ANÁLISESNINTENDONOTICIASPCPLAYSTATIONPS4PS5REVIEWSSWITCH

Análise: SPYxANYA: Operation Memories

Cuidado! Esse jogo faz com que você queira ter filhos

Spy x Family é um anime de sucesso que já vai para a sua terceira temporada pela Crunchyroll, além disso, a animação recebeu filme animado que passou nos cinemas brasileiros. E isso é apenas uma pequena demonstração de como esse anime é querido pelos seus fãs.

Como de praxe, todo anime de sucesso acaba recebendo algum jogo e com Spy x Family não seria diferente. SPYxANYA: Operation Memories é um game de mini games e “simulador” da vida da pequenina Anya Forger que recebeu árdua lição de casa de preencher um diário. Será que a jovem telepata será capaz de cumprir essa missão?

Essa análise de SPYxANYA: Operation Memories foi feita graças a um código de PS5 cedido pela Bandai Namco. O jogo se encontra com legendas em pt-br.

Mais um dia nada normal na vida de Anya

Para quem não conhece o anime de Spy x Family, aqui temos a história de uma família um tanto inusitada que está unida por um motivo ainda mais complexo.

O pai, Loid Forger, é um espião que recebeu a difícil missão de se infiltrar na mansão de um homem poderoso e a única forma disso é conseguindo criar o mínimo de amizade com ele para entrar pela porta da frente. Com intuito de atingir o seu objetivo, ele adotou uma menina para se passar por sua filha, porém, nem mesmo imaginava que essa menina, Anya, era possuidora de poderes especiais que proporcionam a ela a capacidade de ler mentes.

Como nada é muito simples, Anya precisaria de uma mãe, pois só assim seria capaz de matriculá-la na mesma escola do segundo filho daquele homem. Assim entra em cena Yor, que é uma assassina profissional e precisa solidificar a sua mentira de ter casado.

Assim inicia a história dessa família composta por um espião, uma telepata e uma assassina profissional onde apenas a Anya sabe a verdade sobre os seus pais e acha isso algo incrível por lembrar o seu anime favorito.

A história de SPYxANYA: Operation Memories segue algum momento após o final da primeira temporada, mas aqui temos uma história própria onde a escola em que Anya estuda passou a tarefa de casa de escrever um diário e para ter conteúdo diversificado, Loid e Yor começam a passear com sua filha a cada três dias.

Realmente não há nenhum plot profundo no game, mas há vários eventos com diversos personagens mostrando um pouco de cada e também a visão de Anya sobre eles. Não é um jogo que fará você se emocionar, mas a história leve e descontraída certamente torna esse jogo como um “game de conforto”.

Você é a Anya

O gameplay do jogo te coloca na maior parte do tempo na pele de Anya, onde você terá que ir para escola, voltar para casa, passar a tarde fazendo algo e, por fim, de noite terá que escrever o seu diário. Em todos os períodos há algo para fazer como tirar fotos da pequenina, conversar com personagens e jogar mini games quando a noite chega.

A questão de tirar foto, por si só, já é um mini game onde você precisará ajustar o foco e ângulo da câmera, enquanto aguarda o melhor momento para bater a fotografia.

Isso ajudará com que a protagonista complete o álbum do diário e ganhe tickets que podem ser utilizados para resgatar prêmios (roupas) num sorteio que funciona como gacha.

Além disso, há uma loja no jogo onde pode comprar roupas e itens que ajudam a liberar novas oportunidades de fotos como um brinquedo que faz bolhas e, consequentemente, permite tirar fotos da menina brincando com bolhas.

Os mini games acontecem durante a noite quando Anya pega no diário, neste momento podemos escolher até dois dos 17 mini games que temos a disposição. De imediato, posso afirmar que esse número é bem reduzido, pois eles vão sendo liberados de acordo com o avanço da história.

Os mais diversos mini games

Os mini games de SPYxANYA: Operation Memories foram escolhidos a dedo para trazer momentos específicos do anime como é o caso da partida de queimada, onde temos que jogar com Anya e o pessoal da turma dela contra outras crianças e ganha quem acabar com a estamina do time adversário.

Outros personagens também são jogáveis em alguns jogos, como é o caso de Yor que temos um tipo de fruits ninja para ela. Levando em conta que a personagem não sabe cozinhar, é até engraçado ela ser a responsável por um mini game culinário, mas por outro lado, também temos um hack’n slash onde temos que usá-la para confrontar inimigos poderosos, representando alguma missão de assassinato.

Loid também não ficou de fora e como um bom espião, há um mini game de stealth onde ele precisa conseguir códigos que estão espalhados num cenário repleto de seguranças. Passar por eles sorrateiramente em busca do objetivo e depois fugir antes que o tempo acabe traz uma singela lembrança de clássicos como Metal Gear.

Gráficos e áudio

Os gráficos de SPYxANYA: Operation Memories são consideravelmente simples, apesar de ter modelos que trazem perfeitamente a essência dos personagens. Posso dizer que é como se estivesse vendo o anime, mesmo os detalhes sendo mais simplórios do que aquilo que vemos na animação. Além disso, eles são consideravelmente duros, não tendo tanta fluidez em suas movimentações.

Apesar da crítica, visualmente o jogo consegue cumprir com o seu objetivo. Da mesma forma que a trilha sonora ajuda a se ambientar dentro deste universo como se estivéssemos jogando um episódio de Spy x Family.

Conclusão da análise de SPYxANYA: Operation Memories

SPYxANYA: Operation Memories é um jogo nichado para os principais fãs do anime e, consequentemente, não é algo para o grande público ou que sirva de porta de entrada para novos fãs da franquia. Contudo, é um bom jogo para o público que ele busca alcançar, pois traz fielmente personagens queridos e os colocam em situações hilárias e fofas. Além disso, com 17 mini game que se passam em contextos da animação, ainda carrega consigo um fator nostalgia.

SPYxANYA: Operation Memories é o completo oposto de um souls like, pois aqui temos um game de conforto que fará a pessoa se sentir leve e relaxar.

SPYxANYA: Operation Memories

Essa análise de SPYxANYA: Operation Memories segue nossas diretrizes internas. Acesse e confira nossas diretrizes e nosso processo de avaliação.

SPYxANYA: Operation Memories vai agradar o seu público

Visual, ambientação e gráficos - 7
Jogabilidade - 8
Diversão - 9
Áudio e trilha-sonora - 7
Narrativa - 7

7.6

Bom

SPYxANYA: Operation Memories é um jogo divertido para relaxar, trazendo momentos fofos e hilários da família Forger. Ele é um game de nicho e consegue cumprir o seu papel.

User Rating: Be the first one !

Anderson Mussulino

Publicitário louco por toda a cultura geek. Redator do Última Ficha e apaixonado por jogos que vem da terra do sol nascente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo