Os gamers estão marcando presença nas Smart TVs da Samsung, conforme aponta um estudo da Samsung Ads. O levantamento considerou a base ativa e conectada de TVs da marca no Brasil, que ultrapassa 19,4 milhões de unidades. Segundo os dados, 9% dessas Smart TVs têm algum console de jogos conectado, representando mais de 5,7 milhões de consumidores.
Regionalmente, a região Norte lidera em número de acessos mensais, seguida pelo Sudeste. As regiões Centro-Oeste e Sul empatam na terceira posição, enquanto o Nordeste fecha a lista. Em média, os heavy gamers realizam mais de 110 acessos mensais por dispositivo, enquanto os light gamers fazem quatro acessos por mês.
Veja também – Jogos de setembro no PlayStation Plus
Além dos jogos, 86% dessa audiência também consome outras categorias de conteúdo nas Smart TVs, como streaming, aplicativos de serviço e gaming. O estudo mostrou que 82% do tempo é dedicado a conteúdo em streaming, incluindo o serviço gratuito Samsung TV Plus, e 18% ao conteúdo linear tradicional.
Quando se trata de publicidade, 90% do consumo de streaming é feito na categoria AVOD. A pesquisa indica que os gamers aceitam publicidade, especialmente se houver alguma vantagem em troca, e preferem anúncios alinhados com o conteúdo que estão consumindo.
A faixa etária predominante entre os gamers ativos nas Smart TVs Samsung é de 25 a 34 anos, com uma divisão de gênero de 56% masculina e 44% feminina. Os consoles mais usados são PS4, PS5 e Xbox One. Em termos de gênero de jogos, os mais populares são Ação e Aventura, Shooter, Esportes e Lutas, RPGs, e Jogos de plataforma e simuladores.
Para 90% dos jogadores de Playstation e 70% dos de Xbox, a CTV é o principal local de jogo. Já 55% dos gamers utilizam três dispositivos: PC, consoles e mobile. A pesquisa também revela que esses gamers têm interesse em esportes, arte, leitura, gastronomia, viagens e música, sendo Rock, Pop e Sertanejo os estilos musicais mais ouvidos durante as partidas.