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Análise: Super Monkey Ball Banana Rumble

Uma interessante e desafiadora proposta

Depois de cerca de 10 anos sem um novo jogo da franquia Super Monkey Ball, nós iremos conferir Super Monkey Ball Banana Rumble. Aqui você irá entender como o novo jogo da franquia no estilo arcade, exclusiva de Nintendo Switch, chega ao console.

Venha conferir como Super Monkey Ball Banana Rumble irá te desafiar mais do que imagina, ao mesmo tempo que é um jogo com personagens fofos e ainda serve como um party game! E isso tudo legendado em PT-BR.

História de Super Monkey Ball Banana Rumble não impressiona

Como falei logo acima, aqui temos um jogo no estilo Arcade, ou seja, é um jogo com desafios baseados em sua mecânica. Mas isso não impede que tenha uma história, que sendo sincero, não merece nenhum tipo de destaque.

Aqui teremos o usual protagonista AiAi juntamente com seus amigos participando do festival da Banana Lendária, um evento super comum para os macaquinhos. Digamos que é uma espécie de carnaval/festa junina para eles.

Contudo no meio das festividades a macaquinha Palette aparece causando um furor no festival e explica que seu pai sempre pesquisou sobre a Banana Lendária, mas que ele misteriosamente desapareceu. Agora AiAi juntamente com Palette e seus amigos irão em busca da Banana Lendária.

A história segue uma narrativa bem simples enquanto conta com algumas cenas animadas que mostram os novos ambientes, alguns rivais e como os macacos se portam nessa aventura. Como já adiantei, a história é super simples e serve apenas como base para os mundos que serão apresentados.

Esse sim é o verdadeiro destaque desse modo aventura onde contaremos com mais de 100 fases para nos desafiar.

É interessante pontuar que o jogo traz um modo de ajuda para os jogadores. Caso morra muitas vezes, o jogo irá lhe oferecer esse modo que conta com um guia de melhor caminho assim como a possibilidade de retroceder o tempo.

Gameplay simples de entender, difícil de masterizar

Abordando o gameplay de Super Monkey Ball Banana Rumble, ele se destaca em duas partes: O modo principal que está no modo aventura e nos modos auxiliares que o transformam em uma espécie de party game.

Falando de seu fundamento básico, você irá escolher um dos macacos (onde cada um terá um status de velocidade, aceleração, curva e etc, lembrando Mario Kart por exemplo) e deverá “atacar” uma pista com seus desafios únicos. Aqui temos apenas a possibilidade de movimentar seu personagem e ativar uma espécie de turbo para dar uma rajada de velocidade momentânea.

E embora seus comandos básicos sejam efetivamente simples, o game design aplicado às fases são insanos. À medida que avança nas fases a dificuldade vai aumentando exponencialmente e te apresenta duas “propostas”.

A primeira é dominar aquela pista com toda a calma do mundo chegando ao seu objetivo final. Ou seja, você irá com calma entender os desafios postos e chegará ao seu fim. Contudo, existem objetivos como coletar um cacho de banana, a banana dourada ou então terminar a fase o mais rápido possível (geralmente com menos de 10 segundos).

Essa masterização de cada uma das fases, que mesclam desafios com os inúmeros buracos, diversos impeditivos e seus muitos obstáculos trazem um valor replay infinito das mais de 100 fases da campanha principal.

Super Monkey Ball Banana Rumble também é um Party Game

E adicionalmente, existe uma outra grande opção de jogo em Super Monkey Ball Banana Rumble. Existe um modo batalha que me lembrou uma mistura dos mini games que vemos em Mario Kart. Sendo possível participar até 16 pessoas (sejam jogadores online ou então CPU) você tem algumas opções de jogos como:

  • Modo corrida – Aqui você terá um circuito, repleto de desafios, onde deverá ser o primeiro a chegar ao seu fim.
  • Caça as bananas – Neste modo você deverá coletar o maior número de bananas em um tempo limitado dentro de uma fase pequena. Tem uma leve inspiração em fases de Tony Hawk Pro Skater incluindo os Half Pipes.
  • Ca-BUM! – Aqui teremos que nos livrar de bombas passando para os outros jogadores. É uma espécie de batata quente que explode quando o tempo acaba.
  • Corrida do Gol – Nesse modo os jogadores são divididos em dois times onde devem passar pelos arcos para marcar gols.
  • Robô Esmaga – Por fim, aqui também temos a divisão dos jogadores em dois times onde devem ficar batendo em diversos robôs estáticos para fazer o maior número de pontos.

Esses modos são todos rápidos e interessantes. Certamente quem gostar do jogo e/ou receber convidados em casa, irá investir algum tempo nesses modos que é diversão garantida.

Por fim, Super Monkey Ball Banana Rumble traz uma possibilidade de customizar os macacos ao gastar dinheiro in game em customizações para suas roupas, bolas e efeitos.

Conclusão

De forma geral, eu não estava muito seguro do que esperar com Super Monkey Ball Banana Rumble contudo, eu fiquei positivamente surpreendido por sua proposta e as diversas opções de modos de jogo.

Não apenas eu me senti pessoalmente desafiado em diversas fases (onde morria inúmeras vezes) até conseguir conquistar ela, como também achei excelente a adição desse modo batalha que leva uma diversão rápida e casual para um grande número de jogadores.

Super Monkey Ball Banana Rumble não é revolucionário, mas é super divertido e trará inúmeras horas de diversão e desafios.

Essa análise/review de Super Monkey Ball Banana Rumble segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

Divertido e desafiador

Visual, ambientação e gráficos - 7.5
Jogabilidade - 7.5
Diversão - 8
Áudio e trilha-sonora - 7

7.5

Bom

Super Monkey Ball Banana Rumble não é revolucionário, mas é super divertido e trará inúmeras horas de diversão e desafios. Não apenas eu me senti pessoalmente desafiado em diversas fases até conseguir conquistar elas, como também achei excelente a adição do modo batalha que leva uma diversão rápida e casual para um grande número de jogadores.

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Leonardo Coimbra

Mestre supremo do Ultima Ficha, não manda nem em seus próprios posts. Embora digam que é geração PS2, é gamer desde o Atari e até hoje chora pedindo um Sonic clássico e decente. Descobriu em FF7 sua paixão por RPG que dura até hoje. Eventualmente é administrador e marketeiro quando o chefe puxa sua orelha com os prazos.

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