NOTICIASPC

AMD lança Ryzen PRO 8000 com foco em AI e gráficos avançados

Novos APUs Ryzen PRO 8000 prometem avanços em CPU, GPU e IA para o segmento comercial

A AMD anunciou hoje o lançamento de sua nova linha de APUs Ryzen PRO 8000 “Hawk Point” para desktops, destinada ao segmento comercial. Esta nova família de produtos busca liderar o mercado ao integrar tecnologias de CPU, GPU e inteligência artificial (IA) em um único pacote. Com a crescente demanda por aplicações de IA no ambiente de trabalho, a AMD visa atender a essas novas necessidades com chips capazes de executar IA generativa localmente nos PCs, oferecendo uma ampla gama de personalização, produtividade e recursos de privacidade.

Certificação de jogos sugere que PlayStation 5 Pro no mercado a partir de setembro

A nova linha inclui os modelos Ryzen PRO 8000 (Desktop) e Ryzen PRO 8040 (Laptop), ambos fazendo parte da família “PRO” baseada na arquitetura Zen 4. Esses APUs incluem núcleos de CPU Zen 4, núcleos de GPU RDNA 3 e Unidades de Processamento Neural XDNA (NPUs), tudo em um único pacote. Entre os recursos destacados estão o AMD Ryzen AI, que representa a primeira incursão da empresa em desktops movidos a IA, e a tecnologia de processo de 4nm, que promete melhorias significativas em eficiência energética.

Os APUs Ryzen PRO 8000 para desktop consistem em 8 modelos, variando em configurações de núcleo e capacidade gráfica, com TDPs que variam entre 35W e 65W. Alguns modelos da série, como o 8500G/GE e 8300G/GE, não incluem NPUs dedicadas, mas ainda são capazes de executar cargas de trabalho de IA utilizando seus núcleos de CPU e GPU. O desempenho dos APUs Ryzen PRO 8000 “Hawk Point” promete ser superior ao dos concorrentes, com até 3 vezes o desempenho gráfico e até 47% de melhoria no desempenho geral em comparação com os produtos equivalentes da Intel.

Além disso, a AMD destaca suas tecnologias AMD PRO, incluindo recursos avançados de segurança e gerenciabilidade, como a segurança PRO da AMD com Microsoft Pluton, projetada para oferecer proteção de chip a nuvem, e AMD Memory Guard, para proteger dados sensíveis em caso de perda ou roubo de PCs.

Os novos APUs Ryzen PRO 8000 estão disponíveis para fabricantes de PCs e também são compatíveis com placas-mãe AM5 existentes, com HP e Lenovo sendo os principais fornecedores de soluções de desktop baseadas nesses chips.

Pedro Nogueira

Formado em Administração e em GunZ: The Duel. Rei dos FPS e o Toretto dos jogos de corrida no site. O nerd/entusiasta do PC Master Race, responsável por análise de periféricos e hardware. Quebra um galho de streamer lá na twitch.tv/ultimaficha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo