA ANÁLISE DO DELUX M800 PRO

O DELUX M800 Pro (sensor 3395) costuma estar disponível no Aliexpress entre 125 e 180 reais (depende da promoção em andamento e cupons). Ele possui um preço atrativo para quem mira no Razer Viper, que parte dos 650 reais no modelo sem fio padrão.

Link do Aliexpress: https://tidd.ly/3TPLo8z

Alguns sites que possuem equipamentos mais precisos para testar seus mouses, foi possível confirmar um comportamento no modo sem fio esquisito. É intermitente, mas acontece do M800 Pro ter um atraso no movimento perceptível se você está jogando algo que requer uma precisão extrema, como competitivos de fps. Não só isso, mas vezes a latência dos cliques também é perceptível. Alguns sites mapearam em torno de 4ms estes atrasos. Quando percebi o comportamento meio esquisito, peguei um extensor USB, pluguei o dongle e coloquei muito próximo do mouse. Depois disso, o problema a olho nu sumiu para mim. Mas vale o disclaimer de que meu uso recente não envolve competitivos que requerem mais precisão, como CS2 e Valorant.

Além desse ponto no atraso de resposta, há também algumas outras decepções menores, como o indicador de bateria pouco confiável, barulhos quando sacudido, botões laterais que precisam de mais força que o normal para serem acionados e o scroll apenas decente.

Se o seu uso for geral e jogos que não exigem uma precisão melhor e consistência no desempenho, não opte pelo Delux M800 Pro ou tenha em mente que o dongle muito próximo ao mouse será necessário. Estes comportamentos intermitentes são muito esquisitos e eu nunca tive em nenhum mouse que passou pelo Última Ficha. Já testamos mouses com atrasos grandes, focados em produtividade, mas não inconsistentes.

Agora, se você não liga para ter um um delay aleatório ou de usar o dongle bem pertinho do mouse, e quer um Razer Viper sem gastar 3-4 vezes mais, o Delux M800 Pro pode ser o que procura.

NÍVEL DE RECOMENDAÇÃO: PRATA

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo