Em uma recente entrevista ao canal Moore Than Moore, o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, deu pistas sobre as futuras versões do NVIDIA DLSS e suas possíveis funcionalidades. Atualmente, a inteligência artificial é utilizada para gráficos neurais, gerando pixels a partir de poucos pixels de entrada (Super Resolution) e para gerar quadros (Frame Generation). No entanto, no futuro, será possível gerar texturas e objetos, além de personagens em jogos, com o auxílio da IA.
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Huang mencionou que objetos de baixa qualidade podem ser aprimorados pela IA, e até mesmo personagens em jogos podem ser criados dessa forma, com a possibilidade de ter, por exemplo, entre seis personagens, dois reais e os outros gerados por IA para uso a longo prazo. Essa declaração se assemelha ao comentário feito por Bryan Catanzaro, VP de Pesquisa em Aprendizado Profundo Aplicado da NVIDIA, em setembro de 2023, que sugeriu que o DLSS 10 poderia fornecer renderização neural completa em jogos.
A entrevista também destacou que os jogos serão desenvolvidos com IA, incorporarão IA em seu funcionamento e até mesmo os PCs poderão se tornar assistentes de IA com o uso do G-Assist. A marca GeForce, considerada a maior no mundo dos games, está cada vez mais integrada com IA, e a expectativa é que essa tendência cresça.
Embora o CEO da NVIDIA não tenha especificado se essas funcionalidades estarão presentes no NVIDIA DLSS 4, é esperado que a nova versão traga novidades além das já conhecidas Super Resolution, Frame Generation e Ray Reconstruction, introduzidas em versões anteriores. Com uma nova geração de GPUs prevista para ser lançada ainda este ano, não deve demorar muito para descobrir quais serão os próximos passos da tecnologia da NVIDIA e como a IA continuará influenciando e possivelmente moldando o futuro dos jogos.