A AMD lançou hoje sua nova família de APUs Ryzen PRO 8040, destinada a laptops corporativos, posicionando-se fortemente contra a linha Core Ultra vPRO da Intel. Os novos chips “Hawk Point” da AMD integram a arquitetura de CPU Zen 4 e a arquitetura de GPU RDNA 3, prometendo desempenho aprimorado e capacidades de IA avançadas. A linha Ryzen PRO 8040 é dividida em três segmentos: os high-end Ryzen 8045HS, os mainstream Ryzen 8040HS e os entry-level Ryzen 8040U, projetados para plataformas otimizadas de energia.
AMD lança Ryzen PRO 8000 com foco em AI e gráficos avançados
Estas APUs oferecem até 8 núcleos / 16 threads, velocidades de clock de até 5.2 GHz, e gráficos Radeon 780M com até 12 unidades de computação. Além disso, a linha inclui um NPU XDNA aprimorado para até 16 TOPs de computação AI, com TDPs variando de 15 a 54W.
Comparando com a linha Core Ultra vPRO da Intel, a AMD destaca que seus chips Ryzen PRO 8040 oferecem maior eficiência de energia, vida útil de bateria prolongada, e desempenho superior em tarefas de produtividade e multitarefas. Em testes, o Ryzen 7 PRO 8840U demonstrou ser até 54% mais rápido em desempenho de CPU e gráficos, e oferecer até 70% mais desempenho em cargas de trabalho voltadas para o negócio, como o Microsoft Office. Além disso, para tarefas específicas de IA, a AMD relata um desempenho até 50% mais rápido.
A AMD também anunciou uma parceria com a Mediatek para lançar as primeiras soluções de Wi-Fi 7 com capacidades sem fio Bluetooth 5.4, prometendo triplicar as velocidades de transferência de dados e quadruplicar a capacidade de transferência de dados em comparação com o Wi-Fi 6. HP e Lenovo estarão entre os primeiros a oferecer PCs comerciais com Wi-Fi 7.