MOBILENOTICIAS

Após multa pesada, Apple volta a permitir emuladores e compras externas

Novas regras permitem emuladores de jogos e redirecionamento para compras externas, após multa de $2 bilhões.

Após a implementação de mudanças consideradas insuficientes pela União Europeia (UE) na App Store, a Apple foi multada em $2 bilhões. A empresa havia permitido que usuários carregassem aplicativos lateralmente e instalassem lojas de aplicativos de terceiros no iPhone com a atualização do iOS 17.4. No entanto, a UE solicitou que a Apple cumprisse ainda mais com o Ato de Mercados Digitais. Agora o sistema da Apple permitirá, novamente, emuladores de consoles antigos.

Trailer inédito de Star Wars Outlaws será lançado na próxima semana

Como resultado, a Apple teve que atualizar novamente a App Store, desta vez introduzindo diretrizes que permitem que aplicativos de streaming sejam redirecionados para um site externo e que desenvolvedores ofereçam emuladores de jogos. Essa é uma grande notícia para os desenvolvedores de jogos, que há anos buscam maneiras de oferecer legalmente emulação nos produtos da Apple. Anteriormente, os desenvolvedores escondiam emuladores de jogos como aplicativos, mas agora poderão oferecer seus serviços de forma legal e oficial.

Além disso, com a nova atualização, aplicativos de streaming de música disponíveis na UE incluirão um botão de “Compra”, que levará os usuários a um site externo, ou uma opção para adicionar um email e receber um link para comprar música através do site do desenvolvedor. A permissão para emuladores de jogos na App Store não é exclusiva da região da UE, o que significa que usuários de todo o mundo poderão baixar emuladores de jogos através da App Store.

Contudo, a Apple também destacou os riscos associados aos emuladores de jogos na App Store, afirmando que os desenvolvedores serão “responsáveis por todo o software oferecido em seu aplicativo, incluindo garantir que tal software esteja em conformidade com estas Diretrizes e todas as leis aplicáveis”. Ainda existem muitos aspectos desconhecidos sobre a oferta de emuladores de jogos, incluindo se a Apple permitirá emuladores de desenvolvedores terceirizados ou se apenas as empresas que possuem os direitos de distribuição dos jogos poderão oferecê-los na App Store.

Esta é apenas a fase inicial da conformidade da Apple com o Ato de Mercados Digitais, e a empresa pode enfrentar mais multas por práticas consideradas insatisfatórias pela UE. Compartilharemos mais detalhes sobre as mudanças assim que mais informações estiverem disponíveis.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo