Um suposto benchmark de performance de uma CPU Intel Arrow Lake Desktop foi vazado, indicando um aumento de até 20% na performance single-thread em comparação ao Intel Core i9-14900KS. A informação foi compartilhada por um membro do fórum Tieba Baidu, que postou uma captura de tela do benchmark CPU-z rodando um chip desconhecido, supostamente o Intel Arrow Lake em uma placa-mãe de próxima geração Z890.
CPUs Intel Arrow Lake chegam ao mercado ainda em 2024
Conforme o usuário, a CPU obteve 1143,2 pontos em single-thread e 12.922,4 pontos em multi-thread. Esses resultados representam uma melhoria significativa em relação ao Core i9-14900KS, atualmente o chip mais rápido para esse tipo de teste. No entanto, não há detalhes sobre o SKU, contagem de núcleos ou velocidades de clock do chip testado.
Em termos de desempenho multi-thread, o resultado sugere que o chip poderia ser um sucessor do Core i5, possivelmente o Core Ultra 5. Isso porque a pontuação multi-thread é inferior aos chips Core i7-14700K e Core i7-13700K, mas cerca de 30% superior ao Core i5-14600K. Relatórios indicam que este chip pode ter uma configuração de 6 núcleos de desempenho (P-Cores) e 8 núcleos de eficiência (E-Cores).
Os processadores Intel Arrow Lake-S Desktop são esperados para apresentar um layout de die reconfigurado e um aumento de 14% em IPC (instruções por ciclo) com a tecnologia Lion Cove. Esses fatores podem explicar as altas pontuações em single-core e multi-thread observadas no teste.
Vale ressaltar que, apesar dos resultados promissores, não há confirmação de que o chip testado seja realmente um Intel Arrow Lake. A Intel visa lançar os CPUs Arrow Lake Desktop em outubro de 2024, e mais informações devem ser reveladas durante o próximo evento Innovation.